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Qui, 8/1/09 10:27

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

INTRODUÇÃO

    Nos últimos 10 anos o treinamento de força para crianças esta tendo grande aceitação entre os profissionais da Educação Física, Médicos e Cientistas.
    As crianças estão amadurecendo constantemente, e o que não é apropriado para um pré-púbere, pode ser apropriado para um adolescente.
    As preocupações sérias dos pais, professores, treinadores e profissionais científicos, são obscuras, por muitos conceitos falsos e por profissionais desinformados a respeito do treinamento de força, seus perigos e como ele pode ser adaptado para os jovens. ( Hamil, 1994, Kraemer e Fleck, 1993)
    A literatura experimental fala sobre o treinamento e indica comprimento reduzido de ossos em ratos e camundongos expostos à natação ou corridas forçadas." Não há dados humanos disponíveis".

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

FAIXAS ETÁRIAS
· Criança = 7 aos 11 anos.
· Pré-adolescência = 11 aos 13 anos .
· Fase da puberdade para adolescência = 14 aos 15 anos .
· Adolescência = 13 aos 17 anos.
· Adulto = 17 aos 25 anos.

    O crescimento acentuado do músculo no treinamento de força pode ocorrer depois da adolescência, quando os perfis hormonais de homens e mulheres ( adultos ) começam a surgir.
    Nos homens da puberdade para adolescência há influência da testosterona. E após a puberdade com o treinamento de força pode ocorrer o aumento da massa muscular além do crescimento normal.
    Sabe-se que não são possíveis em crianças pequenas o crescimento além do normal da massa muscular ( Imaturidade do Sistema Hormonal ). É importante que não seja prescrito hipertrofia muscular como objetivos.
    Alguns meninos pequenos ( 7 aos 13 anos ) como fisicamente eles não desenvolvem seus músculos além do normal, por verem os mais velhos ( 14 a 17 anos ) querem também ter mais músculos e definições. Só que eles precisam ter paciência e à medida que crescem e passam pela puberdade, os aumentos musculares, especialmente nos homens, são biologicamente plausíveis.
    Quando uma criança entra na adolescência (em torno dos 14 ou mais anos), ocorrem ganhos em tamanho muscular, tendo que avaliar o objetivo individual, especialmente para os rapazes e moças entre 14 e 15 anos (fase da puberdade para a adolescência) devido às diferenças típicas de amadurecimento.
    O crescimento ósseo cessa variando de cada osso, mas geralmente ele termina em torno dos 18, 20 anos de idade. Pois ao término do crescimento as placas se ossificam (endurecem com o cálcio) e desaparecem.


DESENVOLVIMENTO DA FORÇA MUSCULAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: HIPERTROFIA, FORÇA E RML
    No final da década de 1970 os opositores ao treinamento de força para criança, deduziram que não havia ganho de força ou aumento da massa muscular além do normal nos pré-púberes ( pré-adolescência ). Nos primeiros estudos realizados em crianças não ocorreu ganhos de força ( Vrijens, 1978 ).
    Diligências mais recentes fundamentadas em estudos científicos, tornaram evidentes que é possível o treinamento de força para crianças, incluindo os pré-púberes ( Blimkie, 1989; Freedson, Ward e Rippe, 1990, Sale, 1989 ).

Força
É a capacidade de exercer tensão contra uma resistência que ocorre por meio de diferentes ações musculares. ( Valdir J. Barbanti )

Hipertrofia
É quando o músculo aumenta de tamanho após um treinamento de musculação contra resistência. ( Valdir J. Barbanti ). É quando o músculo aumenta de tamanho em resposta ao treinamento de força. ( Steven J. Fleck )

RML ( Resistência Muscular Localizada )
É a capacidade do músculo de exercer tensão durante período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições ( Susan J. Male ).
Aumento da força muscular e resistência muscular localizada ( RML ) é a capacidade de um músculo ou mais de um músculo de realizar repetições múltiplas contra uma dada resistência.
Força, resistência e RML são qualidades de aptidão, inseparáveis para o aumento em volume dos músculos esqueléticos.


OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
    Os programas de treinamento de força nas crianças e nos praticantes em geral, auxilia na profilaxia das lesões articulares.
    Na musculação, todos os técnicos e professores bem formados sabem que o excesso de treinamento deve ser evitado, pois um programa bem elaborado de exercícios consiste em ( séries, repetições, cargas e intervalos ) nutrição e repouso, para que assim possa ocorrer o ANABOLISMO ( aumento da massa muscular ).

Desenvolvimento ósseo
    O treinamento de força pode ser um dos fatores principais, que junto com o conhecimento teórico e prático, a um considerável aumento da densidade óssea e prevenção de lesões em jovens e atletas ( Hejna et al, 1982 ).
    Na diminuição de lesões, ocorre aumento da capacidade de desempenho nos esportes e atividades recreativas.
    A maioria das crianças se beneficiam na musculação com os programas de treinamento de força, pois o mesmo ajuda a melhorar o condicionamento físico, o desempenho no esporte e redução de possíveis lesões durante as atividades esportivas e recreativas.
    Dentro dos benefícios do treinamento de força na musculação, este, deve ser bem planejado e orientado por profissionais qualificados ( Hamil, 1994 ).

DIRETRIZES BÁSICAS PARA O TREINAMENTO DE FORÇA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
     Estudos científicos confirmaram que o programa de treinamento de força há probabilidades mínimas de lesões, pois foram realizadas pesquisas em mulheres, onde ocorram ganhos de força e hipertrofia muscular em virtude do treinamento com pesos.
    Os fatores hormonais são os responsáveis pela força e hipertrofia muscular nas mulheres, podendo ter aumento de força em meninos e meninas pré-púberes.

Homens - Os testículos são órgãos produtores de espermatozóide e testosterona.
Mulheres - Os ovários são órgãos produtores de estrógenos e progesterona.

     As crianças precisam de tempo para se adaptar ao treinamento de força. Deve-se salientar o uso correto dessa técnica, porque muitas lesões em exercícios de força estão relacionados a técnicas e programas de treinamento não adequado. Devendo-se levar em conta a individualidade biológica de cada um, cabe ao educador físico, fazer a prescrição individualizada.

LESÕES AGUDAS
    No treinamento com pesos são raras as lesões agudas, que danificam a cartilagem de crescimento ocorrendo fraturas ósseas.

DISTENSÕES MUSCULARES

    São freqüentes devido à falta de aquecimento correto antes de uma sessão de treinamento, devendo realizar a cada exercício uma repetição com peso leve e o restante das repetições com as cargas acentuadas.

DUAS PRECAUÇÕES DEVEM SER LEVADAS EM CONTA NO PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
     Deve-se pôr em evidência para os jovens praticantes de treinamento de forca a forma correta de todos os exercícios ( particularmente levantamentos sobre a cabeça ), pois o modo incorreto contribuirá para as lesões.
      Levantamentos máximos ou próximos da máxima (1 RM) não devem dar destaque para pré-púberes, especialmente sem acompanhamento de um profissional qualificado.
     Os exercícios com pesos são os mais indicados. As barras e os halteres são os mais usados para o treinamento com crianças.
    No treinamento de força os movimentos da respiração são relativamente livres, os exercícios são isotônicos, as amplitudes do movimento adequadas à flexibilidade e as cargas adequadas à força do indivíduo.
     O treinamento vigoroso não afeta o crescimento, nem o desenvolvimento infantil, ao contrário, é fato que a atividade física é necessária para o crescimento e desenvolvimento normal.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FORÇA E CONDICIONAMENTO SOCIEDADE ORTOPÉDICA AMERICANA PARA A MEDICINA DO ESPORTE ACADEMIA AMERICANA DE PEDIATRIA
     Fazem uma advertência aos profissionais, pois embora tenham apoiado o uso do treinamento de força para crianças eles advertem aos pais, professores e treinadores sobre a necessidade de programas adequados e planejados por professores qualificados e o ensino correto das técnicas de exercício.
     Segundo o American College Sports of Medicine mostra que 50% das lesões sofridas por crianças nos esportes organizados poderiam ser evitados pela atenção às técnicas adequadas de treinamentos com procedimentos e equipamentos de segurança.
    A literatura cientifica não confirma as hipóteses de prejuízo à saúde ou ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em treinamento com pesos. É prudente técnicos e educadores físicos qualificados concordarem em evitar grande sobrecarga tensional e volumes de treinamento.

CONCLUSÃO
    A musculação cativa as pessoas e os adolescentes, assim sendo desestimular, os jovens, significa a perda de uma forte motivação para o caminho da saúde física e mental.
     As pessoas, devem procurar academias que lhes ofereçam serviços e profissionais qualificados e regulamentados ao Conselho Federal de Educação Física.


REFERÊNCIAS
BARBANTI, Valdir J. Dicionário de Educação Física e do Esporte. São Paulo: Manole, 1994.
FLECK, Steven J; KRAEMER, William J. Fundamentos do treinamento de força muscular, Porto Alegre: Artes Médicas Sul LTDA, 1999.
POWERS, Scott K.; HOWLER, Edward T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho 3.ed. São Paulo: Manole, 1997.
SANTARÉM, José Maria. Atualização em exercícios persistidos: o trabalho de força na criança.;
www.saudetotal. com.br/exresist.htm.

MATURAÇÃO = Avanço qualitativo na constituição biológica. Avanço dos sistemas, órgãos, células na composição química. É a seqüência no desenvolvimento das habilidades sociais , psicológicas, motoras que ocorrem sem a intervenção insurrecional.

MENARCA = primeiro período menstrual. É o surgimento da menstruação na menina que atinge a puberdade. A idade exata que ela ocorre, depende das mudanças hormonais no corpo e esta associada com o aumento do peso corporal. Geralmente acontece dos 10 até os 16 anos.

MENINICE= Segunda infância . É o período de desenvolvimento entre a primeira infância e a puberdade ( ou adolescência ) vai dos 4 aos 9-10 anos, onde a criança tem a formação, modificação e refinamento dos traços e atitudes.

MENSTRUAÇÃO= Fluxo periódico de sangue que as mulheres tem, durante o período de maturidade sexual, e as mudanças com ele relacionadas e que se produzem no corpo durante esse tempo. A menstruação é uma função fisiológica normal, por isso a prática de atividade física ou de esportes durante esse período não deve ser interrompida, apenas são aconselháveis uma diminuição na intensidade e na quantidade de exercício

MATURAÇÃO BIOLÓGICA
As variáveis Antropométricas, metabólicas e neuromotoras são dependentes da idade biológica que da cronológica. A idade óssea é a melhor avaliação , da maturação biológica, bem que devido a razões de segurança, custo e participasse, a maturação sexual tem sido a mais usada.

PELOS AXILARES
PELOS PÚBICOS
GENITAIS EXTERNOS ( HOMENS)
DESENVOLVIMENTO MAMARIO ( MOÇAS)

AS VARIÁVEIS
AMADURECIMENTO PRECOCE: Agilidade e velocidade
MAIS CENTRAIS: Potência aeróbia e anaeróbia alcatifa
AMADURECIMENTO TARDIO: Potência anaeróbia láctica e força muscular
Neste tardamento deve-se levar em conta a parte nutricional da criança / adolescente.

MATURIDADE OSSEA:

   Envolve a evolução de um esqueleto totalmente ossificado ou seja uma estrutura óssea sólida, e na vedação das placas de crescimento que se determina o crescimento do osso longo da criança. A mineralização óssea que envolve o depósito de minerais nos ossos das crianças, determina a densidade óssea, esse processo varia entre as crianças, pois as que não tem densidade óssea normais estão mais propensos a lesão esquelética, isso ocorre com mais freqüência na prática esportiva, portanto alguns esportes exigem resistência a esforços elevados. ( futebol americano e ginástica) STEVEN FLECK- 2001 PG.08
   É de grande importância a saúde óssea para as meninas, pois as mesmas devem praticar o exercício de força e outras atividades físicas para melhorar a taxa de deposição óssea. Pois as meninas ( mulheres) são mais propensas a osteoporose (LOUCKS, 1988)
   Estudos científicos revelam que o treinamento de força pode influenciar o crescimento ósseo tanto em homens como em mulheres. Pesquisas realizadas em jovens que praticam levantamento de peso apresentam maior densidade óssea do que os que não praticam. ( CONROY et Al VIRVIDAKIS et Al, 1990)
   Parece infundado de que o exercício de força seja prejudicial ao crescimento ósseo, pois é fato de que o exercício de força, pode ser o exercício mais poderoso de estímulo ao crescimento e desenvolvimento ósseo. Pode ocorrer lesões na utilização de levantamentos de pesos máximos mediante a técnicas e os programas de treinamentos inadequadas. Porém as técnicas e os programas de treinamento adequados podem reduzir muito o risco de lesões, e fornecer muitos benefícios físicos e psicológicos para a criança.

" OS BENÉFICIOS DO TRINAMENTO DE FORÇA PARA A SAÚDE ÓSSEA SÃO MAIORES DO QUE OS RISCOS."
MATURIDADE REPRODUTIVA

   As mudanças nas secreções hormonais são responsáveis por muitas das alterações expressivas, tanto nos meninos como nas meninas, durante a pubesceria. O aumento do peso corporal, do tamanho e da força muscular nos meninos esta relacionado com o aumento da testoterona ( Hormônio sexual masculino).
   Nas meninas os processos são similares, o estrógeno e o hormônio de crescimento( Hormônio sexual feminino). Os níveis de testoterona nos homens, são de 10 a 20 vezes maiores do que nas mulheres e provocam enormes diferenças de tamanho e força muscular entre os sexos.
   Nas meninas a monarca que é o inicio da função menstrual, é o auge das diversas mudanças hormonais que ocorrem nas garotas em crescimento, nas meninas norte- americanas observa-se a monarca entre os 12 e 13 anos.
   Nos últimos 10 anos o trenamento de força para crianças esta tendo grande aceitação entre os profissionais da educação física. Médicos e cientistas, pois os mesmos questionavam que o grau de intensidade da atividade física, afetaria a idade de ocorrência da monarca.

"ATUALMENTE OS ESTUDOS NÃO FORAM CAPAZES DE APRESENTAR CONCLUSÕES MÉDICAS E CIENTÍFICAS DEFINITIVAS "
   Os pesquisadores observaram que alguns atletas que começam a praticar espetos na pre-pubescencia apresentam a ocorrência da monarca mais tarde do que o normal. Há um acompanhamento físico e médico anual, pois quando a monarca se atrasa pode haver influencia no crescimento de outras funções, como a saúde óssea. Mas até agora, a pesquisa cientifica não demonstrou definitivamente os efeitos prejudiciais do atraso da monarca ou da amenorréia esportiva.

1-VALDIR BARBANTI (Dicionário de Educação Física e do Esporte) 1-edição 1994-editora MANOLE..LTDA Pg.186 MATURAÇÃO= 191 MENINICE=191 MENARCA= 192 MENSTRUAÇÃO.

2 -MATURAÇÃO BIOLÓGICA
-VITOR KEIHAN RODRIGUES MATSUDO=( O exercício ) NABIL GHORAYED -TURIBIO BARROS.=CAP.31 Detecção de talentos = pg. 340 editora ATHENEU S. PAULO- RIO DE JANEIRO- 1999.

3-MATURIDADE ÓSSEA ( Treinamento de força para jovens atletas ) 1 edição Brasileira 2001 - WILLIAM J. KRAEMER . STEVEN J. FLECK= Editora MANOLE pg. 08 09
.
4-MATURIDADE REPRODUTIVA ( O mesmo livro ) pg. 09.
APTIDÃO FÍSICA de forma geral é composta de fatores biológicos subdivididos em Antropométricos, metabólicos, neuromotores, nutricionais e maturacionais.( MATSUDO,1996)

AS VARIAVÉIS ANTROPOMÉTRICAS MAIS UTILIZADAS:
PESO
ALTURA
ENVERGADURA
MASSA MAGRA
MASSA GORDA
COMPRIMENTO DAS PERNAS, DOS BRAÇOS. DOS PÉS, DAS MÃOS

OS FATORES METABÓLICOS UTILIZADOS: A CAPACIDADE FÍSICA DE TRABALHO e O CONSUMO MAXIMO DE OXIGENIO.( VO2 MAX.)

SUPRIMENTO NERVOSO PARA OS MÚSCULOS
Os músculos tem 2 tipos de nervos:
NERVOS MOTORES: (relativos ao movimento, a mensagem vem do SNC( sistema nervoso central )
O nervo motor manda impulsos para as terminações nervosas musculares (placas motoras) resultando na CONTRAÇAO MUSCULAR.
NERVOS SENSORIAIS: esses nervos manda informação para SNC a respeito de sensações como dor e orientações dos segmentos corporais.
   O esqueleto é coberto por 656 músculos, que representam aproximadamente 40% do peso corporal total.

SUPORTE SANGUINEO PARA O MÚSCULO
   Todos os músculos contém vasos que em pequenos túbulos especializados estreitos chama-se de capilares e de venulas. Os capilares são responsáveis por propinar ao músculo sangue rico em oxigênio e nutrientes, ou seja, energia,enquanto as venulas removem os metabólicos e subprodutois da produção de energia (DIÓXIDO DE CARBONO)
   A quantidade de sangue necessária para a contração muscular depende da intensidade do exercício.
   O suporte sangüíneo necessário para um trabalho de força máxima pode ser cem vezes maior do que o suporte de sangue necessário no repouso.
    Um músculo consiste de fibras especiais, o comprimento varia desde poucos centímetros até quase 1 metro.
    As fibras musculares agrupadas formam um FASCÍCULO que é envolvido por tecido conjuntivo chamado PERÍMISIO, que as mantém unidas.
    Cada fibra possui filamentos protéicos chamados MIOFIBRILAS formados pelas proteínas contrateis "MIOSINA'( filamento espesso) e ACTINA ( filamento fino) fundamentais para a contração muscular.
    A dedicação ao treinamento aumenta a espessura das fibras, aumentando tanto o tamanho quanto a força muscular.

   PROBLEMA FÍSICO QUE NECESSITE SER CONSIDERADO NO PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS. NO CASO ALGUNS EXERCÍCIOS SÃO CONTRA-INDICADOS. A CRIANÇA DEVE INICIAR O PROGRAMA DE TREINAMENTO EM QUE PRIMEIRO ENVOLVA TODOS OS PRINCIPAIS GRUPOS MUSCULARES E O MÚSCULO EM TORNO DA ARTICULAÇÃO. EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO, DE VOLTA À CALMA E DE FLEXIBILIDADE, DEPOIS PODE INCLUIR OS EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS AO ESPORTE.
NUM PROGRAMA DE TREINAMENTO REQUER A INDIVIDUALIZAÇÃO, CONSIDERANDO AS FORÇAS, FRAQUEZAS E OBJETIVOS DE CADA ALUNO ( ATLETA) E MATURIDADE FÍSICA E EMOCIONAL.


DOIS TIPOS DE PROGRAMAS PODEM SER REALIZADOS:
Um envolvendo o uso do próprio corpo ou de uma outra criança como carga, o outro pode ser utilizado equipamento de treinamento de força.

PROGRAMA USANDO O PESO DO CORPO

    Este programa pode ser realizado como um circuito movendo-se de um exercício para o outro, ou realizando serie - repetição de modo que seja feita todas as 3 series antes de mover-se para o próximo exercício.

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS USANDO O PESO DO CORPO COMO RESISTÊNCIA.
Flexão Plantar ---------------------------3 x 20-30
Agarramento paralelo------------------3 x 10-20
Extensões de dorsais--------------------3 x 10-15
Abdominais c/ pernas flex.-------------3 x 15-30

   Com relação ao futebol há uma necessidade significativa de melhorar a preparação física dos alunos ( atletas ) para evitar risco de lesões relacionadas as práticas esportivas.

OBS: NÃO HÁ UMA IDADE-PADRÃO PARA UMA CRIANÇA INICIAR UM PROGRAMA DE TREINAMENTO.

    Para qualquer criança o programa deve oferecer instrução, progressão gradual em relação ao esforço exigido pelo exercício. Lembrando que uma criança precisará de 2 a 4 semanas para se adaptar ao esforço do treinamento de força.

OBS: O PROFESSOR NÃO DEVE SE SURPREENDER SE ALGUMA CRIANÇA NÃO ADERIR AO PROGRAMA OU NÃO GOSTAR DELE, POIS O INTERESSE, O CRESCIMENTO, A MATURIDADE E O ENTENDIMENTO CONTRIBUEM PARA A VISÃO DA CRIANÇA EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO. É IMPORTANTE QUE ELAS ENTENDAM A RAZÃO DO PROGRAMA.

POIS OS RESULTADOS SÃO:
Melhoria da força e potência musculares.
Pouca ou nenhuma mudança do tamanho do músculo em crianças.
Melhoria da capacidade de R M L
Influencia positiva na composição corporal.
Melhoria do equilíbrio de força em torno das articulações.
Melhoria da força corporal total.
Prevenção da ocorrência de lesões na pratica de esportes.
Influencia positiva no desempenho esportivo.


NORMAS DE PROCEDIMENTO
(DIRETRIZES BÁSICAS PARA A PROGRESSÃO DE EXERCÍCIOS DE FORÇA PARA CRIANÇAS).


11 a 13 = Ensino de todas as técnicas básicas de treinamento; aumento gradual da carga de cada exercício; reforço nas técnicas de treinamento; introdução de exercícios mais avançados com pouca ou nenhuma resistência.

14 a 15 = Adotar programas mais avançados de treinamento de força para jovens, inclusão de elementos específicos á prática esportiva, dando ênfase a prática de treinamento, aumento, do volume muscular.

O treinamento de força deve ser uma complementarão de um programa , visando um condicionamento físico.

Os benefícios para um programa, será a persistência, disciplina e trabalho árduo, lembrando que não se deve impor definições adultas para um a criança , a medida que ela cresce e amadurece, vai se adaptando ao treinamento, procurar não fazer comparações com outras crianças, e deixar que ela obtenha a satisfação, o seu próprio progresso.


CONTRAÇÃO MUSCULAR
    È a estimulação neutral de um músculo em que os elementos contrateis tendem a encurtar-se ao longo do eixo longitudinal das células. Durante a atividade se não houver mudança no comprimento do músculo a contrafaça é isotérica ou estática. Mas quando se realiza algum movimento do esqueleto, a contrafaça é dinâmica.

Há 2 tipos de Contração Dinâmica:

CONTRAÇÃO CONCÊNTRICA = O músculo se encurta e ocorre o movimento articular, é quando a tensão aumenta.

CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA = o músculo se torna mais longo quando aumenta a tensão. As fibras musculares dos músculos se alongam, havendo nesta fase a recuperação do exercício de resistência.

As contrações musculares CONCÊNTRICA E EXCÊNTRICA aumentam a eficiência do exercício em relação ao aprimoramento na força muscular e no tamanho das fibras.

    No treinamento de força os exercícios são isotônicos , as amplitudes do movimento adequada À flexibilidade e as cargas adequadas À força do indivíduo. SHI (livro de futebol) GOLOMAZOV RVA 1997.

Basicamente utilizar 4 grupos principais de treinamento:
Exercício com o próprio corpo
Exercício em duplas
Exercício com cargas
Exercício básicos do próprio esporte.

   Há uma necessidade de desenvolvimento da força e da resistência muscular localizada, principalmente nos membros inferiores, como pré-requisito para o desenvolvimento da resistência em regime de velocidade.

  Nos homens da puberdade para adolescência há influencia da testoterona . E após a puberdade com o treinamento de força pode ocorrer o aumento da massa muscular além do crescimento normal . E nas mulheres os hormônios são os estrógenos e a progesterona.
    Em relação ao crescimento ósseo ele cessa variando de cada osso, mas geralmente ele termina em torno dos 18 aos 20 anos de idade. Pois ao termino do crescimento as placas se ossificam( endurecem com o cálcio) e desaparecem.
    Todos os técnicos e professores bem formados sabem que o excesso de treinamento deve ser evitado, pois uma sobrecarga excessiva pode ocorrer lesões (fraturas epifisárias, rupturas dos discos interverterias, e alterações ósseas na região lambiscara ) nas crianças em crescimento.
    O treinamento de força pode ser um dos fatores , que junto com o conhecimento teórico e prático, a um considerável aumento da densidade óssea e prevenções de lesões em jovens atletas. Com a diminuição de lesões; há um aumento da capacidade de desempenho nos esportes.
    A literatura cientifica não confirma as hipóteses de prejuízo a saúde ou ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em treinamento de força. É prudente técnicos e educadores físicos qualificados concordarem em evitar grande sobrecarga tencionas e volumes de treinamento.
    6 aos 11 anos: Há uma captação de oxigênio nos meninos, com o aumento da massa muscular que se acentua durante a puberdade para adolescência.
    12 aos 13 anos: Há um aumento progressivo da potência aeróbia, mas posteriormente na segunda fase ( Período Pubertário) ela se estabiliza ou diminui, que pode ser devido ao aumento do tecido adiposo.


FUNDAMENTAÇÃO FISIOLÓGICA DA METODOLOGIA.
    Quando realizado um grande volume de repetições em distancias curtas, o futebolistas ira recrutando um número maior de unidades motoras, e assim aumentando o número de ligações neutrais e consequentemente o nível de força produzida.

EX:
Exercícios de saltos
Exercícios Horizontais
Salto vertical
Saltos múltiplos

Para RML
Exercícios com muitas repetições até o esgotamento da musculatura.

  A preparação neuro-muscular, que tem como objetivo o desenvolvimento da força, utiliza-se os meios de exercícios com halteres e máquinas de força.

FORÇA RÁPIDA -EXPLOSIVA-OU POTÊNCIA: É a capacidade caracterizada por aplicações de grande força no menor tempo possível contra uma resistência submetiam. Na maioria dos esportes a força rápida é o fator determinante do rendimento. (Valdir Barbante dicionário pg.132)

VERKOSHANSKY (1996) FORÇA NO FUTEBOL:O treinamento de força é fundamental e imprescindível, pois a capacidade de força muscular influencia na velocidade dos movimentos, resistência e agilidade do futebolista, dando prioridade as forças dinâmicas, a RML e a força rápida.

FORÇA DINÂMICA : É desenvolvida em um fundamento mais especifico .

OBS: ATIVIDADE FÍSICA REGULAR DE MODERADA A VIGOROSA PRODUZ APRIMORAMENTO FISIOLÓGICO , INDEPENDENTE DA IDADE .

FIBRAS TIPOS II = BRANCAS
São fibras que não necessitam de oxigênio, são anaeróbicas
FIBRAS TIPOS I = VERMELHAS
São fibras que utilizam oxigênio, dependem dele para produzir energia e são denominadas aeróbias.

*FIBRAS RÁPIDAS * Indicam que indivíduos geneticamente se adaptam ao treinamento de força.

Nota: Bibliografia com a autora e colaboradora abaixo.


Profa. Bernadete Galdino: Campeã Brasileira de Fisioculturismo

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