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Dom, 3/2/13 21:50

ASMA: IMPORTÂNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E DE ATIVIDADES MOTORAS

   A asma é uma doença comum que afeta o indivíduo de qualquer idade, causando inúmeros prejuízos a criança e alto índice de utilização dos serviços de saúde. Calcula-se que nos E.U.A. existam 12 milhões de asmáticos, dos quais 4 milhões têm menos de 18 anos. Estas crianças têm suas atividades restritas pela doença por mais de cem dias por ano e o custo anual para o tratamento da asma excede a 4,6 bilhões de dólares. Reconhecendo o impacto da asma sobre a criança, seus familiares e sociedade, o National Heart, Lung, and Blood Institute, em 1989, elaborou um manual para seu diagnóstico e tratamento e instituiu o programa de educação e controle da asma. O principal objetivo do tratamento é dar a criança asmática uma boa qualidade de vida; é proporcionar à criança condições para que possa participar de todas as atividades próprias de sua idade, a fim de que tenha um bom desenvolvimento físico e psíquico. Este objetivo só é conseguido através de uma terapêutica medicamentosa adequada e de um programa de educação no qual a criança é incentivada e habilitada a participar ativamente de seu tratamento. O programa de educação deve ter início no momento do diagnóstico e deve ser integrado ao atendimento médico. Uma consulta, embora breve, é uma oportunidade para educar a criança. A informação deve ser clara, objetiva e apropriada ao nível da criança. Além da informação é necessário que a criança seja treinada repetidamente, de modo que ela possa usar seus conhecimentos de forma apropriada e obter resultados. O programa pode ser dado individualmente ou em pequenos grupos, devendo abordar os seguintes temas: conceito de asma, fatores desencadeantes e controle ambiental, noções sobre os medicamentos usados, técnicas de administração dos aerossóis, sinais de exacerbação e um plano de ação (o que fazer quando a asma sair de controle).
   É importante também que a escola seja envolvida no Programa de educação e controle da asma, pois é uma das principais causa de falta escolar. O prof. de Educação Física, muitas vezes, impede que a criança participe das atividades com receio que ela entre em "crise".
O controle da asma pode não ser conseguido por motivos diversos:

A) Causas relativas a criança:

· Não adesão ao tratamento;
· Distúrbios de ordem emocional;
· Não reconhecimento de uma exacerbação da doença;
· Exposição a fatores desencadeantes de crise;
· Técnica incorreta de uso das medicações em aerosol;
· Preconceitos em relação aos medicamentos anti-asmáticos;
· Fumo ativo ou passivo;

B) Causas relativas ao médico:

· Má avaliação do estado do paciente;
· Não prescrição de medicamentos preventivos;
· Indicação inadequada de broncodilatadores;
· Uso de doses ineficazes de corticóides inalados;
· Sub-utilização dos métodos disponíveis para a inalação de drogas;
· Falta de consenso entre os médicos sobre o manuseio da asma.

Asma e atividades motoras

   As atividades físicas (motoras) são importantes para a saúde física e mental, tanto da criança adolescente como do adulto. São essenciais para as crianças, pois proporcionam as experiências básicas de movimento, importantes no seu desenvolvimento. É através das atividades físicas que as crianças relacionam-se entre si, seja no brincar ou no engajamento em atividades esportivas, prevenindo o isolamento psicológico/social e melhorando a auto-imagem e auto-confiança.
   Na adolescência, onde geralmente as atividades esportivas são mais intensas e competitivas, o asmático muitas vezes sente-se preferido e menos capaz.
   Esse comportamento acaba por leva-lo a evitar atividades físicas/esportivas e assim torna-se realmente menos apto, por falta de prática e não por incapacidade física.
   As atividades físicas devem ser incentivadas como fator de saúde. É importante que os profissionais da área saibam orientar e incentivar sua prática, respeitando a tolerância do asmático quanto à intensidade e duração da mesma.
   Um programa de atividades físicas adaptadas ao asmático deve conter: exercícios respiratórios diafragmáticos intercaladas nas atividades; caminhadas com respiração diafragmática; corridas cartas e sem provocar perda do controle/rítmo respiratório; exercícios posturais; exercícios de quadrupedismo em extensão e alongamento, que são preventivas de alterações posturais/torácicas e promovem mobilidade torácica.

Essas atividades objetivam:
1 - Aumentar a mobilidade torácica
2 - Melhorar a mecânica respiratória
3 - Reduzir o gasto energético da respiração
4 - Prevenir as alterações posturais e torácicas
5 - Melhorar a condição física geral
6 - Favorecer o desenvolvimento normal

   Um programa regular de atividades físicas pode melhorar a mecânica respiratória e tornar mais eficaz a ventilação pulmonar de asmáticos e assim aumentar sua tolerância ao exercício físico.
A reeducação da mecânica respiratória, associada a um plano de exercícios tem ação preventiva sobre as alterações torácicas e posturais.
São necessárias orientações quanto ao tipo e intensidade das atividades físicas para se evitar o broncoespasmo induzido pelo exercício.
A importância das atividades físicas:

Na criança

1 - Proporcionar experiências básicas e diversificadas de movimentos, importantes para seu desenvolvimento
2 - Proporcionar oportunidades de relacionamento nas atividades físicas/esportivas
3 - Prevenir o isolamento psicológico e social
4 - Prevenir as alterações posturais e torácicas
5 - Melhorar a auto-estima e auto-confiança

No adulto

1 - Manter capacidades físicas (força, elasticidade, mobilidade)
2 - Manter a função cardio-pulmonar
3 - Manter a mobilidade torácica
4 - Manter uma adequada mecânica respiratória
5 - Melhorar capacidade aeróbica
6 - Diminuir depósito
7 - Proteger do interesse

Na gestante

1 - Otimizar a função pulmonar
2 - Manter estabilidade nas vias aéreas
3 - Manter exercício físico sem demanda adicional de oxigênio não tolerado pelo feto
4 - Manter condição física
5 - Manter composição/peso corporal
6 - Proteger articulações das lesões
7 - Manter tonicidade da musculatura.

Prof°. Dr°. Luzimar Teixeira
Universidade de São Paulo - USP
Instituto Punin de Informação e Referência em Asma - INSPIRA

 

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