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Sáb, 24/1/09 11:37

  SPINNING

Concentração Corpo/Mente
   Numa aula de aeróbica , geralmente precisa-se de muita coordenação, mas a concentração corpo/mente é ignorada. Sendo o Spinning feito num único espaço e tendo características precisas, permite a você concentrar-se em seu corpo e mente ao mesmo tempo. Além disso, levando-se em conta a hiperatividade e barulho das academias as pessoas podem até conversar entre si por estarem bem próximas.
   Segundo Klecha, Instrutora da modalidade nos E.U.A, enquanto as aulas de aeróbica são baseadas em "SIGA O PROFESSOR" a essência do Spinning parece ser de lhe permitir exercitar-se da sua própria maneira.
   A aula de Spinning parece ter um efeito relaxante sobre os alunos despertando uma energia vibrante dentro do mesmo grupo. Klecha diz que os mesmos levam esta energia com eles quando deixam a aula, pois a intensidade do trabalho, da força desenvolvida e a liberdade de construir seu próprio treinamento e ainda deixar a aula se sentindo muito bem, fazem com que eles se sintam assim. Muitos consideram a aula como uma fantasia, diz Klecha, "A evolução é tão óbvia que todos querem aderir. Tudo muda: a pressão normaliza, há melhora na capacidade respiratória, você se sente mais forte, você perde peso, e ainda fortalece sua musculatura dos membros inferiores. Por isso, os alunos continuam voltando."

"Spinning allows me to make a total impact on the mind, body, and spirit," diz Klecha.
PEGGY KLECHA (Instrutora de Spinning , E.U.A)

Histórico
   O Spinning, também chamado de ciclismo indoor, foi criado pelo ciclista John Goldberg, com o objetivo de pocurar novas maneiras de melhorar seu treinamento nas pistas. Ele pegou sua bicicleta ergométrica e remodelou-a para que tivesse as mesmas características de uma bicicleta normal de corrida. Ele começou a dar aulas e rapidamente começou a ganhar seguidores . Johnny G. e seu sócio, John Baudhuin, criaram a Mad Dogg Athletics Inc. e uniram forças com a fábrica Schwinn para desenvolver o SPINNING.
   No momento Johnny viaja todo o mundo ministrando aulas e divulgando seu método . Você pode obter maiores informações de seus cursos e aulas em seu site : fonte: http://www.spinning.com

O verão e Idéias para Melhorar sua Aula
O verão está aí e seus alunos estarão procurando o ar livre e sol sobre a pele. Então como manter seu aluno dentro da academia? Abaixo sugerimos algumas estratégias para motivar a procura de seus alunos pela aula:

- Crie temas especiais utilizando as datas festivas que possam ocorrer durante os meses do verão como natal, dia de são silvestre etc...). Decore o espaço da aula e faça uma fita especial;

- Crie seu próprio "tour" simulando cada fase de um verdadeiro passeio ciclístico em cidades estrangeiras como paris, new york, hong kong, etc.

- Você pode também adquirir mapas destas cidades através de um agência de turismo e fixá-lo para criar maior motivação e realidade e a proporção que você for passando, pode indicar no próprio mapa, podendo até criar obstáculos repentinos como construções no caminho.

- Faça metas a cada 4 a 6 semanas como avaliação física em grupo medindo: % de gordura, pressão arterial, frequência cardíaca de repouso e teste de V02 máx atravéz de testes submáximos de bike , etc...

- Ofereça cursos especiais de nutrição e mudanças positivas de hábitos de vida. Se os alunos forem educados a implementar mudanças em suas vidas, eles estarão mais aptos a participar de suas aulas.

- Pedale em sua própria cidade: Compre um mapa da cidade e faça contornos com uma caneta para demonstrar o percurso, eles se sentirão bem mais à vontade se estiverem familiarizados com o percurso.

- Coloque um quadro na sala com testemunhos e entrevistas de pessoas que participam de Spinning no mundo, fotos, e-mails, eventos especiais, festas etc.

- Faça um projeto comunitário como uma corrida de 2-4 horas para angariar dinheiro para alguma entidade, orfanato, etc, cobrando ingressos em dinheiro ou gêneros alimentícios não perecíveis. Turmas de alunos podem ser responsáveis por diferentes entidades ajudadas.

- Inicie um grupo (clube) fora da academia. Os alunos costumam vir para as aulas de 40 min e continuar com a atividade fora dela em suas próprias bicicletas. Isto também funciona com aulas de escalada.

- Crie uma aula de cross-training adicionando abdominais e flexões de braço após a aula.

OBS: Com um programa de aula criativo, assim como aulas fora do estabelecimento, seus alunos se sentirão importantes por fazerem parte de um grupo especial que farão com que continuem voltando para mais aulas. JOHNNY (Precursor da modalidade)

Respiração Corpo/Mente
    Você gostaria de exercitar-se com mais eficiência e satisfação e ainda com menor ocorrência de lesões? Melhor ainda, como você gostaria de passar este conhecimento aos seus alunos?
    Implementando a respiração Corpo/Mente. Será seu primeiro passo para o sucesso!
    Existem dois tipos de respiração: A Peitoral e a Diafragmática.
    A respiração diafragmática é a mais significante e eficiente das duas.
    O diafrágma é um músculo na forma de um pára-quedas reto no fundo do pulmão. Assim que você respira, esse músculo contrai, direcionando ar para dentro dos pulmões. Esta ação é muito importante ,pois, empurra ar para os lóbulos inferiores . O sangue mandado para estes lóbulos dependem da gravidade, então quando estamos de pé, existe mais sangue disponível para a troca gasosa na parte inferior dos pulmões. É por isto que a respiração diafragmática é tão mais importante pois direciona mais oxigênio para a região inferior dos mesmos e é tão essencial para uma respiração feita durante o exercício.
    A maioria das pessoas respiram principalmente pelo peito expandindo e levantando a caixa toráxica com os músculos intercostais . Esta respiração é mais difícil que a diafragmática e requer uma maior frequência cardíaca. A respiração peitoral enche as porções médias e superiores do pulmão mas não alcança com eficiência as inferiores. Para se executar a respiração inferior, o abdômen não deve estar contraído ou mantido tenso. Durante a inspiração a parte inferior da caixa toráxica expande assim como o abdômem . Na expiração os pulmões se contraem e o abdômem se retrai naturalmente .
    Durante a aula estimule seus alunos dizendo" abdômen para dentro e mantenha-os contraídos ", para atingirem uma boa performance na respiração .
    Para sair de uma respiração ineficiente feita pela boca para uma eficiente feita pelo nariz, você precisa começar a se exercitar e deve se acostumar para que possa executar corretamente pelo nariz. Você vai observar que sua intensidade vai diminuir dramaticamente assim que fizer estes ajustes. Você sentirá que antes não inspirava ar suficiente para os pulmões.
    Com a prática, você vai sentir que estará substituindo a quantidade pela qualidade. Dê a si próprio algumas semanas de prática da respiração feita pelo nariz e verá que sua frequência cardíaca diminuirá sem sacrificar sua intensidade nos exercícios assim como adquirirá um senso de calma e concentração. JOHNNY (Precursor da modalidade)

A Gravidez e o SPINNING
    A aula de Spinning é uma boa maneira para as mulheres entrarem em forma antes, durante e após a gravidez. Mas é importante seguir algumas regrinhas básicas:
    A instrução mais comum dada a uma gestante é manter a frequência cardíaca abaixo de 140 bpms. Porém, este não é um conselho mais correto para aquelas gestantes treinadas que estão tendo uma gravidez normal e saudável. O problema se baseia na idéia de que toda mulher tem o mesmo limiar anaeróbico (o ponto onde o sistema aeróbico passa para anaeróbico). Dr. Herman Falcetti, Consultor da modalidade, recentemente estudou os efeitos da gravidez numa aula de Spinning com 6 indivíduos e descobriu que mulheres grávidas sem complicações podem participar das aulas durante toda a gravidez sem colocar em risco a saúde do bebê .
   Falcetti diz que: "Mulheres grávidas deveriam sempre usar o frequencímetro durante as mesmas e manter o batimento cardíaco 20 bpms abaixo do limiar anaeróbico" Se a tabela de percepção do esforço estiver sendo usada, as grávidas devem manter-se em moderado e ficarem longe dos níveis acima (intensos). Se caso uma gestante observar dificuldade de respiração durante a aula, será com certeza um sinal de que a intensidade de esforço está muito intensa para ela. JOHNNY (Precursor da modalidade)

Intensidade para Iniciantes
    De acordo com uma pesquisa conduzida pelo ACE (American Council on Exercise), os exercícios de ciclismo oferecidos pelas academias (o Spinning foi incorretamente apontado), "pode ser muito intenso para iniciantes". Nós achamos que esta pesquisa passou uma mensagem oposta para os iniciantes que muito mais do que os experientes necessitam de um programa individual acessível para começar uma mudança em suas vidas no fitness. Porém, nós não concordamos com a pesquisa do ACE's por tocar em um assunto que pesquisamos há mais de 10 anos quando o Spinning foi criado. Os iniciantes, claro, precisam de atenção e regras especiais quando se matriculam em qualquer atividade física. Para que sua aula não seja tachada de "muito intensa" pelo ACE, nós oferecemos certas regrinhas:

- Pergunte antes de começar a aula se existe algum iniciante em sua turma;
- Separe um momento da aula pra se apresentar e dar as devidas informações para os novatos;
- Encorage os alunos a usarem o frequencímetro (fazer com que eles saibam seus limites é a melhor maneira de evitar o over-training);
- Encorage seus alunos a se prepararem para a aula: garrafa de água, bermudas para ciclismo, toalha e uma atitude positiva fará diferença;
- Insista na importância de cada aluno trabalhar em uma intensidade que for confortável pra si próprio;
- Encorage a todos diminuirem a intensidade se for necessário;
- Separe um tempo para ajudar seus alunos a definir a intensidade de esforço (zona alvo);
- Avise aos iniciantes que eles podem descansar após cada 4 trocas de intensidades, se necessário for.

Observação: Dê chances aos alunos de sanarem qualquer dúvida após a aula e ofereça estímulos adicionais com respeito a modalidade. JOHNNY (Precursor da modalidade)

A Força do Treinamento Mental
    Um dos componentes fundamentaos no Spinning é o uso da técnica mente/corpo para melhorar a performace . O que significa isto? Como aplicar estes princípios em sua aula?
    O treinamento mente/corpo engloba uma consciência maior utilizando-se imagens mentais. Assim que o corpo segue estas imagens, o participante se torna mais consciente de sua performace física e sua conexão com as partes do corpo. A partir deste aumento de consciência, o aluno estará ápto a executar mais eficientemente e alcançar seus objetivos com maior rapidez.
    Para começar a formular a sua aula de Corpo/Mente, é importante que o imaginário seja baseado em uma forma física e não em árvores nas estradas ou nuvens no céu. O treinamento mental significa integrar sua auto-imagem. Experimente os exercícios seguintes em sua própria rotina de personal training:

- Feche os olhos e se concentre na sua performace física;
- Esteja ciente do espaço que você ocupa ao mesmo tempo que visualiza pés, pernas, quadris,coluna,pescoço, ombros, braços, mãos, músculos da face, respiração, etc.
- Assim que você explorar seus movimentos, concentre-se em sua respiração deixando de lado a tensão muscular. Descubra o foco de desenvolvimento desta técnica e como pode conectar a mente ao corpo.
- Visualize-se relaxando e executando a força nos movimentos;
- Praticar esta técnica individualmente vai favorecer a você aplicar este treinamento mente/corpo na estrutura de sua aula;
- Quando introduzir esta técnica em suas aulas, poderá capturar a atenção de seus alunos começando com técnicas de respiração e relaxamento;
- O barulho na cabeça não ajudará a criar a concentração necessária para a conexão. No início, peça a seus alunos, para parar de pedalar e fazer respirações profundas. Quando começarem a pedalar, descreva aos poucos guiando-os as imagens e técnicas de respiração. Porém, esta descrição de imagens é muito mais aproveitável se for feita com os olhos fechados. Um objeto de concentração dentro da própria sala pode ser usado (como uma vela, um objeto qualquer);
- A música deve estimular esta concentração (new age, instrumental etc...) evite rocks ou músicas estéricas.
- Não se esqueça que esta técnica exige bastante paciência e leva tempo para atingir seu ápice. No início, a mente se distrai com facilidade e facilmente o aluno se frustra na concentração, mas encorage-os a delongar a própria concentração a cada treino .
Antes mesmo de você notar, sua turma vai estar obtendo grandes benefícios desta técnica de Mente/Corpo.
JOHNNY (Precursor da modalidade)

O Spinning e a Impotência
     Alguns artigos foram editados semanas atraz avisando aos homens da possibilidade de se tornar impotente fazendo ciclismo de qualquer espécie.
   Recebemos varias ligações telefônicas de alunos do Spinning e seus professores, preocupados com esta possibilidade por fazerem ciclismo numa bicicleta ergométrica. De acordo com nosso médico Dr. Ed Burke, Doutor e técnico da equipe de ciclismo olímpico dos E.U.A,o problema não é tão comum quanto a mídia propaga. Existem algumas diferenças nas descobertas feitas em recentes pesquisas relacionadas ao Spinning. Os indivíduos que participaram de nossas pesquisas eram na média, indivíduos experientes que participavam de longos percursos sentados em bancos bem estreitos. E ainda assim a maioria de homens que ficaram impotentes foram aqueles que na infância tiveram algum problema de impacto nos órgãos genitais e que nada se manifestou até a puberdade.
   Numa aula de Spinning, os participantes se assentam em bancos geralmente largos e macios e constantemente são estimulados a mudar de posição. Dr. Harin Padmanathan, diretor da Clínica para homens, em santa mônica, califórnia, acredita que a compressão do banco por si só, provavelmente não causará qualquer problema. Além disto, é somente mais um dos muitos fatores que podem ser citados como causadores da impotência no processo do envelhecimento. Abaixo estão algumas regrinhas para aliviar a pressão que por ventura venha ocorrer:

- Ajuste seu banco para que não faça muita pressão sob sua virilha;
- Troque de posição no banco a cada 10 min para estimular a circulação;
- Cuidado para não ignorar uma certa dormência na região da virilha.

Observação: Tenha certeza de que fez bons ajustes na bicicleta antes de iniciar a aula.
JOHNNY (Precursor da modalidade)

Exercícios Contra-Indicados
    A posição de 3 mãos e alguns movimentos numa aula de Spinning foram desenvolvidos para garantir a segurança e eficácia do treinamento para você e seus alunos. Abaixo estão alguns movimentos considerados contra-indicados:

- Pedalar para traz;
- Largar a bicicleta no meio da aula;
- Andar com as mãos apoiadas no banco atraz enquanto joga o tronco para frente numa subida por exemplo;
- Mudar a altura do guidon no meio da aula por algum motivo;
- A não ser por segurança ou descanso, andar sem resistência alguma, exceto no aquecimento ou desaquecimento;

Observação: Por favor, leia o manual do Spinning e reveja as regras de segurança para o instrutor e academia. Veja também se possível, o video sobre os movimentos e posições adequadas.
JOHNNY (Precursor da modalidade)

Planeje seu trabalho, trabalhe seu plano
    Você por acaso faz relatórios de suas aulas?
    Os relatórios são fundamentais para fazer um bom planejamento de aulas e foram programados para ajudá-lo a produzir um percurso que seus alunos acreditem que realmente estejam onde você diz estar , em contra-partida com percursos os quais o aluno se sente desanimado e completamente desligado da aula.
    Encorajamos a todos a rever a fase 1 do manual do spinning e utilizar os relatórios para criar aulas estimulantes que foram bem planejadas e executadas.
    Ver a estrada mentalmente e transformá-la utilizando simbolos do Spinning, é a maneira mais eficaz de dar uma aula.
    Se seu tipo de aula é mais livre que planejada, retorne as lições básicas. Planeje seu trabalho e trabalhe seu plano !
    Abaixo sugerimos algumas idéias para o planejamento de bons relatórios:

- Faça percursos que vão de A até o Ponto B;
- Faça percursos em circuito (2-4 voltas dentro do mesmo percursos);
- Estabeleça critérios para as pedaladas, tipo: A cada 10-20 voltas, faça alguma tarefa (ex: aumentar o percurso da subida, saltos contínuos ou combinação de ambos)

JOHNNY (Precursor da modalidade)

 


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