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Qua, 10/12/08 19:44
BIBLIOTECA DE AULAS
PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Jogo
de Salão-
Piscar - 30/04/01
Objetivo: Sociabilização
Duração: Indeterminado
Material: várias cadeiras
Faixa Etária: 4 a 6 anos
Parte Prática:
Dispoem-se várias cadeiras, em círculo, em cada uma das quais, exceto numa,
senta-se um jogador.
Atrás de cada cadeira, tendo as mãos no espaldar, fica outro jogador. ao
sinal de início, o jogador que ficou atrás da cadeira desocupada, pisca para
qualquer dos que se acham sentados, procurando um par. O jogador para o qual
ele piscou, deve trocar imediatamente de lugar. Aquele que estiver na iminência
de ficar sozinho, poderá impedir a saída do companheiro, tocando-o nos ombros,
sem entretanto, abandonar o lugar. O jogo assim prosseguirá.
Leandro, 18 anos, rechenchosky@uol.com.br,
São Paulo,Brasil
Local
Superior - 28/05/01
Objetivo: Fortalecer
músculos dos menbros superiores
Duração: uma hora
Material: Cochonete e halteres
Faixa Etária: Acima de 12 anos.
Parte Prática:
1ºparte:
Alongamento - alongamento total para os menbros superiores e inferiores sendo
um tempo de 8 a 10segundos para cada grupo muscular .
2ºparte:
Aquecimento -com halteles de 1kg o aluno fará exercícios em ação média para
todos os grupos musculares superiores :
1.rosca direta 8x8 repetições
2. abdução braço 8x8 repetições
3. remada alta e baixa 8x8 repetições
4. desenvolvimento 8x8 repetições
5.crucifixo no cochonete 8x8 repetições.
6.tríceps na testa com halteres de 2kg em ação lenta 4x8 repetições.
3ºparte:
Desenvolvimento muscular - usando halteres de 2 a 3kg
dependendo do exercício
que for executado:
1. rosca direta com halteres de 3kg em ação lenta - 4x8 repetições
2.abdução braço com halteres de 2kg em ação lenta - 4x8 repetições
3. remada alta e baixa co halteres de 3kg em ação lenta - 4x8 repetições
.
4. desenvolvimento com halteres de 2kg em ação lenta-4x8 repetições
5. crucifixo no colchonete com halteres de 3kg em ação lenta - 4x8 repetições
4º parte:
Abdominais com sobrecarga em ação lenta.
-abdominais para a parte central do abdômem: deitado sobre um colchonete
com as pernas flexionadas, com halteres sobre os ombros enrolando ligeiramente
o tronco para cima sem retirar a região lombar da coluna do colchonete.(8x8
repetições em açõa lenta) .
- abdominais para obliquos: deitado sobre um colchonete
com as pernas flexionadas, cruze a perna direita sobre
a esquerda elevando o tronco na direção do joelho
em ação lenta. ( 4x8 repetições ).fazer a mesma serie de exercicio do outro
lado .
- infra abdominais: deitado sobre um colchonete coloque
as mãos abaixo dos
glúteos para proteger o quadril, eleve as pernas para cima tirando ligeiramente
o quadril do chão em ação lenta ( 4x8 repetições)
5ºparte:
Esfriamento ou volta a calma: deitado no colchonete com
as pernas flexionadas estenda os braços para trás alongamdo ambos os braços .Abrace as duas pernas,
logo em seguida colocá-las para o lado direito do corpo depois para
o esquerdo com o objetivo de alongar o abdmem. Deitado no colchonete em posição
ereta alongar todo o corpo.
Comentários: com esta aula a pessoa perde calorias e
ganha massa muscular,assim garantindo um bom rendimento
para o aluno .
Joséli Mariana Silva Pinheiro,
18 anos, joseli.pinheiro@globo.com,
Belém do Pará - Brasil
Step
para todos !!!! - 29/05/01
Objetivo: : é tentar que todos consigam fazer a aula,
introduzindo novas variações de passos já conhecidos .
Duração: 60 minutos
Material: Step
Faixa Etária: dos 14 até aos 40
Parte Prática:
PROGRESSÕES P/ O 1º BLOCO
Marcha no chão 8 tempos;
Sobe e toca no step 2;
Sobe direita no step (como se fosse básico), chá-chá-chá em cima do step
com a dta e desce esquerda e marcha 4 tempos no chão;
Faz o mesmo para a esquerda;
Cima e toca;
Vamos fazer o mesmo mas só metade- sobe dta cha-chá dta desce esquerda e
marcha no chão 4tempos;
Sobe e toca 2 vezes;
Sobe esquerda cha cha esquerda desce dta marcha 4 no chão e sobe e toca 2
vezes;
Cima e toca calcanhar ao rabo em cima do step com a dta e depois esquerda
e marcha 8 tempos no chão;
Calcanhar esquerdo e depois direito e marcha 8 tempos à volta do step.
O 1º BLOCO VAI FICAR:
Sobe direita (como se fosse básico) cha cha dta e desce
esquerda;
Marcha no chão 4 de seguida chuta perna em cima do step
com a dta e a seguir com a esquerda;
Calcanhar ao rabo em cima do step direita e depois esquerda;
Marcha à volta do step 8 tempos;
Depois fazemos tudo igual com a esquerda.
PROGRESSÕES P/ O 2º BLOCO:
4 básicos dta e 4 básicos esquerda;
4 básicos dta chcha no chão e 4 básicos esq.;
Nos 4 básicos vamos juntar braços - fazer 2 básicos e no 3º (braço dto em cima,
braço esq. em cima, braço dto desce e apoia no ombro dto, braço esq. desce
e apoia no ombro esq; Cruza os braços ou seja braço dto em cima do ombro esq
e vice-versa e quando desce para fazer o cha cha no chão roda os ombros e os
braços;
Sobe e toca pé dto no step e sobe joelho esquerdo;
Pé esquerdo no step e sobe joelho dto;
Sobe joelho dto mambo dto no chão e chassé;
Sobe joelho dto mambo dto no chão com giro e chassé no chão;
Sobe e toca 3 joelhos dta e 3 joelhos esquerda em cima do step sobe e toca
1 joelho dto no step e 1 joelho esq. no chão;
Joelho dto no step mambo dta no chão com giro e chassé; joelho dto no step
mambo dta no chão com giro e chassé e 3 joelhos esquerda; sobe e toca;
O 2ºBLOCO VAI FICAR:
4 básicos dta com os braços chassé;
4 básicos esq. com os braços e chassé;
Joelho dto mambo dto com giro e chasé e 3 joelhos esquerdos
todos seguidos em cima do step;
4 básicos esq. com os braços chassé; 4 básicos dta com os braços e chassé;
Joelho esq. mambo esq. com giro e chassé, 3 joelhos direita
todos seguidos em cima do step;
PROGRESSÕES PARA O 3ºBLOCO:
Marcha 8 tempos no chão;
3 joelhos dta no step e 3joelhos esquerdos no step; marcha 4 tempos no chão;
4 joelhos dtos no step e 4 joelhos esquerdos no step;
Mambo direita no step e mambo esquerda no step (sem pausas);
4 joelhos dta vão ficar: o 1º faz no step, o 2º cruza por trás volta novamente à frente
e faz mais 2 joelhos no step;
4 passos em V dta toca uma vez no chão e 4 passos em V esq. marcha 4 tempos
2 passos em V dta e 2 passos em v esq.; sobe e toca;
1 passo em V dta toca no chão e 1 passo em V esq.;
Sobe e toca; 1 passo em v dta chassé no chão e um passo em V esquerda e chassé no
chão; Marcha 8 tempos com a dta;
Perna esq. atrás alongada e perna dta. atrás alongada (tudo em cima do step);
Perna esq. vai cruzar atrás e ficamos do outro lado do step, marcha 4 ;
Perna dta vai cruzar por trás e ficamos novamente virados para a frente, matcha
4;
Perna esq. cruza por trás e dá-se 1 volta completa qd se faz giro, entretanto
ficamos a cavalo e alongamos atrás a perna direita e saimos;
O 3ºBLOCO VAI FICAR:
4 joelhos dta: o 1º faz no step, o 2º cruza por trás volta novamente à frente
e faz mais 2 joelhos no step;
Mambo esquerda e mambo dta no step 1 passo em v dta chassé no chão e um passo
em V esquerda e chassé no chão; perna esq. cruza por trás e dá-se 1 volta completa
qd se faz giro, entretanto ficamos a cavalo e alongamos atrás a perna direita
e ficamos novamente de frente;
4 joelhos esq.: o 1º faz no step, o 2º cruza por trás volta novamente à frente
e faz mais 2 joelhos no step; mambo dta e mambo esquerda no step;
1 passo em v esq.em cima do step chassé no chão e um passo em V dta em cima
do step e chassé no chão;
Perna dta cruza por trás e dá-se 1 volta completa qd se faz giro, entretanto
ficamos a cavalo e alongamos atrás a perna esquerda e ficamos novamente de
frente;
Comentários: Espero que aceitem a minha aula. Eu nunca dei step mas já pratico
há 6 anos e adoro, e estou a pensar em tirar o curso de step, após acabar este
de educação física, tb só falta um mês. Obrigado e parabéns pelo vosso site.
Só espero ter-me saído bem.
Patricia Nobre ,22 anos, nobrepat@visto.com,
Portugal
Integrando
a Turma - 29/05/01
Objetivo: Desenvolver
na criança a sociabilidade,
a união com os colegas favorecendo o conhecimento mútuo dos participantes
através de jogos divertidos e de participação de todos.
Duração: 1h e 40min
Material: Nenhum
Faixa Etária: 06 a 07 anos
Parte Prática:
A aula será dividida em três partes:
1ª parte:
Um rápido alongamento dos membros superiores e inferiores, seguido de uma
atividade de aquecimento e motivação para a aula:
- Corrente da amizade: os alunos estão espalhados pela quadra, correndo livremente.
Dois começam, de mãos dadas, a correr atrás dos demais, quem for pego junta-se
aos pegadores formando uma corrente cada vez maior para pegar os outros alunos
(obs: somente os que estão nas extremidades podem pegar). Termina o jogo
quando todos forem pegos pela corrente da amizade.
2ª parte:
É a parte principal, com cinco jogos que trabalharão de forma direta os
objetivos da aula.
- Macarrão humano: os alunos estão dispostos em um grande círculo, de màos
dadas. Ao sinal do professor, eles começam a embolar-se uns nos outros, passando
por cima, por baixo, etc, mas em nenhum momento poderão soltar as mãos. Depois
de bem embolados, o professor pedirá que eles reconstruam o círculo, também
sem soltar as mãos.
- Rocambole: alunos organizados em uma fileira, de mãos dadas. Sem soltar
as mãos, um aluno da ponta começa a enrolar a fileira, passando pela frente
dos colegas, até que se forme um grande rocambole. Depois o professor pedirá que
desenrolem o rocambole sem soltar as mãos, a partir da pessoa que começou
a enrolar, que estará bem no centro. Depois o rocambole deverá ser construído
novamente, agora começando da outra ponta.
- Pega-pega do corpo humano: alunos espalhados pela quadra,
caminhando livremente. O professor dirá várias partes do corpo, uma de cada vez, e os alunos deverão
identificá-la no corpo do colega. É importante falar partes que tenham direito
e esquerdo para desenvolver a lateralidade. Termina em tempo determinado.
- Relação numérica: os alunos estão espalhados pela quadra, caminhando livremente.
O professor dirá, em voz alta, um número, e os alunos deverão formar
grupos com essa quantidade de componentes. (O professor pode usar também
as operações de adição e subtração, o grupo deverá ter como número de componetes
o resultado da conta.).
Deve-se estimular os alunos a nunca ficar sem grupo, mas sem tirá-lo da brincadeira,
pois ele pode sentir-se inferiorizado.
- O lobo e os pintinhos: os alunos estão organizados em duas filas. O primeiro
de cada fila será o "galo" ou "galinha", e outros dois (um de cada fila)
serão os "lobos". O lobo deve tentar pegar o último "pintinho" de sua fila,
e o galo ou galinha deve defendê-lo das garras do lobo. Os outros pintos
devem ajudar a galinha não deixando que a fila se desfaça.
3ª parte:
É a parte final, onde será desenvolvida uma atividade calma, quando os
alunos deverão retomar seu estado normal,voltando o ritmo natural do coração.
- Desapareceu alguém: para a realização deste jogo é necessário que todo
o grupo se conheça previamente ou que o conhecimento seja promovido pelo
professor (os alunos dizendo seus nomes e conversando um pouco). Organizados
em círculo, um aluno fica fora da roda, sem que possa ver o grupo. Nesse
momento, um aluno sai do círculo e se esconde; depois disso o primeiro volta
e após observar o grupo tem três chances para descobrir que sumiu. Termina
após um número razoável de alunos ter tentado adivinhar, ou em tempo determinado.
Samira , 18 anos, sami_sami@zipmail.com.br,
São Luis - MA - Brasil
Preparação
física: temporada - 28/05/01
Objetivo:
Resistência de força e resistência
Duração: 40'
Material: Cones, bola medicinal de 3 kg
Faixa Etária: 17-18 anos
Parte Prática:
Aquecimento: (10'-12') Estiramentos, mobilização articular e pequenos jogos
de corrida.:
Principal: (25') 5 grupos de 4 a 5 jogadores. Cada exercicio
durará 30'',
com um intervalo de rotação de 10''.
Vamos realizar 4 séries. Após uma série, repouso de 2 minutos com estiramentos.
1ª estação: Saltos alternados esquerda/ direita em 20
metros.
2ª estação: Abdominais com bola medicinal de 3 kg.
3ª estação: flexão de pernas com salto em profundidade
sobre 20 metros.
4ª estação: lombares no solo com bola medicinal de 3kg
5ª estação: deslocamentos com um colega nas costas sobre 20 metros. Após
a realização das 4 séries, começaremos a correr em trote suave durante 2'.
Final: (5') Estiramentos e exercicios de relaxamento
(sem insistência):
Comentários: Esta é uma das muitas contribuições que poderei dar, já que
também me encontro ligado à musculação em ginásios. Espero que gostem, obrigado.
Filipe, 18 anos, rechenchosky@uol.com.br,
Portugal
Futebol
7º D aula 4 - 28/05/01
Objetivo:
No final da aula os alunos devem demonstrar a capacidade
de em situação de ataque ter a noção
da correcta ocupação do espaço, apoio ao atacante que conduz
a bola e de desmarcação, assim como tentar aplicar estas
noções tácticas elementares em jogo.
Duração: 50 minutos
Material: 4 bolas de futebol, 2 balizas, 4 pinos e 8 coletes (5 + 3 )
Faixa Etária: 17-18 anos
Parte Prática:
Parte Introdutória:
Esclarecer as regras e verificação de presenças. Revisão dos conteúdos e
objectivos de aulas anteriores, abordagem aos conteúdos e objectivos da sessão:Noções
tácticas elementares do ATAQUE:
1. Ocupação do espaço
2. Dar apoio ao atacante com bola3. Desmarcação.O professor divide a turma
em dois grupos por sexos. Explicar sumariamente os objectivos e conteúdos
da aula, estabelecendo a ligação com aulas anteriores, por forma a motivar
e enquadrar os alunos na parte prática da aula.
A partir do estilo de ensino por comando: o professor utiliza uma linguagem
preceptiva, é claro e objectiva, de forma a cativar a atenção dos alunos
e não perder tempo.
Parte Preparatória :
Exercício - 1: cada um dos grupos organiza-se em duas filas em frente a uma
baliza, que está a ser defendida por um guarda-redes e um defesa, um dos
atacantes é o portador da bola, enquanto o outro dá-lhe apoio ou cobertura
ofensiva. Os atacantes devem cooperar por forma a marcarem gol e os da defesa
devem tentar evitá-lo:2x1+1 .
Procura-se que os alunos façam uma mobilização cardio/respiratória e muscular
como forma de preparação para exercícios mais exigentes. Pretende-se ainda
que os alunos tomem a noção de apoio ou cobertura ao atacante com bola, como
forma de organização e desenvolvimento dos movimentos do ataque: o jogador
que dá cobertura deve estar atrás do atacante com bola, procurando seguir
os movimentos do defensor directo e oferecendo alternativas de passe quando
a condução de bola ou o 1x1 se tornam inviáveis. h
O professor preconiza a realização do ensino por tarefa, intervindo sempre
que achar pertinente e oportuno, mantendo sempre o controle visual da totalidade
da turma, tendo em vista a observação, correcção, motivação e intervenção
sobre as situações que eventualmente poderão surgir, procurando sempre motivar
os alunos para a actividade.
Parte Principal:
Exercício-2 : Os alunos divididos nos mesmos grupos, vão se dispor em três
filas em frente à baliza, procedendo de forma semelhante ao exercício anterior
(os atacantes cooperam por forma a finalizar com sucesso e os defesas tentam
impedi-lo):3x2+1
Exercício - 3 : Cada um do dois grupos (divididos por sexos, como anteriormente)
vai formar duas equipas por forma a se realizar jogo:· Rapazes 0+3x3+0· Raparigas
1+4x4+1 h
Para além da cobertura ofensiva, os 3.º atacante deve
procurar desmarcar-se, oferecendo linhas de passe ofensivas
ao portador da bola.
Procura-se que os alunos em situação de jogo tentem aplicar os conteúdos
leccionados na aula:1. Ocupação do espaço2. Dar apoio ao atacante com bola3.
Desmarcação.
O professor preconiza a realização do ensino por tarefa, intervindo sempre
que achar pertinente, mantendo sempre o controle visual da totalidade da
turma, tendo em vista a observação, correcção, motivação e intervenção sobre
as situações que eventualmente poderão surgir., procurando sempre motivar
os alunos para a actividade.
Parte Final:
Informação final: procede-se a um balanço da aula, focando os seus aspectos
mais importantes, dando um feed-back geral à turma da sua actuação, enquadrando
os conteúdos na sessão seguinte, por forma a motivar os alunos para próximas
aulas.
Motivar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas, procurando
que os alunos retenham uma imagem concreta do que aprenderam
.
Os alunos estão dispostos em meia lua; ouvem atentamente o que o professor
lhes diz; este dirige-se a eles de forma sucinta e clara, por forma a cativar
o seu interesse .
Comentários: Os alunos que não realizarem a parte prática da aula ajudam o
professor na disposição do material, sua recolha e arrumação, assim como na
arbitragem dos jogos.
Hugo Figueiredo , 21 anos, hugitugi@megamail.pt,
Viseu, Portugal
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