Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sáb, 18/5/13 18:41

Atletismo
ARREMESSO DO PESO

Texto de: Marcos Antônio Inácio de Oliveira Filho *

Enunciado Técnico: Arremessar o peso é transformar a velocidade horizontal, adquirida durante o deslocamento, em velocidade de arremesso, perspectivando o alcance da maior distância possível.

Enunciado Rústico: Arremessar o peso é empurrar um objeto, qualquer, acima da linha dos ombros para frente.

Resgate histórico: Na antiguidade os Celtas e Escoceses arremessavam pedras e ramos de árvores que pesavam aproximadamente 25 kg, nos seus rituais. Já na idade média, os soldados, para superar o tempo de ociosidade, arremessavam balas de canhão que pesavam aproximadamente entre 7 a 8 kg.
   Em 1857 foi estabelecido o peso de 7,257 Kg e o diâmetro do círculo de arremesso em 2,133m. O peso atual, segundo a regra da IAAF é de 7,260 Kg. São necessários 03 arremessos na fase classificatória e mais três serão concedidos para os oitos melhores classificados.
   Nos Jogos Olímpicos de Atenas (1896), segundo alguns historiadores, arremessava-se com uma mão e com a outra, ou seja, de forma bi-lateral. (Bravo, Julio e at, 2000).

Categorização do movimento: Várias são as categorias encontradas para este movimento.
Quanto ao grupo de provas: pertence ao dos implementos pesados;
Quanto ao sistema energético: é do sistema anaeróbio alático;
Quanto a natureza do movimento: quando aplicado, na prática pedagógica, no contexto escolar deve ser utilizado como um movimento natural adaptado e quando aplicado com o objetivo da competição torna-se um movimento técnico específico;
Quanto a riqueza motriz: categoriza-se como um movimento acíclico misto.

Técnicas do Movimento: É uma situação inerente ao ser humano a evolução. Logo nos movimentos atléticos, que são praticados pelo homem, não seria diferente. Várias são as técnicas trabalhadas pelo homem: parada, ortodoxa (deslocamento lateral), a de deslocamento, linear, de costas (Parry O'Brien) e a mais moderna e começando a ser bastante utilizada a técnica de deslocamento em rotação (Barischinikov).
  Vale ressaltar que sempre a preocupação, do homem, na evolução da técnica, foi o de aumentar o caminho de aceleração do implemento, conseqüentemente o que teria de ser aumentado, na realidade, era o percurso do deslocamento assim o arremessador possuí mais tempo de aplicação de força no implemento e o impulso final será maior.

Características Morfológicas: No sistema de competição é imperativa a seleção através da biotipologia, evidencia-se pelo fato de ser necessário algumas características específicas, no arremesso do peso não é diferente. O implemento é pesado, logo se necessita de uma grande massa muscular, não confundir com gordura, para empurrar o peso distante, é óbvio que a massa muscular não é o único indicativo para possuir força, porém é um dos. Ao analisarmos os fatores biomecânicos encontramos três variáveis influenciáveis para se conseguir uma excelente distância arremessada, são: ângulo, altura e velocidade de saída do implemento, sendo o mais importante a velocidade de saída. Podemos observar que para se obter uma boa altura é necessária uma grande envergadura e, também, possuir uma estatura alta.
Resumo da descrição técnica: O movimento do arremesso do peso é composto por várias fases: preparação, deslocamento, posição de força, arremesso propriamente dito e recuperação.

TÉCNICA LINEAR (PARRIE O' BRIEN)

   Na técnica de deslocamento linear (de costas) o atleta deverá, partindo da posição inicial, executar um "chute" para trás e para baixo com a perna contrária a de apoio, e partir para o deslocamento quando o calcanhar, da perna de apoio, for o último contato, alguns treinadores recomendam usar o partir com o pé todo. Ao final do deslizamento, após a projeção dos quadris para frente e para cima o atleta precisa girar o tronco e ao ficar de frente para a área de arremesso realizar o bloqueio do lado contrário ao portador do implemento, para que transmita uma maior quantidade de movimento para o implemento.

TÉCNICA ROTACIONAL (BARISCHNIKOV)

   Na técnica de deslocamento em rotação o atleta deverá, partindo da posição inicial, executar um pequeno giro a fim de somar esta energia produzida pelo movimento circular à energia final do implemento. No final do movimento (arremesso e recuperação), o atleta encontra-se em posição semelhante à técnica de deslocamento de costas. Ao final do deslizamento, o atleta precisa virar o tronco e o quadril de forma enérgica, para que transmita a energia do movimento para o implemento.

REFERÊNCIAS
- CARNEIRO, Warlindo - Material didático de Atletismo I - Corridas, Arremesso do Peso, Salto em Altura, Salto em Distância.
- CARNEIRO, Warlindo - Material didático de Atletismo II - Lançamento do Dardo, Lançamento do Martelo, Salto com Vara, Salto Triplo, Corridas de Revezamento, Corridas
com Barreiras.
- CARNEIRO, Warlindo - Material didático de Atletismo III - Corridas de Média e Longa Distância, Revezamentos, Barreiras, Marcha Atlética, Salto em Distância, Salto Triplo, Salto em Altura, Salto com Vara, Lançamento do Dardo, Lançamento do Martelo, Arremesso do Peso, Lançamento do Disco.
- Confederação Brasileira de Atletismo - Regras Oficiais de Atletismo. São Paulo: Phorte Editora, 2003.
- FERNANDES, José Luís - Atletismo: arremessos. São Paulo: EPU: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1978.


*Marcos Antônio Inácio de Oliveira Filho - maiof@globo.com
Graduado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco
Especialização em Reabilitação Cardíaca e Exercícios para Grupos Especiais - UGF
Árbitro da Federação Pernambucana de Atletismo.
Oficial Anti-Doping da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).


 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|