|
|
Domingo 26/01/2025 03:01:33 |
|
|
Resumo enviado em 03/07/2012 01:26:34 por NARCISO MAURICIO DOS SANTOS |
A utilização do seminário como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. |
Resumo:
Sabe-se que ao longo da história, a Educação Física priorizou os conteúdos em uma dimensão quase exclusivamente procedimental. Diante deste quadro, o que se observa também em alguns cursos de formação profissional da mesma área, é que os currículos priorizam tratar dos assuntos ligados à disciplina, apenas na perspectiva do que se deve saber fazer - (dimensão procedimental); e desta forma, os professores acabam por apresentar dificuldades em trabalhar os conteúdos de forma conceitual, ou seja, o que se deve saber. Neste caso, os conteúdos estão diretamente ligados a conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes, organizados pedagógica e didaticamente. Neste mesmo enfoque, o que se percebeu no cotidiano da escola em evidência, após algumas observações de anos anteriores, é que os alunos estavam muito resistentes a iniciativas que incluíssem discussões sistematizadas sobre a dimensão conceitual e atitudinal nas aulas de Educação Física, tendo em vista essa cultura construída historicamente ao longo dos tempos. Assim sendo, adotou-se no planejamento da disciplina de Educação Física da Etec Adolpho Berezin – Mongaguá, desde o ano de 2006, tratarmos alguns assuntos considerados emergentes para a área, utilizando como estratégia o seminário. Pensando nas problemáticas apontadas, mais do que ensinar a fazer, os objetivos que permeiam esta prática pedagógica estão diretamente ligados aos contextos nos quais são esperados que os alunos atinjam e se classifiquem em: obter uma contextualização das informações, aprender a relacionar-se com os colegas respeitando o processo de ensino-aprendizagem e a diversidade de cada um, aproximar o aluno do processo de pesquisa e saber apropriar-se dos meios tecnológicos para facilitar o ensino. A justificativa para o desenvolvimento de seminários em uma disciplina específica vem ao encontro e contribui com o processo de reflexão, exigindo dos alunos disciplina, rigor, metodicidade e sistematização, fazendo avançar o saber. Assim sendo, é interessante verificar que o significado etimológico da palavra Seminário – “origina-se do latim seminariu, que significa viveiro de plantas onde se fazem sementeiras”. (FERREIRA, 1997, p.1567). Por sua vez, sementeira dá a idéia de proliferação daquilo que se semeia, o que levou a técnica do Seminário a significar a ocasião de semear ideias ou de favorecer sua germinação. A metodologia para essa proposta está centrada nos estudos de Veiga (1991), que considera uma das características essenciais do Seminário, promover a oportunidade dos alunos se desenvolverem no que se refere à investigação, crítica e independência intelectual. O conhecimento a ser assimilado e reelaborado é estudado e investigado pelo próprio aluno, como sujeito de seu processo de aprendizagem. O professor assume o papel de coordenador e o grupo da classe, debatedores. Enquanto técnica de ensino envolve elementos da aula expositiva e da dinâmica de grupo. Nesse contexto, o emprego do seminário como estratégia de ensino-aprendizagem implica três etapas: preparação, apresentação e avaliação (VEIGA, 1991). Como resultado desta proposta, é possível apontar alguns trabalhos significativos que tiveram grande repercussão para a região, onde os alunos após conclusão da proposta direcionada pela disciplina apresentam para a própria comunidade escolar e em outras unidades estaduais, principalmente na ocasião de divulgação do vestibulinho.
Palavras – chave: Educação Física. Seminário. Ensino-aprendizagem. |
|
|
Instituição:
CENTRO PAULA SOUZA - JUNDIAÍ (SP)
|
Outras informações:
O referido trabalho foi apresentado na modalidade comunicação oral no 1º SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO - REFLEXÕES E PRÁTICAS realizado no dia 22 de julho de 2010 na ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, cidade de Jundiaí |
|
|
|
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos
reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|
Construído pela Casa de Bytes
|
|