|
|
Quinta 21/11/2024 09:11:58 |
|
|
Resumo enviado em 02/12/2009 23:01:55 por SILVIO PINHEIRO DE SOUZA |
O TENIS NAS ESCOLAS: DIAGNÓSTICO DA NECESSIDADE E PERSPECTIVAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO |
Resumo:
Partindo-se da premissa de que as aulas de educação física devem incorporar as diferentes práticas corporais oriundas das diferentes manifestações culturais da comunidade, este estudo, com características descritivas, teve como objetivo verificar a possibilidade das escolas municipais de Arapongas, PR incluir o tênis de campo como atividade regular das suas aulas de Educação Física e em que condições esta modalidade esportiva poderia ser implantada na escola. Para isso, quatorze diretores e dezessete professores de educação física, pertencentes às escolas municipais daquele município foram questionados a respeito. Os resultados demonstraram que os conteúdos mais priorizados nas escolas pesquisadas têm sido a dança, o futsal e a ginástica sendo a escolha dessas atividades feita pelo próprio professor ou em conjunto com a direção das escolas. O material esportivo, recebido do Estado ou do Município, é insuficiente até mesmo para as suas próprias aulas e para atender ao esporte escolar. De forma geral, as escolas municipais de arapongas carecem de adaptações nas instalações já existentes, pois, contam com apenas uma quadra poliesportiva e não oferecem atividades no período do contra turno escolar. Assim sendo, a partir de instalações e de materiais adaptados, o tênis poderia ser inserido nas escolas municipais de arapongas tanto na disciplina de educação física escolar, quanto no contra turno em conjunto com a proposta pedagógica do professor, da Secretaria Municipal de Educação ou em projetos especificamente formulados para tal. |
|
|
Instituição:
CESUMAR - MARINGÁ (PR)
|
Outras informações:
|
|
|
|
|:::: Cooperativa do Fitness - Todos os direitos
reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|
Construído pela Casa de Bytes
|
|