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Sáb, 5/6/10 23:34

Hidroginástica Deep-Water

Gasto Calórico do Deep-Water

Para calcular o gasto da atividade durante a aula, faça a operação abaixo:

(vigorosa)10 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

(lenta) 4 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.

ou clique aqui para calcular

OBS: Este valor foi calculado subjetivamente supondo-se ser mais intenso que a Hidro Shallow e comparando-se com atividades na água dentro das mesmas intensidades e padrões de movimento. Mas ainda não foram desenvolvidos estudos específicos para esta comprovação.

 Vantagens da Profundidade

Numa maior profundidade pode-se fazer movimentos mais livremente e flutuar com maior facilidade aumentando a resistência de membros superiores quando os braços são mantidos dentro da água.
   No fundo o corpo também tem menor aquecimento por ter maior contato da superfície da pele com água mais fria que o corpo e o calor e humidade do ambiente (locais húmidos).
   Com a maior profundidade, o corpo fica exposto em ambiente de gravidade quase zero, sem o problema do impacto sobre as articulações.


 Estrutura da Aula de Hidro Deep

   Orientação incial: O professor observa o equipamento de segurança da aula (cada aluno deve ter a capacidade de deslocar-se em posição vertical até a borda em caso de necessidade) e informa seu funcionamento se necessário e informa aos alunos do que vai ser feito naquela aula e esclarece pontos importantes para seu melhor desenvolvimento. ( 1')

   Aquecimento: (estabilização e ajuste) ( 3 - 10') Nesta parte da aula será dado exercícios de deslocamentos e exercícios básicos para movimentação do corpo com o equipamento e ensinando movimentos em flutuação, deslocamentos ou posição vertical para se adaptarem a temperatura da água e meio. O aluno vai praticar movimentos tendo cuidado com o alinhamento postural em várias posições e direções.

   Fase Aeróbia: (20 - 40') O propósito desta parte da aula é satisfazer o objetivo proposto pelo professor, se for o condicionamento aeróbico, o professor deverá desenvolver deslocamentos feitos com bom alinhamento postural e baixa intensidade, fazendo com que a temperatura e F.C subam gradativamente e lentamente. Caso o objetivo seja desenvolver força atingindo o sistema anaeróbico, deve buscar preencher o tempo com exercícios com pouca repetição e alta velocidade, sem ou com sobrecarga de acordo com o nível de cada aluno. O professor pode combinar os dois objetivos dentro desta parte da aula.

   Resfriamento: (3'-5')Tem o propósito de diminuir a F.C com movimentos simples e de pouca intensidade , preparando para a volta a calma (como exercícios em flutuação). Neste momento pode ser dado relaxamentos, brincadeiras ou simplesmente deslocamentos .

   Alongamentos: (5') Desenvolver nesta parte da aula a flexibilidade nos alunos com alongamentos para os grandes grupos musculares e relaxamento do corpo, na parte rasa da piscina para que o corpo se acostume a gravidade e adápte a F.C. podem ser feitos movimentos simples sem flutuação ou equipamentos de sobrecarga.

Fonte: (AFAA, 1995)

Métodos de Monitorização da Frequência Cardíaca

   Existem muitas controvérsias hoje em dia sobre o melhor método de monitoramento da frequência cardíaca dentro da água.

   Estudiosos recomendam o uso da *Tabela de Borg de Percepção Subjetiva do Esforço durante as aulas, que apesar de ser subjetiva parece ser a forma mais fidedígna para medir o grau de esforço, devido ao corpo perde calor muito fácil na água . Parar para medir a F.C fará com que obtenha valores irreais de mensuração e além do método parecer ser mais fácil e prático para os alunos que não terão de parar o movimento para se auto-avaliarem.

Índice (Escala) de Percepção Subjetiva do Esforço (Borg)

MODO A
MODO B
6
-
-
7
muito, muito fraco
muito, muito fácil
8
-
-
9
muito fraco
muito fácil
10
-
-
11
leve
razoavelmente fácil
12
-
-
13
moderado
bastante difícil
14
-
-
15
forte
difícil
16
-
-
17
muito forte
muito difícil
18
-
-
19
muito, muito forte
muito, muito difícil
20
-
-

   Sendo a intensidade do esforço ditada pelo nível de cada um, o aluno deve utilizar a tabela como parâmetro para determinar seu grau de esforço nos exercícios durante a aula. Existem estudos que comprovam a relação da percepção de esforço com a frequência cardíaca (ex: 20 quer dizer aproximadamente 200 bpm). O professor terá que treinar os alunos na captação do que representa um movimento forte ou fraco para eles, ao invés de pedir que sigam os batimentos da música. Leva tempo e intuição dos mesmos.
Ex: Se o professor desejar que seus alunos trabalhem no início da aula em moderado deve pedir que os alunos se concentrem nesta qualidade de esforço-13. E se no alge da aula desejar que a frequência suba ou desça, deve pedir que trabalhem em 17 ou 13, desenvolvendo o objetivo desejado.

Outros parâmetros para se monitorar a frequência são usados na atualidade:

   AFAA recomenda, que devemos diminuir de 10% à 15% da frequência cardíaca achada do lado de fora para descobrirmos nossa Zona Alvo de Treinamento na água, ou seja, 220-idade - 15% = F.C na água.

Segundo Mercês Nogueira, para se estabelecer a Frequência de Repouso na água e F.C. Máxima fazemos o seguinte teste:

   F.C de repouso ná água: mede-se a frequência do lado de fora da piscina com um frequencímetro ou manualmente (por 6" (condicionados), 10-15" (idosos) e depois multiplicamos por 10, 6 ou 4 (de acordo com o tempo escolhido) e (ou diretamente por um tempo de 1') e repete-se o mesmo dentro da água sem movimentação. Diminui-se o valor da F.C encontrada fora da água pela dentro da água (Kruel,1994) - F.C.M= 220-idade - (F.C repouso fora da água - de F.C. repouso na água). De posse dos valores empregamos na fórmula abaixo e em seguida calculamos a Zona Alvo de Treinamento para pessoas normais, ou seja, os que não utilizam medicamentos para controle da Frequência Cardíaca. Pode-se utilizar, também, os valores do quadro de bradicardia de acordo com a profundidade.

   Outros autores indicam diminuir 12, 13 até 32 na frequência cardíaca normal, mas estudos desenvolvidos por Prof. Kruel, 1994 da UFRGS, comprovaram existir uma modificação da frequência (bradicardia) de acordo com a profundidade da água e Frequência Cardíaca Inicial.

ou

F.C.M= 220-idade - F.C. de repouso na água (bradicardia *quadro)

*
Bradicardia e Profundidade da Água no Corpo
F.C. Inicial
Quadris
Umbigo
Xifóide
Ombros
Pescoço
60-59
-2.0
-3.0
-6.0
-7.0
-7.0
60-69
-3.8
-6.0
-8.0
-7.6
-4.0
70-79
-8.0
-11.0
-12.2
-15.1
-14.6
80-89
-9.4
-13.1
-17.1
-15.4
-15.0
90-99
-11.4
-14.9
-18.5
-18.1
-23.1
100-109
-9.9
-12.9
-18.1
-20.3
-17.1
110-120
-13.5
-27.5
-29.5
-26.5
-27.0

Para calcular a Zona Alvo de Treinamento, multiplique 65% e 85% para indivíduos normais e 40% - 60% para cardíacos (aumentando o tempo de atividade e diminuindo a intensidade do exercício), sobre este valor abaixo:
220 - idade - bradicardia = F.C.Máxima na profundidade estabelecida

   Frequência Cardíaca Máxima (FCM) = 220 - idade da pessoa (Karvonen e col., 1957) - margem de abrangência + ou - 10 até 25 anos e a partir de 25 permite-se uma abrangência maior de - 12(limite inferior) ou + 12 (limite superior) . Exemplo: FCM =200, abrangência de 210 limite superior e 190 limite inferior . *Conclusão= FCM pode oscilar de 190 a 210.

F.C. Treinamento na H²O :
Limite Inferior = {(FCM inferior - F.C repouso na água) X %T } + de F.C. repouso na água
Limite Superior = {(FCM superior - F.C repouso na água) X %T } + de F.C. repouso na água

Como monitorar a FC para obter benefícios físicos:
70-85% da FCM
55 a 70% da FCM
abaixo de 55%
É a zona adequada para melhorar o desempenho cardiovascular

É a zona adequada para queimar gordura e perder peso

Quase não traz benefícios para os praticantes de atividades físicas

   Para calcular a Zona Alvo de Treinamento segundo as Recomendações do ACMS para prescrição de Atividade física - Guidelines 2000 . Para melhoras significativas no VO² máx, praticar exercícios que envolvam grandes grupos musculares por períodos prolongados, aeróbios e ritmados (nadar, caminhar, correr, etc...)

Intensidade do Exercício:
55% e 65% a 90% da FCM
40% e 50% até 85% da FCmáxima de Reserva ou da Reserva de VO² máx (RVO² máx)

Indivíduos fisicamente Ativos:
70% a 85% da FCM ou 60-80% da FCmáxima de Reserva ou (RVO² máx)

Indivíduos com nível de aptdião física inicial muito baixo:
55% a 64% da FCM ou 40% a 49% da FCmáxima de Reserva ou (RVO² máx)



Quem Se Beneficia Com o Deep-water?

Todos se sentem desafiados com a aula por exigir um equilíbrio corporal e ser bastante intensa;
Corredores profissionais conseguem melhorar seu tempo e condicionamento sem adicionar impacto;
Indivíduos com excesso de peso queimam gordura em segurança;
Indivíduos lesionados adquirem condicionamento e força enquanto se reabilitam;
Fisiculturistas elevam o VO2 ao mesmo tempo que reabilitam a musculatura super treinada.
Mulheres grávidas mantêm uma frequência cardíaca baixa para a segurança do bebê e também minimizam o estresse nas articulações "abertas";
Indivíduos com esclerose múltipla mantêm temperatura mais baixa e segurança nos treinamentos;
Indivíduos com problemas articulares como artrite, experimentam um rejuvenescimento nas mesmas;
Indivíduos que não sabem nadar , tem contato com águas profundas com segurança.

Fonte: (AFAA, 1995)

 

 

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