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Resumo enviado em 01/01/2010 21:33:36 por Mario Roberto Guagliardi Júnior |
PREVALÊNCIA HEMISFÉRICA CEREBRAL E PERFIL PSICOMOTOR EM CRIANÇAS PRATICANTES DE GINÁSTICA OLÍMPICA |
Resumo:
Desde a mais tenra idade, a criança deve ser incentivada a exercitar sua coordenação motora através de exercícios físicos apropriados à sua idade e que proporcionem o aumento do seu repertório motor. Sendo assim, a ginástica olímpica pode se incluir como uma atividade útil para tal objetivo. A importância deste trabalho dá-se em função da deficiência dos métodos utilizados hoje em dia para treinamento de atletas que priorizam apenas o treinamento das capacidades físicas relacionadas à performance ,negligenciando muitas vezes o treinamento das habilidades mentais. O projeto de Pesquisa foi submetido e aprovado ao “Conselho de Ética em Pesquisa da Universidade Castelo Branco”, atendendo às Normas Sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, que constam na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, de 10 de Outubro de 1996. Esta pesquisa se norteou através da avaliação motora comparativa entre 2 grupos de crianças e a analise do seu processamento hemisférico funcional: grupo A - praticantes de ginástica olímpica com um mínimo de um ano de prática, com duas horas semanais de treino e estimulação associada à prática mental de 3 gestos técnicos; grupos B - praticantes de ginástica olímpica com um mínimo de um ano de prática, com duas horas semanais de treino (grupo controle). Foram realizados testes de laboratório e campo que pudessem traduzir a prevalência hemisférica e a aptidão motora das crianças: equilíbrio “Flamingo Balance Test”, de força explosiva “Vertical Jump”, de agilidade motora “Shuttle Run” e de “dominância hemisférica” CLEM, que fossem testadas suas habilidades e comparadas entre os dois grupos. A pesquisa foi de delineamento experimental e o resultado obtido analisado através do programa SPSS 15 onde se usaram as ferramentas descritivas média, desvio padrão e escores máximos e mínimos, para estatística inferencial se adotou a ferramenta ANOVA com valor p<0.05. Os resultados obtidos mostraram melhoras no grupo A em relação ao B. Conclui-se que a prática mental se mostra uma ferramenta promissora para uma performance motora favorável. |
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Instituição:
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - Rio de Janeiro (RJ)
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Outras informações:
Dissertação de Mestrado Apresentada ao Programa Stricto Sensu em Ciência da Motricidade Humana da Universidade Castelo Branco como requisito à obtenção do título de Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Orientador: Professor Dr. Vernon Furtado da Silva. Co-orientador:Professor Dr. André Luis dos Santos Silva. |
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