PROTOCOLOS
                                                  PARA TESTES DE AVALIAÇÃO
                                                DA CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA
                                                 Teste
                                                    Submáximo
                                                  de Astrand em Cicloergômetro
                                                  (bicicleta), 1954
   Escolher uma carga inicial de trabalho que varia de acordo
com a tabela abaixo. Os fatores de treinamento devem ser levados em conta. 
                                                  
                                                
                                                  
                                                    | 
                                                       Cargas
                                                        Iniciais Possíveis
                                                        (ACMS, 2000) 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       Homens
                                                        não-condicionados 
                                                     | 
                                                    
                                                       50-100
                                                        Watts (rotações
                                                        por min.) ou 300 e 600
                                                        kgm. 1/min 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       Homens
                                                        condicionados 
                                                     | 
                                                    
                                                       100-150
                                                        Watts (rotações
                                                        por min.) ou 600 e 900
                                                        kgm. 1/min (depende se
                                                        aplicar o máximo
                                                        ou submáximo)  
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       Mulheres
                                                        não-condicionadas 
                                                     | 
                                                    
                                                       50-75
                                                        Watts (rotações
                                                        por min.) ou 450 e 600
                                                        kgm. 1/min 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       Mulheres
                                                        condicionadas 
                                                     | 
                                                    
                                                       75-100
                                                        Watts (rotações
                                                        por min.) ou 300 e 600
                                                        kgm. 1/min 
                                                     | 
                                                  
                                                
                                                
                                                
                                                
                                                  Como proceder:
  
ajustar a altura do banco;
  
regule o ergômetro
  para a carga selecionada e explicar para o testado sobre manter as pedaladas
  nas devidas oscilações/min., o testado deve pedalar durante 5-6
  min. com velocidade de 50 rpm. ;
  
inicie teste, determinando
  a F.C. no fim de cada minuto;
  
a carga no início
  do teste só deve ser aumentada se a F.C. do testado não subir
  nos primeiros minutos.
  
se a Frequência Cardíaca
  durante o teste for igual ou superior a 130 bpm e inferior a 170 bpm, poderá ser
  considerada efetiva para estimar o VO² máx. Se for inferior a carga
  deve ser aumentada. Prorrogar o teste se a F.C não estabilizar. Se ela
  não estabilizar é porque o testado deveria, devido ao seu bom
  condicionamento ter sido submetido a um teste máximo ou a carga escolhida
  foi muito baixa para ele. 
  
verifique se o testado está equilibrado
  em relação à carga, ou seja, se a F.C. não variou
  mais ou menos 5%,
  
finalize o teste com um repouso
  ativo numa carga baixa (150 ou 25 watts), durante 2 min.;
  
registre a F.C. no final
  dos 2 últimos minutos e faça a média entre elas;
  
pegue o resultado e localize
  na Tabela
  de Predição do VO² max (clique) os valores do VO² máx
  em litros/min
  
faça em seguida a
  correção de acordo com a idade (tabela abaixo) e determine os
  valores reais de VO² max. = VO² máx encontrado X fator de
  correção.
  
para transformar os valores
  de VO² máx. em METS: Calcule o MET= (valor do VO²encontrado)/3,5
  ml.kg.min
  
                                                
                                                
                                                  
                                                    | 
                                                         
                                                      Fator
                                                        de Correção
                                                        do resultado final do
                                                        VO² máx (ACMS,
                                                        2000) 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       Idade 
                                                     | 
                                                    
                                                       Fator
                                                        de Correção 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       15 
                                                     | 
                                                    
                                                       1,10 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       25 
                                                     | 
                                                    
                                                       1,00 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       35 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,87 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       40 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,83 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       45 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,78 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       50 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,75 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       55 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,71 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       60 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,68 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       65 
                                                     | 
                                                    
                                                       0,65 
                                                     | 
                                                  
                                                
                                                
                                                  Resultado: HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS
                                                 Teste
                                                  Submáximo de Bruce para
                                                  Esteira, 1992
   Este teste tem 6 estágios com 3 minutos de duração
cada (veja quadro abaixo) . Estipular a FCMáxima pela fórmula de
Karvonen 220-idade, para se estabelecer 85% da FC do testado para o fim do teste,
ou seja, o teste finaliza quando o indivíduo alcança 85 % de sua
FCM. Durante o teste as modificações devem ser feitas tanto na
velocidade quanto na inclinação, para alcançar uma evolução.
Este protocolo pode ser utilizado para testes de corrida em esteira ou campo
substituindo os valores nesta fórmula:
  
  VO²max: {0,25(velocidade em m/1/min) }+{0,95 x G (inclinação
  %) + 3,5 }
                                                
                                                 
                                                
                                                  
                                                    | 
                                                       Estágio 
                                                     | 
                                                    
                                                       Velocidade 
                                                     | 
                                                    
                                                       Inclinação
                                                        % 
                                                     | 
                                                    
                                                       Tempo
                                                        do Teste (min) 
                                                     | 
                                                    
                                                       METS 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       1 
                                                     | 
                                                    
                                                       1,7 
                                                     | 
                                                    
                                                       10 
                                                     | 
                                                    
                                                       1 
                                                     | 
                                                    
                                                       5 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       2 
                                                     | 
                                                    
                                                       5 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       3 
                                                     | 
                                                    
                                                       5 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       2 
                                                     | 
                                                    
                                                       2,5
                                                        (4km/h) 
                                                     | 
                                                    
                                                       12 
                                                     | 
                                                    
                                                       4 
                                                     | 
                                                    
                                                       7 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       5 
                                                     | 
                                                    
                                                       7 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       6 
                                                     | 
                                                    
                                                       7 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       3 
                                                     | 
                                                    
                                                       3,4
                                                        (5,4 km/h) 
                                                     | 
                                                    
                                                       14 
                                                     | 
                                                    
                                                       7 
                                                     | 
                                                    
                                                       9,5 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       8 
                                                     | 
                                                    
                                                       9,5 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       9 
                                                     | 
                                                    
                                                       9,5 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       4 
                                                     | 
                                                    
                                                       4,2  
                                                     | 
                                                    
                                                       16 
                                                     | 
                                                    
                                                       10 
                                                     | 
                                                    
                                                       13 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       11 
                                                     | 
                                                    
                                                       13 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       12 
                                                     | 
                                                    
                                                       13 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       5 
                                                     | 
                                                    
                                                       5,0 
                                                     | 
                                                    
                                                       18 
                                                     | 
                                                    
                                                       13 
                                                     | 
                                                    
                                                       16 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       14 
                                                     | 
                                                    
                                                       16 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       15 
                                                     | 
                                                    
                                                       16 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    | 
                                                       6 
                                                     | 
                                                    
                                                       5,5 
                                                     | 
                                                    
                                                       20 
                                                     | 
                                                    
                                                       16 
                                                     | 
                                                    
                                                       18 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       17 
                                                     | 
                                                    
                                                       18 
                                                     | 
                                                  
                                                  
                                                    |    | 
                                                       | 
                                                       | 
                                                    
                                                       18 
                                                     | 
                                                    
                                                       18 
                                                     | 
                                                  
                                                
                                                 Teste
                                                  Máximo de Astrand e
                                                  Rodahl (bicicleta),1987 
   Escolher a carga inicial de acordo com o testado: cardiopatas=10
watts, mulheres=25 Watts e homens= 50 Watts. Com tempo entre os estágios
de 3 minutos, velocidade de 60 rpm; com resultado expresso em ml.1/min. Os acréscimos
devem ser de 25 Watts.
                                                VO²max:
                                                  (watts x 12 + 300) / Peso Corporal 
                                                  Watts = carga máxima em watts do último estágio/peso
                                                corporal em kg
                                                Resultado: HOMENS, MULHERES 
                                                
                                                Teste
                                                  máximo de Balke (bicicleta),
                                                  1959
   Este teste foram desenvolvidos para eletrocardiografia de esforço,
razão pela qual são mais indicados em indivíduos destreinados.
A técnica de Balke é escalonada máxima, sem intervalos.
Inicia-se o teste com uma carga de 25 Watts (sedentários) ( ou 0,5 kg
ou 150 kgm para uma rotação de 6 metros), indivíduos treinados
( 50 Watts ou 1,0 kg ou 300 kgm) e com velocidade de 50 rpm, a cada dois minutos,
aumenta-se mais 25 watts, sucessivamente, até ser atingida a frequência
C. Máxima do indivíduo, ou outros critérios de interrupção,
ou seja a incapacidade de manter a velocidade e a carga. A carga máxima
sustentada permite se estimar o VO² máx. em L/min através
da fórmula abaixo:
  
  VO²max: 200+ (12 x W) / M = VO² em ml 1/(kg.min)
  W=carga máxima sustentada em Watt
  M= peso corporal total do atleta expresso em kg
                                                O
                                                    protocolo de balke permite
                                                    uma adaptação
                                                  fisiológica adequada,
                                                  pois a carga é aumentada
                                                  em pequenos incrementos, retardando
                                                  o início da ativação
                                                  do metabolismo aeróbico.
                                                  O resultado depende, entretanto
                                                  da motivação
                                                  do indivíduo. 
                                                  
  Resultado: HOMENS, MULHERES 
                                                 Teste
                                                  máximo de Bruce (bicicleta)
   Este teste se inicia com carga zero Watts; estágios
de 3 min.; expresso em L/1/min. Os incrementos de carga devem ser de 25 W para
não-atletas e 50 W para atletas.
                                                VO²max:
                                                  0,129 + [0,014 x (W)]+ 0,075
                                                  = VO² em ml 1/(kg.min)
  W=carga do fim do teste
  
  Resultado: HOMENS, MULHERES 
                                                 Teste
                                                  máximo da ACSM (bicicleta),
                                                  1980 
   Este teste se inicia com carga zero Watts com velocidade de
60 rpm; estágios múltiplos.; expresso em L/1/min. Os incrementos
de carga devem ser a cada 2 minutos. 
Escolher a fórmula para se achar o VO² máx. de acordo com
  o tipo de bicicleta:
                                                Mecânica:
                                                  VO²max: (kpm x 2)+ 300/
                                                  peso(kg) = VO² em ml 1/(kg.min)
                                                  Eletromagnética: VO²max: (kpm x 2)+ 300/peso(kg) = VO² em
  ml 1/(kg.min) 
  
  W=carga em Watts
  kpm= carga em kpm
  
  Resultado: HOMENS, MULHERES 
                                                 Teste
                                                  máximo de Margaria e
                                                  col, 1963
   Este teste é a relação entre a potência
aeróbica máxima e o desempenho na corrida. Foi estabelecido que
na corrida, o custo da manutenção da velocidade por kg de peso
e por metro percorrido é uma constante, independente da velocidade dentro
dos valores máximos de velocidade para os quais se pode chegar ao steady-state.
Este custo fica em torno de 1 kcal.1/kg.1/m correndo no plano ou 0,2 ml.1/kg.1/m
de O² . O valor de 6 ml.1/kg./1/min corresponde ao VO² não envolvido
na corrida (consumido), mas o consumo basal do indivíduo.
                                                D
                                                    (distância
                                                  máxima percorrida) =
                                                  5 (VO²max - 6) x Tempo
                                                  (min)
                                                Quando
                                                    se corre determinada distância
                                                  em velocidade máxima,
                                                  deve ser levada em conta a
                                                  energia derivada da glicose,
                                                  além da derivada da
                                                  oxidação. A energia
                                                  da glicose é equivalente
                                                  em média, ao consumo
                                                  máximo de 0² em
                                                  1 minuto de esforço.
                                                  Aplicando-se este raciocinio
                                                  na equação acima,
                                                  chegamos a conclusão:
                                                D
                                                    (distância
                                                  máxima percorrida em
                                                  metros não inferior
                                                  a 1000m) = 5 (VO²max -
                                                  6) Tempo (min) + 5 VO²max
                                                  
                                                  Obs: No teste para se achar
                                                  o VO² máx., o atleta deve correr com
  a maior velocidade possível, constante e no menor tempo.
  
  Resultado: HOMENS, MULHERES 
  
  Fonte dos testes:
  Pini, M.C. Fisiologia Esportiva - 1983
  Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte-Paulo E. Carnaval
  - Sprint
  A prática da avaliação Física - José Fernandes
  Filho - Shape