Sáb, 5/6/10  23:34
            
            Hidroginástica Deep-Water
            Gasto Calórico
                do Deep-Water 
                
              Para calcular o gasto da atividade
              durante a aula, faça a operação
  abaixo:
            (vigorosa)10 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em
              min./60min.
            (lenta) 4 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min./60min.
            ou clique aqui para calcular
             OBS: Este
                valor foi calculado subjetivamente supondo-se ser mais intenso
                que
                  a Hidro Shallow e
                comparando-se com atividades na água
                dentro das mesmas intensidades e padrões de movimento. Mas
                ainda não foram desenvolvidos estudos específicos para
                esta comprovação. 
            
             Vantagens
            da Profundidade 
            Numa maior profundidade
              pode-se fazer movimentos mais
            livremente e flutuar com maior facilidade aumentando a resistência
            de membros superiores quando os braços são mantidos
            dentro da água.
   No fundo o corpo também tem menor aquecimento por ter
maior contato da superfície da pele com água mais fria que o corpo
e o calor e humidade do ambiente (locais húmidos).
   Com a maior profundidade, o corpo fica exposto em ambiente
de gravidade quase zero, sem o problema do impacto sobre as articulações.
            
              
 Estrutura da Aula de Hidro Deep 
                 Orientação
                incial: O professor observa
                o equipamento de segurança da aula (cada aluno deve ter a capacidade de deslocar-se
      em posição vertical até a borda em caso de necessidade)
      e informa seu funcionamento se necessário e informa aos alunos do
      que vai ser feito naquela aula e esclarece pontos importantes para seu
      melhor desenvolvimento.
      ( 1') 
             
               Aquecimento: (estabilização
              e ajuste) ( 3 - 10') Nesta parte da aula será dado exercícios
              de deslocamentos e exercícios básicos para movimentação
              do corpo com o equipamento e ensinando movimentos em flutuação,
              deslocamentos ou posição vertical para se adaptarem
              a temperatura da água e meio. O aluno vai praticar movimentos
              tendo cuidado com o alinhamento postural em várias posições
              e direções.
               Fase
                Aeróbia: (20 - 40')
              O propósito desta parte da aula é satisfazer o objetivo
              proposto pelo professor, se for o condicionamento aeróbico,
              o professor deverá desenvolver deslocamentos feitos com
              bom alinhamento postural e baixa intensidade, fazendo com que a
              temperatura e F.C subam gradativamente e lentamente. Caso o objetivo
              seja desenvolver força atingindo o sistema anaeróbico,
              deve buscar preencher o tempo com exercícios com pouca repetição
              e alta velocidade, sem ou com sobrecarga de acordo com o nível
              de cada aluno. O professor pode combinar os dois objetivos dentro
              desta parte da aula.
               Resfriamento: (3'-5')Tem o propósito
              de diminuir a F.C com movimentos simples e de pouca intensidade
              , preparando para a volta a calma (como exercícios em flutuação).
              Neste momento pode ser dado relaxamentos, brincadeiras ou simplesmente
              deslocamentos . 
               Alongamentos: (5') Desenvolver
              nesta parte da aula a flexibilidade nos alunos com alongamentos
              para os grandes grupos musculares e relaxamento do corpo, na parte
              rasa da piscina para que o corpo se acostume a gravidade e adápte
              a F.C. podem ser feitos movimentos simples sem flutuação
              ou equipamentos de sobrecarga.
            Fonte: (AFAA, 1995)
            Métodos de Monitorização
            da Frequência Cardíaca
               Existem muitas controvérsias hoje em dia sobre o melhor
  método de monitoramento da frequência cardíaca dentro da água.
               Estudiosos recomendam o uso da
              *Tabela de Borg de Percepção Subjetiva do Esforço
              durante as aulas, que apesar de ser subjetiva parece ser a forma
              mais fidedígna para medir o grau de esforço, devido
              ao corpo perde calor muito fácil na água . Parar
              para medir a F.C fará com que obtenha valores irreais de
              mensuração e além do método parecer
              ser mais fácil e prático para os alunos que não
              terão de parar o movimento para se auto-avaliarem.
             Índice
                (Escala) de Percepção Subjetiva do Esforço
                (Borg)
            
              
                
                  | 
                       
                   | 
                  
                     MODO A 
                   | 
                  
                     MODO B  
                   | 
                
                
                  | 
                     6 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     7 
                   | 
                  
                     muito, muito
                      fraco 
                   | 
                  
                     muito, muito
                      fácil 
                   | 
                
                
                  | 
                     8 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     9 
                   | 
                  
                     muito fraco 
                   | 
                  
                     muito fácil 
                   | 
                
                
                  | 
                     10 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     11 
                   | 
                  
                     leve 
                   | 
                  
                     razoavelmente
                    fácil 
                   | 
                
                
                  | 
                     12 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     13 
                   | 
                  
                     moderado 
                   | 
                  
                     bastante
                      difícil 
                   | 
                
                
                  | 
                     14 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     15 
                   | 
                  
                     forte 
                   | 
                  
                     difícil 
                   | 
                
                
                  | 
                     16 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     17 
                   | 
                  
                     muito forte 
                   | 
                  
                     muito difícil 
                   | 
                
                
                  | 
                     18 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
                
                  | 
                     19 
                   | 
                  
                     muito, muito
                      forte 
                   | 
                  
                     muito, muito
                    difícil 
                   | 
                
                
                  | 
                     20 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                  
                     - 
                   | 
                
              
                 Sendo
                a intensidade do esforço
                ditada pelo nível de cada um, o aluno deve utilizar a
                tabela como parâmetro para determinar seu grau de esforço
                nos exercícios durante a aula. Existem estudos que comprovam
                a relação da percepção de esforço
                com a frequência cardíaca (ex: 20 quer dizer aproximadamente
                200 bpm). O professor terá que treinar os alunos na captação
                do que representa um movimento forte ou fraco para eles, ao invés
                de pedir que sigam os batimentos da música. Leva tempo
                e intuição dos mesmos. 
                Ex: Se o professor
                  desejar que seus alunos trabalhem no início da aula
                  em moderado deve pedir que os alunos se concentrem nesta qualidade
                  de esforço-13. E se no alge
                da aula desejar que a frequência suba ou desça,
                deve pedir que trabalhem em 17 ou 13, desenvolvendo o objetivo
                desejado.
              Outros
                  parâmetros para se monitorar a
                frequência são usados na atualidade:
                 AFAA recomenda, que devemos
                diminuir de 10% à 15% da frequência cardíaca
                achada do lado de fora para descobrirmos nossa Zona Alvo de Treinamento
                na água, ou seja, 220-idade - 15% = F.C na água. 
              Segundo Mercês Nogueira, para se estabelecer
                a Frequência de Repouso na água e F.C. Máxima
                fazemos o seguinte teste:
                  
   F.C de repouso ná água: mede-se a frequência
do lado de fora da piscina com um frequencímetro ou manualmente (por 6" (condicionados),
10-15" (idosos) e depois multiplicamos por 10, 6 ou 4 (de acordo com o tempo
escolhido) e (ou diretamente por um tempo de 1') e repete-se o mesmo dentro da água
sem movimentação. Diminui-se o valor da F.C encontrada fora da água
pela dentro da água (Kruel,1994) - F.C.M= 220-idade - (F.C repouso fora
da água - de F.C. repouso na água). De posse dos valores empregamos
na fórmula abaixo e em seguida calculamos a Zona Alvo de Treinamento para
pessoas normais, ou seja, os que não utilizam medicamentos para controle
da Frequência Cardíaca. Pode-se utilizar, também, os valores
do quadro de bradicardia de acordo com a profundidade.
              
                 Outros autores indicam diminuir
                12, 13 até 32 na frequência cardíaca normal,
                mas estudos desenvolvidos por Prof. Kruel, 1994 da UFRGS, comprovaram
                existir uma modificação da frequência (bradicardia)
                de acordo com a profundidade da água e Frequência
                Cardíaca Inicial.
              ou 
                
                F.C.M= 220-idade - F.C. de repouso
              na água (bradicardia *quadro) 
              
                
                  | 
                     * 
                   | 
                  
                     Bradicardia
                        e Profundidade da Água
                      no Corpo 
                   | 
                
                
                  | 
                     F.C. Inicial 
                   | 
                  
                     Quadris 
                   | 
                  
                     Umbigo 
                   | 
                  
                     Xifóide 
                   | 
                  
                     Ombros 
                   | 
                  
                     Pescoço 
                   | 
                
                
                  | 
                     60-59 
                   | 
                  
                     -2.0 
                   | 
                  
                     -3.0 
                   | 
                  
                     -6.0 
                   | 
                  
                     -7.0 
                   | 
                  
                     -7.0 
                   | 
                
                
                  | 
                     60-69 
                   | 
                  
                     -3.8 
                   | 
                  
                     -6.0 
                   | 
                  
                     -8.0 
                   | 
                  
                     -7.6 
                   | 
                  
                     -4.0 
                   | 
                
                
                  | 
                     70-79 
                   | 
                  
                     -8.0 
                   | 
                  
                     -11.0 
                   | 
                  
                     -12.2 
                   | 
                  
                     -15.1 
                   | 
                  
                     -14.6 
                   | 
                
                
                  | 
                     80-89 
                   | 
                  
                     -9.4 
                   | 
                  
                     -13.1 
                   | 
                  
                     -17.1 
                   | 
                  
                     -15.4 
                   | 
                  
                     -15.0 
                   | 
                
                
                  | 
                     90-99 
                   | 
                  
                     -11.4 
                   | 
                  
                     -14.9 
                   | 
                  
                     -18.5 
                   | 
                  
                     -18.1 
                   | 
                  
                     -23.1 
                   | 
                
                
                  | 
                     100-109 
                   | 
                  
                     -9.9 
                   | 
                  
                     -12.9 
                   | 
                  
                     -18.1 
                   | 
                  
                     -20.3 
                   | 
                  
                     -17.1 
                   | 
                
                
                  | 
                     110-120 
                   | 
                  
                     -13.5 
                   | 
                  
                     -27.5 
                   | 
                  
                     -29.5 
                   | 
                  
                     -26.5 
                   | 
                  
                     -27.0 
                   | 
                
              
              Para calcular a Zona Alvo
                  de Treinamento, multiplique 65% e 85% para indivíduos normais e 40% - 60% para cardíacos
                (aumentando o tempo de atividade e diminuindo a intensidade do
                exercício), sobre este valor abaixo:
                220 - idade - bradicardia = F.C.Máxima na profundidade
                estabelecida
                  
   Frequência Cardíaca Máxima (FCM) = 220
- idade da pessoa (Karvonen e col., 1957) - margem de abrangência + ou
- 10 até 25 anos e a partir de 25 permite-se uma abrangência maior
de - 12(limite inferior) ou + 12 (limite superior) . Exemplo: FCM =200, abrangência
de 210 limite superior e 190 limite inferior . *Conclusão= FCM pode oscilar
de 190 a 210. 
            
                
                  | 
                     F.C.
                        Treinamento na H²O : 
                   | 
                
                
                  | Limite
                      Inferior = {(FCM inferior - F.C repouso na água) X %T } + de F.C. repouso na água  | 
                
                
                  | Limite
                      Superior = {(FCM superior - F.C repouso na água) X %T } + de F.C. repouso na água | 
                
              
              
              
              
                
                  | 
                     Como
                        monitorar a FC para obter benefícios
                      físicos: 
                   | 
                
                
                  | 
                     70-85% da FCM 
                   | 
                  
                     55 a 70% da FCM 
                   | 
                  
                     abaixo de 55% 
                   | 
                
                
                  | 
                     É a
                        zona adequada para melhorar o desempenho cardiovascular  
                   | 
                  
                    
                      É a zona adequada
                          para queimar gordura e perder peso 
                     
                   | 
                  
                     Quase
                        não traz benefícios
                      para os praticantes de atividades físicas 
                   | 
                
              
              
              
                 Para calcular a Zona Alvo de
                Treinamento segundo as Recomendações do ACMS para
                prescrição de Atividade física - Guidelines
                2000 . Para melhoras significativas no VO² máx, praticar
                exercícios que envolvam grandes grupos musculares por
                períodos prolongados, aeróbios e ritmados (nadar,
                caminhar, correr, etc...)
                  
                  Intensidade do Exercício:
                  55% e 65% a 90% da FCM
                  40% e 50% até 85% da FCmáxima de Reserva ou da Reserva de VO² máx
    (RVO² máx)
                  
                  Indivíduos fisicamente
                  Ativos:
                  70% a 85% da FCM ou 60-80% da FCmáxima de Reserva ou (RVO² máx)
                  
                  Indivíduos com nível de aptdião física
                  inicial muito baixo:
                  55% a 64% da FCM ou 40% a 49% da FCmáxima de Reserva ou (RVO² máx)
                  
                  
                  Quem Se Beneficia Com o Deep-water?
              
              
Todos
                    se sentem desafiados com a aula por exigir um equilíbrio
                    corporal e ser bastante intensa;
                    
Corredores profissionais
                conseguem melhorar seu tempo e condicionamento sem adicionar impacto;
                
Indivíduos
                com excesso de peso queimam gordura em segurança;
                
Indivíduos
                lesionados adquirem condicionamento e força enquanto se
                reabilitam;
                
Fisiculturistas
                elevam o VO2 ao mesmo tempo que reabilitam a musculatura super
                treinada.
                
Mulheres grávidas
                mantêm uma frequência cardíaca baixa para a
                segurança do bebê e também minimizam o estresse
                nas articulações "abertas";
                
Indivíduos
                com esclerose múltipla mantêm temperatura mais baixa
                e segurança nos treinamentos;
                
Indivíduos
                com problemas articulares como artrite, experimentam um rejuvenescimento
                nas mesmas;
                
Indivíduos
                que não sabem nadar , tem contato com águas profundas
                com segurança.
              Fonte: (AFAA, 1995)