PROJETO OLIMPÍADAS ALTERNATIVAS
“MODALIDADES ADAPTADAS
PARA JOGOS ALTERNATIVOS”
Por:
FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS
Email: fabianorodriguesdecampos@hotmail.com
Data de Publicação: 16/11/2009
RESUMO
Procurando estabelecer uma relação
de experiência
para melhor similação do conteúdo de atletismo,
surgiu a idéia da criação de um evento que
englobasse os enfoques primordiais das modalidades mais que estas
fossem adaptadas à realidade da escola. Este projeto trata-se
de um trabalho voltado para o estudo, discussão, desenvolvimento
e elaboração de um programa de modalidades para
a realização de uma Olimpíada \"alternativa\" e
a criação e adaptação de meios para
que estas modalidades se realizem. Estará explicitando
as possibilidades, pontos positivos do projeto bem como as dificuldades
e problemas encontrados durante sua execução.
CLIENTELA
Esse projeto foi realizado com alunos da 3º fase do 3º ciclo,
período matutino na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Professora Maria do Socorro Luz Reis, com idade entre 12 a 15
anos, sendo estes, um total de 26 alunos.
JUSTIFICATIVA
Nossas escolas e nosso município não dispõem
de estrutura física para a prática da maioria das
atividades e modalidades do atletismo, ficando difícil
o aprendizado. Se o espaço não é apropriado,
as práticas tornam-se limitadas. O que fazer? Muitas vezes
nos perguntamos isso. Pensando nessa problemática e tentando
achar soluções viáveis, propomos este projeto.
Quem melhor que os alunos para opinar sobre o que eles gostariam
de fazer? Assim tentamos encontrar alternativas viáveis
para adaptar as modalidades do atletismo à nossa realidade
e com isso criar nossa \"Olimpíada Alternativa\".
OBJETIVO GERAL
Criar e realizar uma olimpíada alternativa, intercâmbio
esportivo e social entre as escolas de nosso município.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular a discussão e crítica aos problemas
estruturais de nossas escolas e município e tentar encontrar
soluções para os mesmos;
•
Criar uma Olimpíada Alternativa e realizar;
•
Promover intercâmbio esportivo e social entre os alunos
e escolas do município;
•
Adaptar algumas modalidades esportivas para compor a Olimpíada.
DESENVOLVIMENTO
O projeto Olimpíada Alternativa foi proposto com o intuito
de se criar uma competição adaptada conforme as
condições físicas e humanas da Escola Municipal
de Ensino Fundamental de Ensino Fundamental Maria do Socorro
Luz Reis. Este evento propiciaria aos alunos atividades e modalidades
modificadas e com a utilização de equipamentos
alternativos, já que não tínhamos a disponibilidade
de materiais específicos para cada modalidade de atletismo.
Para melhor desenvolvimento do projeto o dividimos em algumas
fases, que foram as seguintes: sondagem, discussão para
a escolha das modalidades, adaptação das modalidades,
composição do programa de modalidades da Olimpíada,
construção dos equipamentos necessários
para a realização das modalidades da Olimpíada,
elaboração de folhetos informativos da \"Olimpíada
Alternativa\", distribuição de folhetos, realização
da \"Olimpíada Alternativa\", discussão
sobre os jogos e avaliação do projeto.
Conseguimos cumprir rigorosamente algumas destas fases encontrando
algumas dificuldades, mas conseguimos concluí-las, quando
chegamos à parte de construção dos materiais,
encontramos algumas dificuldades para realização
desta: o choque com outros eventos eram desenvolvidos mais de
um projeto com esta mesma turma, e a desmotivação
provocada por estes problemas, tentamos outra abordagem, mas
não adiantou e por meio de uma discussão com os
alunos e professor concluiu-se que já não era viável
a realização do evento pelo atraso e pela aproximação
com as programações das festa juninas. Fizemos
então uma nova reunião para debatermos os temas
abordados pelo projeto onde cada aluno produziu um texto sobre
os pontos positivos e negativo do projeto fizemos uma análise
para tentarmos identificar em qual pontos nós falhamos
e o que poderíamos ter feito diferente, a discussão
foi muito produtiva.
A parte positiva do projeto é que os alunos fizeram uma
pesquisa séria sobre todas as modalidades olímpicas
para escolherem quais modalidades seriam utilizadas de maneira
adaptada e quais materiais seriam utilizados o que resultou em
apresentação de trabalhos satisfatórios
e em um programa de atividades bastante interessante, sendo estes:
as corridas de 50 metros, para se adaptar ao campo de futebol
de chão batido próximo da escola, corridas de 4x50
metros com raias paralelas, pois o campo não comportaria
raias continuas em volta do campo, corrida de 1000 metros, saltos
em extensão partindo de posição estática,
pois não temos caixa de areia para a queda, salto sobre
o bambu com queda em colchão de sacos cheios de palha
de arroz, salto triplo com batidas de pés livres, arremesso
de bola de basquete, lançamento de prato, lançamento
de cabo de vassoura. O programa contemplou as necessidades e
limitações físico-estruturais da escola.
Podemos avaliar o projeto de forma positiva, mesmo que não
tenhamos concluído todas as fases. Os alunos obtiveram
uma visão crítica sobre as modalidades e condições
para realizá-las mesmo que de forma \"alternativa\".
AVALIAÇÃO
Podemos avaliar o projeto de forma positiva,
mesmo que não
tenhamos concluído todas as fases. Os alunos conseguiram
desenvolver uma visão crítica sobre as modalidades
e condições para realizá-las, mesmo que
de forma \"alternativa\".
BIBLIOGRAFIA
Valadares, Solange/ Araújo, Rogéria – Educação
Física no cotidiano escolar –
Belo Horizonte – MG – Editora FAPI LTDA, 1999.
Awad, Hani Zehdi Amine – Brinque, jogue, cante e encante
com a recreação: conteúdos de aplicação
pedagógica teórico/prático – Jundiaí,
SP, 2004.
Nogueira, Cláudio José Gomes – Educação
Física na sala de aula – Rio de Janeiro- editora
Sprint, 1997.
Mello, Alexandre Moraes de/ Flor, Ivan/ Gándara, Cristina/
Revelo, Javier – Manual de Educação Física – Madrid – Espanha,
Editora Equipe Cultural.
Confederação Brasileira de atletismo - Regras Oficiais
2008/2009 – http: www.cbat.org.br/regras/defalt.asp -acesso
dia 10 de abril de 2008.