|
Sáb, 18/5/13 18:23
O QUE É A MEDIDA DO PICO DE FLUXO EXPIRATÓRIO
(PFE) OU PEAK FLOW?
Uma das formas de se reconhecer uma crise é através
da medida do Pico de Fluxo Expiratório ou "Peak Flow". Esta
medida permite avaliar a respiração de uma pessoa. É a medida
em litros por minuto. Utiliza-se um aparelho portátil, de fácil
manuseio, que pode serr usado no consultório, nas salas de emergência,
ou no domicílio do paciente, pois sua técnica é bastante
simples. Da mesma forma que se usa um termômetro para medir a temperatura,
mede-se o sopro com o aparelho de "Peak Flow", sendo que esta medida
irá traduzir a intensidade da dificuldade na saída do ar dos pulmões,
ou seja , o grau de obstrução dos brônquios e bronquíolos
naquele momento.
As crises mais leves nem sempre são
reconhecidas facilmente. Esta dificuldade na percepção
da crise pode atrasar a procura pelo tratamento. A medida do
PFE ajuda a reconhecer essas variações, pois traduz,
de maneira bastante fiel, o grau de obstrução das
vias aéreas e , portanto, a intensidade da crise apresentada
pelo paciente, ajudando a escolher a conduta a ser tomada.
Existe uma tabela com os valors considerados
normais, de cordo com a idade e características de cada
pessoa. No entando, o ideal é repetir a medida por um
período inicial de 20 dias, até que se tenha uma
noção do melhor valor de cada um. Obs: Esta tabela
poderá ser adquirida com o Prof°.
Dr°. Luzimar Teixeira .
O paciente (ou o responsável) deve
ser instruído sobre a técnica de utilização
do aparelho, bem como anotar as medidas num diário e como
interpretar estas medidas. É nencessário saber
atuar frente às mudanças obtidas no Pico de Fluxo
Expiratório, comunicando-se com o médico no caso
de dúvidas.
Como usar o aparelho de medida do PFE
Ficar
em pé e tirar alimentos ou chicletes da boca;
Segurar
o aparelho com cuidado para não tampar a saída
do ar;
Verificar
se o marcador está no ponto zero;
Encher bastante o
peito de ar com a boca aberta;
Colocar o aparelho
dentro da boca , pressionando o bocal com os lábios. Soprar com toda
força e o mais rápido que puder;
Ler na escala do
aparelho o número marcado;
Repetir três
vezes e anotar o seu melhor resultado, isto é, a maior medida.
BOMBINHAS
Bombinhas em Spray ou Aerosol:
É comum ouvir-se que "bombinhas viciam", "bombinhas
fazem mal ao coração "e, até mesmo, que "bombinhas
matam". Em primeiro lugar, as bombinhas são consideradas excelente
meio de tratar a asma de maneira rápida mas, assim como qualquer remédio,
só devem ser utilizadas conforme a prescrição médica.
As bombinhas de alívio ou broncodilatadores
têm um rápido e ótimo efeito nas crises leves
e moderadas, atuando pouco nas crises mais fortes. Mas preste
atenção: nem toda bombinha é de alívio,
pois existem as prevenetivas que precisam ser usadas diariamente,
por período prolongado, para fazer efeito.
Como usar uma bombinha:
Existem várias maneiras, mas esta é a mais simples:
Você deve estar
em pé;
Colocar o frasco
na posição correta, agitar bem, retirar a tampa;
Soprar o ar dos pulmões
e colocar o frasco da bombinha próximo à boca (para saber esta
distância, coloque a outra mão entre a boca e a bombinha). Você pode
também aplicar com o frasco a boca.
Disparar a bombinha
ao mesmo tempo que se enchem os pulmões de ar;
Prenda a respiração
e conte, mentalmente, até 10. A seguir, solte o ar;
Conte até dez
e respire normalmente.
Quando se usa uma "bombinha", o
ideal seria utilizá-la acoplada a um aparelhinho chamado
espaçador. ESte serve para facilitar a inalação
destes medicamentos, pois quase todos os remédios na forma
inalatória exigem do paciente coordenação
da aplicação com a inspiração e nem
sempre isto é tão fácil, principalmente
para as crianças. Existem vários tipos de espaçadores,
converse com o seu médico, para saber qual é o
ideal pra o seu caso.
Alguns espaçadores vêm acoplados
a pequenas máscaras. Atenção: existem outras
formas de aplicação de medicamentos inalados como,
por exemplo, inalados em pó. Seu médico pode indicar
o ideal para o seu caso.
As inalações através
dos nebulizadores tornaram-se muito populares, ultimamente, devido à facilidade
para adquirí-los, mas os responsáveis precisam
lembrar que, através da nebulização, o paciente
estará fazendo uso de remédios, estes deverão
sempre ser orientados pelo médico. O paciente deve fazer
a nebulização sentado , em posição
correta, deve estar de boca aberta e, atenção:
as crianças nunca deverão estar dormindo ou com
chupetas. É preciso que a esterilização
do aparelho seja feita rigorosamente, guardando-o bem seco.
Bibliografia
para Consulta sobre Alergias e Asma (sugestão do Prof.
Dr.Luzimar Teixeira)
CASTRO, FM - Rinite alérgica: Modernas abordagens para uma clássica
questão. São Paulo: Lemos editorial,1997
CLARK, C.J. The role of physical training in asthma. Chest, v. 101, n.5, p.293-7,
1992.
GLOBAL INICIATIVE FOR ASTHMA. Pocket guide for asthma management and prevention.
NIH Publication No. 96-3659B, 1995.
MAGALHÃES, R.X.., FREITAS, S.L., Brincando de respirar e Manual de Atividades.
São Paulo, CEPEUSP, 1997.
RATTO, O.R. et al. Insuficiência respiratória. Rio de Janeiro:
Atheneu, 1981.
SILVA,L.C. et al. Asma brônquica-Manejo Clínico Porto Alegre:
Art Med,1998
STRUNK, R.C. et al. Rehabilitation of a patient with asthma in the outpatient
setting. The Journal of Allergy and Clinical Immunology. V. 87, n.3, p.601-11,
1991.
TEIXEIRA, L.R. Efeitos de um programa de atividades físicas para criança
asmática, avaliados por provas de função pulmonar. São
Paulo: 1990. P.72 Dissertação (Mestrado). Escola de Educação
Física da USP.
_____. Educação física escolar: alterações
posturais e respiratórias na infância e adolescência. São
Paulo: Escola de Educação Física da USP, 1991.
_____. Coord. Educação física escolar adaptada: postura,
asma, obesidade e diabetes na infância e adolescência. São
Paulo: EEFEUSP/EFP, 1993.p.179.
_____. Alterações respiratórias. In: PEDRINELLI, V. J.
et al. Educação Física e Desporto para pessoas portadoras
de deficiência. Brasília: MEC-SEDES, SESI-DN, 1994.p.29-47
_____. Competição no esporte e educação física
escolar. In: CONCEIÇÃO, J. A.N. coord. Saúde escolar:
a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994.
______. et al. Manual de Orientação e Utilização
do Monitor de Pico de Fluxo Expiratório (PFE). CEPEUSP - São
Paulo, 1997.
VARRAY, A.L. et al. Individualized aerobic and high intensity training for
asthmatic children in a exercise readaptation program. Chest, v.99,n.3,p.579-85,
1991.
WEINECK, J.Biologia do esporte, São Paulo:Manole,1991.S
|
|