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Qua, 10/12/08 19:45

BIBLIOTECA DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA

Step Combat - 14/06/01

Objetivo: desenvolver agilidade aliando o step comum com o boxe e o tae kwon do
Duração: 30 min
Material: step
Faixa Etária: grupo intermediário, idade de 16 a 50
Parte Prática:
01- Inicia-se com um alongamento para os membros inferiores que serão muito utilizados, pernas abertas em pé desce até o chão, vai na direita e na esquerda, flexiona o joelho atrás, a outra, depois os superiores;

02 - aquecimento básico no step subindo e descendo alternando direita e esquerda;

1º passo: subindo no step de dando um soco direto 16x com a dir e 16x com a esq.
2º dando um cruzado 16x e 16x;
3º sobe com o pé dir e chuta com o esq o mesmo pé vai e volta 16X, troca;
4º em sentido diagonal dá uma joelhada com o joelho esq para o lado esq 16x, a mesma coisa do outro lado;
5º sobe no step gira em cima desce do outro lado e chuta com o dir, volta para frente e faz o mesmo 4x com o dir e 4x com o esq;
6º desce do step e imita um pular corda; 7º desloca lateral 3 pulinhos e dá um soco, outro lado, vai e volta 8x;
8º sobe no step no diagonal dá um soco a frente com a direita e um chute atrás com a esquerda, do outro lado vai e volta;
9º volta a calma subindo e descendo, alonga deitado no step, puxa as duas pernas e flexiona depois uma de cada vez, puxa a perna estendida a outra, relaxa deitado no step até a respiração normalizar.

Comentários: é uma aula curta, mas super intensa, para trabalhar a flexibilidade aliando a coordenação motora das pernas com a agilidade dos braços.
Kleber Augusto , 31anos, kleberaugustobr@yahoo.com.br,
Fortaleza - CE , Brasil


Serpente (brinquedo cantado) - 14/06/01

Objetivo: produzir desenibição e interação
Duração: enquanto existirem participantes
Material: -
Faixa Etária: todas (0 'a 100)
Parte Prática:
Música que deve ser cantada durante a atividade:
Esta é a estória da serpente que desceu do Morro para procurar o pedacinho do seu rabo, e você também é um pedacinho do meu rabã ã ão ã ã ão

Inicia-se com o puxador, e os participantes vão juntando-se atraves dele, mas com uma condição que passem por baixo das pernas do primeiro, e o segundo dos dois o terceiro dos três e assim sucessivamente. No final forma-se um círculo cantando a música com o rabo partindo-se.

Comentários: tem que passar por baixo das pernas
Cia do Corpo, 24 anos, ibenegina@bol.com.br,
Natal, RN, Brasil


Hidro Power - 14/06/01

Objetivo: Melhorar a resistência de força através de métodos dinâmicos e eficientes
Duração: 40 minutos
Material: tornozeleiras , macarrão e sorriso
Faixa Etária: livre para pessoas sem problemas articulares
Parte Prática:
A aula inicia-se com alogamentos de diversos grupos musculares. Em seguida o aquecimento com uma caminhada leve utilizando os braços neste deslocamento (2') Depois mudamos para uma corrida (elevação de joelhos alternadamente, braços alternados na F e T. (2')

Início do trabalho localizado:
1) Peitoral --> Perna direita a F, corpo inclinado a F, braços estendidos p/ B mãos abaixo do umbigo, tocar as palmas das mãos com movimentos curtos e rápidos (3x8) --> afastamento lateral de pernas, braços estendidos p/ B , tocar as palmas das mãos com movimentos curtos e rápidos (3x8)
Recuperação:
chutes alternados na frente, braços alternados F e T (30 a 45" )

2) Coxa e Glúteo: ---> Pisar no macarrão com uma perna , flexão e extensão de joelho ( trabalhar com a outra perna) (3x8) ---> pisar no macarrão com os dois pés simultaneamente. Elevar os joelhos ( C e B) (3x8)
Recuperação --> Perna estendida, macarrão no pé, C e B , sem flexionar o joelho (3x8) (executar com a outra perna) ---> Dá um nó no macarrão, coloca o pé no espaço do nó, executa movimentos de chutes para trás, empurrando o macarrão (3x8) (executar com a outra perna),recuperação .

3) Tríceps ---> rosca direta com o macarrão. Segurar o macarrão com as duas mãos, levar o macarrão de C p/ B com flexão e extensão de cotovelos (3x8) --> empurrar o macarrão na frente do corpo, P/ B com flexão e extensão de cotovelos (3x8) --> empurrar o macarrão p/ B atrás do corpo (3x8), Recuperação.

4) Bíceps --> utilizando o sorriso na horizontal (carinha virada p/ C) deselvolver rosca direta forçando na subida e cortando na descida ( sorriso na vertical, carinha para o lado) (3x8)

A aula termina com uma corrida leve..depois uma caminhada. alongamento e relaxamento no final

Comentários: Bom, eu ainda não ensino, mas pelos cursos que fiz e pelas aulas que assisti, resolvi descrever uma aula de Power. Espero que esteja tudo certo. Beijos! Obrigada.
Cinthya, 20 anos, cinthyamateus@hotmail.com,
Fortaleza, Ceará - Brasil


Plano de aula para bebês de seis meses a um ano - 14/06/01

Objetivo: Conhecer a individualidade do bebê, através de perguntas ao seu responsável (anamnese). Entrar em contato com o bebê pela primeira vez.
Duração: vinte minutos
Material: tapete, bandeira, bolas pequenas e coloridas, bonecos.
Faixa Etária: 6 meses a 1 ano
Parte Prática:
Primeira parte: Esta parte será destinada à anamnese (descrita em capítulo anterior)

Segunda parte:
Objetivo 1 - adaptar o bebê ao professor ou seja, Professor deve arrumar "o circo" fora da água, tentando chamar a atenção do bebê, que se encontra perto da sua mãe. Converse com o bebê todo o tempo para que ele vá se acostumando com a sua voz.

Última parte:
Noção de tempo de aula: mostre ao bebê que está chegando a hora de sua aula terminar guardando os brinquedos que se encontram à disposição, deixando apenas os de que ele mais gostou. Chame a mãe e se despeça do bebê com muito carinho e o convide a voltar na próxima aula.

Comentários: Bom, eu ainda não ensino, mas pelos cursos que fiz e pelas aulas que assisti, resolvi descrever uma aula de Power. Espero que esteja tudo certo. Beijos! Obrigada.

Lucas Henrique , 20 anos, o_melor@bol.com.br,
Pereira Barreto, SP- Brasil


Correções Posturais - 14/06/01

Objetivo: corrigir coluna cervical
Duração: 15 minutos
Material: colchonete
Faixa Etária: heterogêneo
Parte Prática:
Um dos maiores problemas observados numa aula de abdominais se encontra no posicionamento errado da coluna cervical. Para tanto, sendo sintético, solicito que os professores peçam aos seus alunos que estarão em decúbito dorsal, joelhos e quadril flexionados, que fixem um ponto imaginário, na altura de aproximadamente dois metros e ordene que ao realizar o movimento de flexão de tronco, os alunos mantenha tal fixação visual.
Comentários: Tal exercício visa evitar que aluno movimente somente a coluna cervical.

Jefferson Douglas , 30 anos, o_melor@bol.com.br,
Brasília - Brasil


Tae Bo - 19/06/01

Objetivo: Trabalho cardiovascular, coordenação motora, fortalecimento da musculatura
Duração: 30 minutos
Material: aparelho de som para estímulo musical
Faixa Etária: livre desde que não possuam lesões nas articulações ou seja portadores de alguma cardiopatia que seja limitante
Parte Prática:
A aula de Tae Bo, é uma das novas modalidades de fitness que trouxeram para a sala de aula movimentos de diversas artes marciais. Como toda prática, existem alguns comentários que devem ser enfatizados sempre antes do início de cada aula, para promover um bom rendimento e ,principalmente, a segurança dos alunos.

Ao socar e chutar, não devemos estender totalmente as articulações, manter o abdômen contraído durante a excecução de todos os movimentos, manter seus joelhos sempre semi-flexionados, postura em base, uma perna afastada da outra (uma mais à frente, outra mais atrás, paralelas) e entrar no clima da aula. Pedir que seus alunos visualizem um ponto imaginário na hora de executar os chutes e socos, olhar sempre para onde estão socando ou chutando.
Músicas apropriadas, tecno, fitas especiais para aulas de combate, os bpms podem variar conforme a turma, fica à critério e bom senso do professor.
Inicialmente damos um aquecimento e um alongamento visando os grupamentos musculares do corpo todo, pois é uma aula que trabalha basicamente a musculatura corporal em todos os movimentos. Distribuo minha aula em três blocos diferentes, trabalhando movimentos diferentes e procurando alternar os segmentos para que não ocorra um stress muito grande das articulações e músculos envolvidos.
Como uma coreografia de step, trabalho sempre o lado direito e depois o esquerdo em tempos idênticos.

1° bloco - 1 soco p/fte. (jeb), 1 cruzado, outro jeb, e elevação de um joelho, movimento do tronco de desvio, e twister. Explicação - Pára em base, perna direita á fte. braço direito protegendo o rosto, soca 1 vez, aí, faz um giro de quadril, levando o braço esquerdo à fte, volta e novamente soca com a direita, e eleva um joelho em direção ao abdômen, começa devagar, e depois acelera, 4x8 para cada. Pés paralelos, abertos, joelhos flexionados, mexe o tronco lateralmente em movimentos curtos de desvio, braçoscolados ao corpo, punhos defendendo o rosto - 2x8, então passa para o movimento de twister, girando o tronco sem uma rotação muito acentuada - 2x8. Repete o lado esquerdo

2° bloco - Avança 3 jebs (socos normais) para frente com o braço direito, e na sequência, dando uma paradinha (tudo dentro dos tempos da música), gira o quadril e dá um direto com o braço esquerdo. Volta para trás, executando os mesmos movimentos. Executa devagar e depois mais depressa (basicamente uma corridinha leve). Na volta do último movimento, pára em base e faz chute lateral
- Elevação da perna direita, com apoio na perna esquerda que fica semi-flexionada (sempre), volta, apoia o pé de leve no chão e realiza novamente o mesmo movimento, o tronco se inclina suavemente para o lado esquerdo enquanto se executa os chutes, podeser apenas devagar, ou começar devagar e depois acelerar os movimentos.
Pára em base novamente (ficando de perfil para o espelho) joelhos flexionados, quase um agachamento, braço direito na frente, defendendo o rosto, faz rotação de quadril e projeta o braço esquerdo à frente em um soco, volta à posição original esticando o braço direito à frente para "medir" a distância.
Devagar e depois mais depressa.
Antes de passar para o lado esquerdo, fica pulando um pouquinho de corda (imaginária).

3° Bloco - Pára, apoia o peso corporal na perna esquerda, que deverá estar semi-flexionada o tempo todo, estica o braço diretito paralelo ao corpo e para cima. Sobe a perna flexionada na lateral do corpo, enquanto puxa o braço para baixo, enfatizando a contração da musculatura do abdomen, vai e volta o mesmo movimento - devagar e depois mais depressa. Pára em base e executa chute lateral com deslocamento - apoia peso do corpo, puxa a perna esquerda em um passo lateral, gira levemente o quadril, de forma que a perna direita fique na ponta do pé, chuta, volta na ponta do pé, e retorna à base (braços ficam sempre defendendo o rosto, flexionados., normalmente o braço do lado da perna que está chutando acompanha o movimento da mesma) .
Avança 3 jebs para a direita, no 4, gira o quadril e executa um direto com o braço esquerdo, vira para o outro lado e faz os mesmos movimentos.
Devagar e depois mais depressa.
Para em base, pés paralelos, quase um agachamento, e faz socos com ambos os braços, conhecidos por oper - o braço vem de baixo para cima, como se quisesse socar o queixo, importante enfatizar a leve rotação de ombro para auxiliar o movimento.
Repete do outro lado.
Opções - pode-se juntar a sequência dos blocos no final, como uma coreografia, ou separar a turma em duas, e simular uma briga de gang de rua, com os movimentos aprendidos na aula. O alongamento final, fica à critério do profissional, visando sempre, claro, o alongamento das musculaturas requisitadas.

Está foi só uma das muitas opções que o professor pode ter para desenvolver uma aula de Tae Bo. Muito obrigada...

Comentários: Achei este site o máximo!!!!!!!!! Qualquer erro ou dúvida na execução dos movimentos, entrem em contato comigo, muito obrigada...
Ritmus Academia ,27 anos, hondabtos@ig.com.br,
Barretos -SP - Brasil


Corre com a bola - 29/06/01

Objetivo: atividade motora com os pés
Duração: 5 minutos
Material: duas bolas
Faixa Etária: 8 à 15 anos
Parte Prática:
Forma-se duas colunas, onde o primeiro de cada coluna, deverá conduzir a bola até a linha demarcada, e voltando, e deixando a bola na marcação. Deixando a bola na marcação, deverá ele voltar sem a bola até o segundo de sua equipe. Será vencedora a equipe que terminar primeiro.
Carlos Gustavo Falcão Cardoso , 23 anos, gustavo@asnet.com.br,
Arroio do Sal- RS -Brasil

 

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