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Sáb, 17/1/09 9:52

IDOSOS

A VELHICE SEGUNDO FREUD AMPARADA PELA EDUCAÇÃO FÍSICA GERONTOLÓGICA
Profª. Ms. Érica Verderi


   "Meus 70 anos me ensinaram a aceitar a vida com alegre humildade". Freud, o grande explorador das profundezas da alma. Não existe outro mortal que, como Freud, tenha estado tão próximo de encontrar uma explicação para o insondável mistério do comportamento humano.
   "Ao tornarem a vida impossível, conforme envelhecemos, os deuses estão mostrando compaixão. Afinal, a morte nos parece menos intolerante do que as múltiplas cargas que suportamos".
Freud não admite que o destino o trate com especial dureza. E ao mesmo tempo ele diz. "Por que deveria esperar um tratamento especial? A velhice chega para todos. Não me rebelo contra a ordem universal. Afinal, vivi 70 anos, sempre tive o suficiente para comer. Desfrutei de muitas coisas, da camaradagem de minha mulher, de meus filhos, do pôr-do-sol.
   De vez em quando tenho a satisfação de apertar uma mão amiga. Em algumas ocasiões encontrei seres humanos que quase chegaram a me compreender. Que mais se pode pedir?"
Freud alcançou a fama, seu trabalho influenciou a literatura de todos os países.
   No entanto, ele dizia que, "a fama nos chega depois da morte e francamente, o que ocorrer depois da minha, não me preocupa. Não desejo a glória póstuma".
   "Minha velhice não é uma carga muito pesada. Meu trabalho ainda me dá prazer. Me satisfaz saber que a eterna moléstia de viver chega finalmente ao fim. Nossa vida é composta necessariamente de uma série de compromissos. É uma luta sem fim entre o ego e o seu entorno.
   O desejo de prolongar a vida além da natureza me parece absurdo. Não há razão para desejarmos viver mais tempo, mas são muitos os motivos para que queiramos fazê-lo com a menor quantidade possível de incômodos.
   Eu sou razoavelmente feliz, porque agradeço a ausência de dor e desfruto dos pequenos prazeres da vida, da presença de meus filhos e das minhas flores. É possível que a própria morte não seja uma necessidade biológica.    Talvez morramos porque desejamos morrer. Os desejos da morte e da vida convivem em nosso interior.
Biologicamente, cada ser vivo, por mais forte que arda nele o fogo da vida, tende ao nirvana, deseja que a febre chamada vida, chegue ao fim. Podemos jogar com a idéia de que a morte nos alcança porque a desejamos. Talvez pudéssemos vencer a morte, se não fosse pelo aliado que ela tem dentro de nós.
Algumas vezes me pergunto se não seríamos mais felizes sabendo menos dos processos que dão forma aos nossos    pensamentos e emoções ".


   Refletindo nestas afirmações, acredito que podemos identificar muitos personagens em nossa sala de aula que apresentam características similares aos pensamentos de Freud.
   Há os que esperam a morte chegar para alívio das múltiplas cargas que suportam.
   Há os que não admitem que o destino os trate com especial dureza.
   Há os que simplesmente esperam, afinal, a velhice chega para todos.
   Há os satisfeitos - Sempre tive o suficiente.
   Há os insatisfeitos que não tiveram a satisfação de apertar uma mão amiga.
   Há os que alcançaram fama e os que não.
   Há os que ainda trabalham. Há os aposentados.
   Há os que desejam a glória póstuma. Há os que não sabem o que é isto.
   Há os que tiveram uma vida cheia de compromissos e não viram o pôr-do-sol.
   Há os que lutam para prolongar a vida além da natureza.
   No entanto, há os que querem prolongar a vida, mas com a menor quantidade possível de incômodos.
   Há os que são razoavelmente felizes. Não possuem dor e desfrutam de pequenos prazeres da vida. Os conformados.
   Há os que vão morrer porque desejam morrer.
   Há os que vão morrer porque nascemos para morrer, caminham ao nirvana.
   Neste contexto, os parâmetros que norteiam a Educação Física Gerontológica nos tornam responsáveis em nosso compromisso diário com eles, estimulando o preenchimento das lacunas em cada posicionamento da velhice.
   Podemos concordar com Freud em algumas considerações - a morte é biológica. Mas nossa ideologia não considera a morte um suicídio encoberto.
   Nas considerações freudianas sobre sua velhice podemos identificar vários mistérios do comportamento humano das pessoas quando envelhecem.
   Certa de que encontramos todos estes personagens em cada um de nossos alunos, a Educação Física Gerontológica deve assumir o compromisso de atender esses personagens em seus anseios, necessidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e mostrar a cada um deles que a vida pode parecer menos intolerante e o destino pode lhe trazer um tratamento especial.
   Talvez possa estar sendo ousada, mas se Freud conhecesse os princípios da Educação Física Gerontológica, talvez olhasse a velhice por um prisma mais agradável e não pensasse que a eterna moléstia de viver chega finalmente ao fim.
   A EFG acredita no trabalho corporal como o estímulo da mente, o relaxamento e aprimoramento. Nesta ênfase do corpo com cada personagem nos trabalhos diários, trazer-lhes o equilíbrio do corpo e da mente.
   Neste ensaio, consideremos Freud na descoberta da personalidade de nossos alunos e a E.F.G. como o equilíbrio da vida e da morte.
   E em nossos encontros, façamos que eles vivam plenamente enquanto a morte não chega.

 

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