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Resumo enviado em 03/07/2012 00:56:15 por NARCISO MAURICIO DOS SANTOS |
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: DO PASSADO HISTÓRICO AOS DIAS ATUAIS |
Resumo:
Formar profissionais para a Educação é um assunto polêmico e estudado por muitos autores (as), dentre eles (as), Alarcão (1996), Fischmann (1986), e Gatti (1997), onde expõem direcionamentos para a proposta nos seus conteúdos. Também indicam necessidades emergentes pensando na formação de um profissional de caráter amplo, pleno domínio e compreensão da realidade do seu tempo, com tendências a uma consciência crítica reflexiva, permitindo interferir significativamente, transformando situações inusitadas na escola, no cenário educacional, e na sociedade. Sendo assim, a formação profissional do professor, deve possibilitar de forma geral e especifica, seu desenvolvimento como pessoa, profissional e cidadão. Para a formação em Educação Física, tanto na licenciatura ou bacharelado, as relações de gênero que permearam esse campo durante seu trajeto até os dias atuais, denotam uma atenção redobrada, pois o processo se remetia numa estrutura de dois anos com ênfase nos aspectos biológicos e técnicos, ou seja, conhecimentos sobre o corpo humano e os relacionados às ginásticas e esportes, e isso, caracterizando a figura masculina como prioridade aos cursos. Lentamente, estudos sobre gênero exigem descrições minuciosas e passam a incorporar explicações acerca do lugar e das relações de homens e mulheres numa sociedade, analisando não apenas seus sexos, mas tudo aquilo que socialmente se constrói com base nesses aspectos, e como isso pode interferir nestas construções sociais. Considerando esses pressupostos, este trabalho de pesquisa tem como objetivos, investigar e contextualizar as questões de gênero que envolveu e direcionou a formação acadêmica de professoras de Educação Física, cada qual em seus cursos e épocas distintas. Na busca de respostas e argumentos para esclarecer questões em torno da formação profissional e relações de gênero, a pesquisa foi realizada com professoras que lecionam Educação Física para a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino médio. Assim, priorizou-se entrevistar três de cada modalidade de ensino, totalizando doze, vinculadas a escolas estaduais e municipais da Baixada Santista/SP. Nesta perspectiva, escolheu-se como procedimento metodológico o estudo descritivo com análise qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas. Portanto, considerou-se necessário analisar as concepções de gênero que conduziu a formação dessas professoras, pois acredita-se perpassar por um processo histórico e social. Os Resultados demonstraram com base nos depoimentos, que as diferenças entre o masculino e o feminino sempre vão existir e não podem ser negadas, mas neutralizadas com ações formativas pedagógicas. Daí a necessidade de uma formação acadêmica privilegiando tais anseios. Constatou-se a necessidade de estudos relacionados às questões de gênero associando-os aos conteúdos da Educação Física na escola e em seus sub campos. Observou-se também, a importância em fortalecer questões desse âmbito na formação acadêmica, principalmente para os cursos onde o ponto de partida e chegada é a área escolar. Para finalizar, destaca-se deixar claro aos professores, de modo geral, em suas reflexões e habilidades, que as práticas educativas e o esporte dentro da escola como conteúdos, explicitam valores sexistas, neste caso prevalecendo à figura masculina, com isso, precisando urgentemente ser trabalhado nas reflexões após as aulas, onde a figura feminina se faça presente. O convívio com o outro sexo é inevitável e muitas vezes essa relação é conflituosa e desigual, tanto por parte dos professores (as), como dos alunos (as), no entanto, não devem ser vistos como obstáculo. Precisam vir à tona, ser discutidos de igual para igual, mesmo que as diferenças existam. Portanto, é preciso olhares atentos as questões ligadas ao gênero, principalmente no perfil formativo dos (as) novos (as) profissionais que atuarão no contexto da escola.
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Instituição:
UMESP/NEPEF-UNESP/Rio Claro - FLORIANÓPOLIS (SC)
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Outras informações:
O referido trabalho foi apresntado na Universidade Federal de Santa Catarina na data de 17/05/2012 no evento intitulado SEPEF, cujo tema central intitulou-se:
Formação Profissional e Campo de Trabalho na Educação Física - Formação inicial, continuada e intervenção profissional.
O trabalho encontra-se na integra no livro: A EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS DESAFIOS: FORMAÇÃO, INTERVENÇÃO E DOCÊNCIA.
Organização: Samuel de souza Neto; Dagmar Hanguer e Alexandre Janotta Drigo. Editora CRV - Curitiba - Brasil, 2011
Páginas: 39-55
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