Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sáb, 18/5/13 18:44

PROJETO OLIMPÍADAS ALTERNATIVAS
“MODALIDADES ADAPTADAS PARA JOGOS ALTERNATIVOS”

Por: FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS
Email: fabianorodriguesdecampos@hotmail.com
Data de Publicação: 16/11/2009



RESUMO
    Procurando estabelecer uma relação de experiência para melhor similação do conteúdo de atletismo, surgiu a idéia da criação de um evento que englobasse os enfoques primordiais das modalidades mais que estas fossem adaptadas à realidade da escola. Este projeto trata-se de um trabalho voltado para o estudo, discussão, desenvolvimento e elaboração de um programa de modalidades para a realização de uma Olimpíada \"alternativa\" e a criação e adaptação de meios para que estas modalidades se realizem. Estará explicitando as possibilidades, pontos positivos do projeto bem como as dificuldades e problemas encontrados durante sua execução.

CLIENTELA
    Esse projeto foi realizado com alunos da 3º fase do 3º ciclo, período matutino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria do Socorro Luz Reis, com idade entre 12 a 15 anos, sendo estes, um total de 26 alunos.

JUSTIFICATIVA
   Nossas escolas e nosso município não dispõem de estrutura física para a prática da maioria das atividades e modalidades do atletismo, ficando difícil o aprendizado. Se o espaço não é apropriado, as práticas tornam-se limitadas. O que fazer? Muitas vezes nos perguntamos isso. Pensando nessa problemática e tentando achar soluções viáveis, propomos este projeto. Quem melhor que os alunos para opinar sobre o que eles gostariam de fazer? Assim tentamos encontrar alternativas viáveis para adaptar as modalidades do atletismo à nossa realidade e com isso criar nossa \"Olimpíada Alternativa\".

OBJETIVO GERAL
   Criar e realizar uma olimpíada alternativa, intercâmbio esportivo e social entre as escolas de nosso município.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a discussão e crítica aos problemas estruturais de nossas escolas e município e tentar encontrar soluções para os mesmos;
• Criar uma Olimpíada Alternativa e realizar;
• Promover intercâmbio esportivo e social entre os alunos e escolas do município;
• Adaptar algumas modalidades esportivas para compor a Olimpíada.

DESENVOLVIMENTO
   O projeto Olimpíada Alternativa foi proposto com o intuito de se criar uma competição adaptada conforme as condições físicas e humanas da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ensino Fundamental Maria do Socorro Luz Reis. Este evento propiciaria aos alunos atividades e modalidades modificadas e com a utilização de equipamentos alternativos, já que não tínhamos a disponibilidade de materiais específicos para cada modalidade de atletismo.
   Para melhor desenvolvimento do projeto o dividimos em algumas fases, que foram as seguintes: sondagem, discussão para a escolha das modalidades, adaptação das modalidades, composição do programa de modalidades da Olimpíada, construção dos equipamentos necessários para a realização das modalidades da Olimpíada, elaboração de folhetos informativos da \"Olimpíada Alternativa\", distribuição de folhetos, realização da \"Olimpíada Alternativa\", discussão sobre os jogos e avaliação do projeto.
   Conseguimos cumprir rigorosamente algumas destas fases encontrando algumas dificuldades, mas conseguimos concluí-las, quando chegamos à parte de construção dos materiais, encontramos algumas dificuldades para realização desta: o choque com outros eventos eram desenvolvidos mais de um projeto com esta mesma turma, e a desmotivação provocada por estes problemas, tentamos outra abordagem, mas não adiantou e por meio de uma discussão com os alunos e professor concluiu-se que já não era viável a realização do evento pelo atraso e pela aproximação com as programações das festa juninas. Fizemos então uma nova reunião para debatermos os temas abordados pelo projeto onde cada aluno produziu um texto sobre os pontos positivos e negativo do projeto fizemos uma análise para tentarmos identificar em qual pontos nós falhamos e o que poderíamos ter feito diferente, a discussão foi muito produtiva.
   A parte positiva do projeto é que os alunos fizeram uma pesquisa séria sobre todas as modalidades olímpicas para escolherem quais modalidades seriam utilizadas de maneira adaptada e quais materiais seriam utilizados o que resultou em apresentação de trabalhos satisfatórios e em um programa de atividades bastante interessante, sendo estes: as corridas de 50 metros, para se adaptar ao campo de futebol de chão batido próximo da escola, corridas de 4x50 metros com raias paralelas, pois o campo não comportaria raias continuas em volta do campo, corrida de 1000 metros, saltos em extensão partindo de posição estática, pois não temos caixa de areia para a queda, salto sobre o bambu com queda em colchão de sacos cheios de palha de arroz, salto triplo com batidas de pés livres, arremesso de bola de basquete, lançamento de prato, lançamento de cabo de vassoura. O programa contemplou as necessidades e limitações físico-estruturais da escola.
Podemos avaliar o projeto de forma positiva, mesmo que não tenhamos concluído todas as fases. Os alunos obtiveram uma visão crítica sobre as modalidades e condições para realizá-las mesmo que de forma \"alternativa\".

AVALIAÇÃO
   Podemos avaliar o projeto de forma positiva, mesmo que não tenhamos concluído todas as fases. Os alunos conseguiram desenvolver uma visão crítica sobre as modalidades e condições para realizá-las, mesmo que de forma \"alternativa\".

BIBLIOGRAFIA
Valadares, Solange/ Araújo, Rogéria – Educação Física no cotidiano escolar –
Belo Horizonte – MG – Editora FAPI LTDA, 1999.
Awad, Hani Zehdi Amine – Brinque, jogue, cante e encante com a recreação: conteúdos de aplicação pedagógica teórico/prático – Jundiaí, SP, 2004.
Nogueira, Cláudio José Gomes – Educação Física na sala de aula – Rio de Janeiro- editora Sprint, 1997.
Mello, Alexandre Moraes de/ Flor, Ivan/ Gándara, Cristina/ Revelo, Javier – Manual de Educação Física – Madrid – Espanha, Editora Equipe Cultural.
Confederação Brasileira de atletismo - Regras Oficiais 2008/2009 – http: www.cbat.org.br/regras/defalt.asp -acesso dia 10 de abril de 2008.


 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|