Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Seg, 15/12/08 14:33

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

62. A Pausa Ativa na Musculação - 19/06/00
Gostaria de saber sobre treinamento de musculação com pausa ativa e se ele è indicado para treinamento de pessoas acima do peso associado a 1 hora de exercicio aeròbico. Larissa - Estudante.
    Olá Larissa, Esse método utilizado na musculação é chamado de INTERVALADO, podendo ser trabalhado em forma de circuito. Segundo Mcardle, 1995, O treinamento intervalado é um método que consiste no aumento de intensidade de treino fracionado em tempos de descanso, em uma ou várias sessões. Visa ter um espaçamento correto dos períodos de exercício e repouso, realizando uma quantidade enorme de trabalho que, normalmente, não poderia ser completada numa sessão em que o exercício fosse realizado continuamente. As séries repetidas de exercícios podem variar desde poucos segundos até vários minutos ou mais, de acordo com o objetivo. Podendo ser modificada em termos de intensidade e duração dos intervalos de exercícios, da duração e tipo de intervalo de recuperação, do número de intervalos de trabalho (repetições ) e do número de blocos de repetições (séries) por sessão.
    Esse método é vantajoso no sentido de permitir um exercício intermitente de alta intensidade por um período relativamente longo , oferecer opções flexíveis para desenvolver os sistemas de transferência energética anaeróbicos e aeróbicos conjuntamente e ainda de dar ao organismo um tempo para se recompor de um esforço mais intenso e ainda ter chances de rehidratar.
    Segundo Cossenza, 1996 , na musculação, geralmente, o repouso ativo vem entre sets ou única repetição de um de um exercício em circuito no aparelho. O repouso ativo, pode ser composto de exercícios cíclicos como o step, bicicleta, corrida estacionária, corrida ou caminhada na esteira etc, para não atrapalhar o rítmo dos exercícios da musculação com uma parada repentina. Na fase de repouso ativo o tempo é em torno de 30 segundos.
    Nesse tipo de atividade você pode trabalhar , sem chegar a fadiga, durante mais tempo, porque esses períodos curtos de repouso ativo permitem a remoção do ácido láctico e outros produtos metabólicos ajudando a não limitarem o desempenho do praticante.
     Benefícios: * Aumento da capacidade aeróbica; * Aumento da força Resistente (R.M.L); * Emagrecimento.
     Mas é sempre bom lembrar que a Frequência Cardíaca deve ser medida pelo professor antes, durante e após a prática para certificar-se do bom desempenho cardíaco do mesmo.
     Finalizando, Larissa, você pergunta sobre a associação de uma hora de exercícios aeróbicos ao método; Isso só seria indicado se o praticante já estivesse adaptado ao trabalho intervalado e quiser intensificar mais ainda seu gasto energético. O método intervalado , por si, já tem bastante atividade aeróbia, não sendo necessário complementação, principalmente para um iniciante. O trabalho aeróbio pode ser aumentado durante as pausas, ou seja, no tempo do repouso ativo, se o professor achar conveniente.
    Se o indivíduo obeso não tem qualquer doença associada ao excesso de gordura, o programa pode ser realizado de cordo com o de um sedentário. Portanto, a avaliação médica prévia é fundamental para a prescrição de exercícios por parte do professor de Educação Física.
Um abraço.

63. Ludicidade no Futsal - 28/06/00
Desejo saber como desenvolver a psicomotricidade de forma lúdica nas aulas de Futsal - Marcelo Prado Lima - Estudante de E.F.

    Segundo o Prof. Pedro Américo da EEFUFMG, a psicomotricidade "estuda a motricidade humana e sua relação transacional com a mente". Para PICQ e VAYER (1984, 4a., 21) a educação psicomotora "é uma ação pedagógica e psicológica, utilizando meios da educação física, com o objetivo de normalizar ou melhorar o comportamennto motor da criança". ( PICQ, L. e VAYER, P.: educação psicomotora e retardo mental. Aplicação aos diferentes tipos de inadaptação São Paulo, Manole 1984, 4a.)
     Segundo Idalina S. Ferreira, no Livro "Atividades na Pré-Escola", é através da brincadeira que as crianças desenvolvem o gosto pelos exercícios físicos, conseguindo coordenação e independência de movimentos, raciocínio rápido, espírito de colaboração e sociabilidade. Com o domínio do corpo e do movimento, adquirem confiança em si e reagem consciente e eficazmente diante de situações imprevistas.
     Portanto, é dentro da brincadeira que o professor vai introduzir os fundamentos básicos do futsal e iniciação esportiva, preparando as capacidades básicas da criança de acordo com seu desenvolvimento físico e mental. Esse procedimento deve ser feito, principalmente, na fase de maior potencialização do indivíduo que compreende a fase pré-escolar (4-5 anos); fase universal ( 6-12 anos, fase de maior contato social e competição , apesar de nesta fase,não haver muita cooperação) e fase de orientação (12-14 anos, aparece a cooperação e fase da certeza de tudo !). Após este período o indivíduo está mais suscetível à regras, sendo indicado a utilização do jogo propriamente dito nos treinamentos.
     Exemplo de brincadeiras :
     1) Futebol de Números: Cada participante tem um número e todos, dentro do time, devem dar o passe na ordem de maneira que todos toquem na bola antes de tocar para o gol ( não existe goleiro). O time adversário pode tentar tomar a bola.
     2) Chute a gol numerado: todos os participantes ficam divididos em dois times. Um de cada lado , nas laterais, da quadra. Cada um tem seu próprio número. O professor chama um número e ambos correspondentes de cada time vão buscar a bola, driblando e tentando fazer o gol (com 1 goleiro) . O professor pode chamar tanto um número ou vários de cada vez e para estimular uma das vezes chama todos os números. (obs: os números podem ser substituídos por animais , frutas, times de futebol , etc.)
     3) Bola no círculo: No centro da quadra,no círculo, os participantes vão ficar dispostos em círculo e divididos em dois times, embora dispostos aleatoriamente, acompanhando a linha. O professor coloca 1, 2, 3 ou mais bolas ao centro e todos devem tocar um para o outro. Se a bola sair perde ponto para o time do último que tocar na bola.
     4) Circuito com obstáculos: O professor coloca vários obstáculos do tipo: cones, bambolês, colchões, etc..Os alunos fazem dois times . Ao chamado do professor, os primeiros de cada fila vão tracejando o obstáculo tentando tomar a bola um do outro e ainda levar em direção ao gol. Vence quem fizer o gol. (poderá ser estipulado o uso do pé esquerdo, direito, passe de peito, interno do pé, externo , ponta do pé, etc..)
     5) Tira-Tira: Dois times, com somente um goleiro e o mesmo não pode sair da área.Os jogadores não podem entrar na mesma. O goleiro começa jogando a bola para os participantes, os quais, vão tentar fazer o gol . Quem faz o gol tem direito a tirar um adversário. Ganha quem ficar com mais jogadores no final do tempo estipulado pelo professor.
     Um abraço.

64. Dúvidas sobre O Limiar Anaeróbio - 5/07/00
1-Quando se faz exercìcio físico acima do limiar anaeróbio,qual é o nutriente que o organismo mais utiliza?
2-Para perder peso é melhor trabalhar com FC muito abaixo ou bem pròximo do Limiar Anaeròbio - Larissa - estudante.

    1.Olá Larissa. De acordo com o Livro Nutrition for Fitness and Sports, 1995, o Limiar anaeróbico é o ponto em que se utiliza mais intensamente o sistema ácido lático. Esse sistema, normalmente, utiliza somente o carboidrato como fonte primária de armazenamento de glicogênio muscular. Em exercícios intensos mantidos por 4-6 minutos aproximadamente, ou que vão além do VO2 máx, tem como fonte energética, o carboidrato, em torno de 95% da energia gasta. Porém, o acúmulo de ácido lático pode trazer uma maior fadiga muscular. Ou seja, uma maneira ideal para se evitar esse acúmulo de ácido lático durante exercícios intensos seria, fazer um bom armazenamento de glicogênio muscular, através de uma dieta rica em carboidratos, antes de atividades que exijam tamanha intensidade de esforço.
     Segundo Mcardle, 1992, é necessário em torno de 48 horas para a restauração de níveis musculares de glicogênio depletados após um exercício prolongado e exaustivo. E alguns indivíduos podem levar mais de cinco dias, para restabelecer os níveis musculares de glicogênio, quando a dieta contém quantidades apenas moderadas de carboidratos.
     2. Para a maioria das pessoas, o exercício realizado com um consumo de O2 abaixo de 55 a 60% do VO2 máx, em geral, pode ser empreendido, segundo Mcardle, 1992, num rítmo estável , com pouquíssimo acúmulo de ácido lático. O rítmo estável, reflete um equilíbrio entre a energia necessária para os músculos ativos e o ritmo de produção de ATP, através do metabolismo aeróbico.
Quando a intensidade no exercício ultrapassa esse valor, deixa de haver um rítmo estável de metabolismo aeróbico e a formação do ácido láctico ultrapassa sua velocidade de remoção acumulando-se.
Quando exercitamos dentro da faixa estável, ou seja, abaixo do limiar anaeróbico estamos consumindo, segundo Williams,1995, 50% de carboidrato e 50% de gordura corporal. O glicogênio muscular e triglicerídeos armazenados nos músculos, assim como a glicose do fígado e gordura armazenada nas células adiposas são as fontes principais para este tipo de atividade . Assim, quando aumentamos a intensidade do exercício para próximo do limiar anaeróbico, o corpo começa a requisitar mais carboidratos como fonte energética , pois, as reações químicas para o processo da produção de energia através da gordura, ficam muito lentos para produzir o ATP necessário. Então, o carboidrato é requisitado de sua fonte mais potente , o glicogênio muscular. Por isso, recomenda-se atividades aeróbicas com intensidade moderada, para programas de perda de gordura corporal .

65. Testes para Nadadores - 24/07/2000
Estudo fazendo uma pesquisa sobre a importância dos testes específicos para nadadores, qualquer informação se faz válida para a conclusão da minha pesquisa. Regiane - Estudante
    Olá Regiane, nossa equipe procurou em algumas fontes e ainda enviamos seu pedido para alguns professores da área. Vamos aguardar para ver se conseguimos algo bem atual. Por enquanto, poderá encontrar sobre o assunto, no livro :
Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte - Paulo E. Carnaval . Clique se quiser adquirir através de nossa página .     Neste livro obterá informações sobre testes ventilatórios , estáticos e dinâmicos .
     Entre no endereço: http://www.ms-se.com/ e digite swimming tests e obterá várias pesquisas deste site em Inglês.
   Entraremos em contato se conseguirmos informações adicionais . Boa sorte !

66. Qualidade de vida para diabéticos, obesos e cardíacos - 12/08/00
Como a Ed. Física pode contribuir para uma melhor qualidade de vida para os diabéticos, obesos e cardíacos, já que os mesmos são portadores de necessidades especiais? obrigado e parabéns pelo site. Marcelo Lima - Estudante de E.F
     Olá Marcelo, esta pergunta já foi respondida por nossa equipe em outra ocasião para outros usuários. Sem dúvida é um assunto de grande importância. Por favor dê uma olhadinha no que respondemos, clicando aqui, aqui e /ou aqui.

67. Os benefícios da Atividade física no Sistema Endócrino e os benefícios da Nutrição na Atividade Física - 12/08/00
Quais as ações da atividade fisica no sistema endócrino? Colaborações para o sistema endócrino? E a nutrição e ativ. fisica? Marcelo Lima - Estudante de E.F

No livro Biologia do Esporte, Weineck diz que os hormônios são substâncias reguladoras que são produzidos pelo próprio organismo - frequentemente em órgãos endócrinos , as glândulas - alcançam pelas vias sanguíneas um ou mais órgãos e influenciam seu metabolismo de forma característica . Weineck acrescenta que os hormônios glandulares são de especial importância para a capacidade de desempenho corporal e esportivo. Segue abaixo os diferentes hormônios e seus efeitos no desempenho corporal e esportivo.

Hormônio de crescimento (STH): Responsável pelo crescimento do organismo em geral , tanto espessura como no comprimento em colaboração com o DNA para o crescimento de ossos fazendo a divisão das células cartilaginosas nas zonas de crescimento e de uma maior sínteses de substância fundamental extracelular. O STH também é responsável pela ação do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos.

A atividade física capacita a hipófise anterior a liberar o STH, necessário para a lipófise, por um período de tempo mais longo, otimizando a produção de energia através da oxidação dos ácidos graxos.

Hormônio TSH (tirotrófico): é indispensável para a função normal da tiróide. Sob a ação do STH, ocorre uma estimulação da atividade da tiróide com maior absorção e armazenamento de iodo do plasma sanguineo e maior produção dos hormônios da tiróide

Hormônio ACTH (adrenocorticotrófico) : controla a formação da supra-renal. Sua ação atinge de preferência os glicorcorticóides, menos os mineralcorticóides.

A atividade física pode alterar o sistema hipotálamo-hipofisário-adrenalino , de modo a reagir, sob a influência de fatores estressantes, de forma hormonalmente mais econômica e com isto mais adequada à carga: os valores de ACTH no sangue sobem menos nas pessoas treinadas, com cargas semelhantes, evitando assim um esgotamento hormonal em cargas de longa duração.

Hormônios Gonadotróficos: A formação dos hormônios sexuais que são produzidos nas gônadas (glândulas sexuais), dependem dos hormônios gonadotróficos da hipófise anterior . São divididos em 3: FSH, LH e o LTH.

A atividade física gera uma hipertrofia da hipófise anterior. Com isso a regulação hormonal é ampliada, adeuando-se às exigências elevadas.

Hormônios da Hipófise Posterior (HP)e(ADH) : Estimulam a contração da musculatura lisa, principalmente as paredes dos vasos , influenciando a pressão sanguínea.

Com cargas físicas ou psíquicas mais fortes ou de maior duração, ocorre uma maior secreção do ADH, causando uma retenção de água.Desta maneira, as taxas de água são reservadas para suas diversas tarefas reguladoras da circulação e temperatura. A formação de urina tem ligação direta com o maior trabalho muscular. O ADH, além da adrenalina, é o segundo agente químico que influencia a distribuição de sangue no corpo, adaptando à situação de carga.

Hormônios Supra-Renais: Produzem uma série de hormônios importantes para a vida e o desempenho do córtex da supra-renal (CSR) e na medula da supra-renal (MSR) . O MSR produz cerca de 60%-80% de adrenalina e 20-40% de noradrenalina.

As quantidades de adrenalina e noradrenalina, chamadas catecolaminas, encontradas em cada indivíduo,são adequadas e proporcionais à carga . No decorrer do processo da atividade física, a secreção de catecolaminas diminui para uma dada carga: a mesma carga pode ser realizada com uma menor ativação hormonal - um efeito de economia. Ocorrendo, por exemplo, quando o atleta mobiliza as últimas reservas de energia na arrancada final de uma corrida. O aumento da atividade simpático-adrenalina antes das competições é indispensável para alcançar desempenhos de alto nível, ou na conquista de força e resistência.

Glicocorticóides: Suas principais funções são: Inibem a biossíntese das proteínas, mas estimulam sua decomposição em órgãos periféricos, principalmente na musculatura e nos tecidos ósseos (com cargas de longa duração na atividade física, a obtenção de glicose a partir de proteínas assume um importante papel para a capacidade de desempenho esportivo); Agem sobre o metabolismo de lipídeos, que se manisfesta por uma mobilização de depósitos de lipídeos e um aumento de ácidos graxos livres no sangue;Têm ação inibidora de inflamações (nos exercícios de longa duração (ex.maratona) pode ocorrer , nos atletas mal treinados, uma queda da secreção de glicocorticóides, diminuindo a capacidade de desempenho. Atletas de alto nível , não mostram esse tipo de queda.

Mineralcorticóides: agem sobre o metabolismo de proteínas, hidratos de carbono, gorduras e minerais. Nos indivíduos mal treinados, sedentários, sob cargas de duração longa, pode ocorrer uma queda da quantidade de aldosterona no sangue e distúrbios regulatórios no âmbito da economia água-eletrólitos e na regulação de calor com consequente prejuízo da capacidade de desempenho , que é acompanhado de uma fraqueza muscular e geral.

Andrógenos: Agem na síntese de proteínas (anabólicos). Este hormônio exerce efeito no desempenho esportivo trazendo melhorias funcionais, condicionando manifestações de adaptação morfológicas , que é a hipertrofia do córtex de supra -renal.

Hormônios da tiróide: Os hormônios formados na tiróide são os T4 e T3 e são mobilizados pelo TSH (hormônio estimulante da tiróide). Estes hormônios tem função de aumentar o metabolismo basal em 3% num aumento de necessidade de energia e do consumo de O2, assim como da produção de calor. Além disso, trabalham na elaboração de proteínas favorecendo o crescimento. Na atividade física, é necessário que esses hormônios estimulem a síntese de enzimas e produzam um aumento da massa de mitocôndrias (o que é de importância principalmente para as modalidades de resistência ). Além disso, influenciam no metabolismo de gorduras, ocorrendo um aumento dos ácidos graxos livres no sangue e uma elevação da taxa de colesterina - Quanto melhor a condição de treinamento em uma atividade física maior o movimento de hormônio da tiróide; No indivíduo treinado, embora o moviemnto da tiróide seja aumentando sob carga, permanece dentro dos limites normais.

Hormônios da paratireóide: Provoca uma maior de cálcio no trato digestivo e por outro, através da ativação dos osteoclastos , uma liberação de cálcio nos ossos. Assim, esses mecanismos fazem aumentar o nível de cálcioi no sangue . A constância do nível de cálcio no sangue é garantida pelo efeito antagônico da calcitonina (regula a economia de cálcio), que diminui o cálcio , e do hormônio paratiroideo, que eleva o cálcio no sangue. A carga corporal através de ativação dos osteoclastos e osteoblastos, levam a uma maior mineralização e maior desmineralização do osso atingido.

Hormônios do Pâncreas: Produz dois hormônios : o glucagon e a insulina. O efeito mais acentuado da insulina sobre o organismo todo, é a redução do nível normal ou aumento de glicose no sangue. Carência de insulina leva à diabetes mellitus. A insulina tem influencia sobre : metabolismo de carboidratos, de gorduras,de proteínas (a partir dos aminoácidos) e o glucagon possui um glicogênio específico do figado, de ação mobilizadora, que leva a um aumento do nível de açúcar no sangue.

A atividade física parece não causar apenas a diminuição da necesidade de insulina (principalmente nos diabéticos), mas também um aumento da sensiblidade dos tecidos à insulina , o que leva a uma melhor economia já que a insulina é poupada.

Hormônios Sexuais: Os andrógenos,agem no crescimento dos órgão sexuais masculinos e caracteres sexuais (barba, etc.). Componentes que formam proteínas (anabólicos), que levam especialmente a um aumento de gordura e água. Esta ação anabólica de proteínas é de especial importância para o esportista, principalmente nas modalidades de força. No caso dos estrógenos,a atividade física influencia de forma variada a formação e secreção dos hormônios sexuais. Enquanto o treinamento dirigido para a força parece aumentar a formação endógena de testosterona e assim a elaboração de proteínas.

Hormônios da Epífise, timo: O timo regula o crescimento até a maturação sexual e participa na estruturação do sistema imunológico, após a maturação infantil ele diminui transformando em tecido adiposo. A capacidade de desenvolvimento esportivo e o sistema regulador hormonal estão em estreita correlação. Por um lado, o controle hormonal torna possível o desempenho esportivo, por outro , as cargas esportivas influenciam de forma específica a formação e secreção de hormônios relevantes ao desempenho: em virtude da melhora da capacidade esportiva, ocorre frequentemente não só uma melhroa funcional do sistema regulador hormonal com maior amplitude de controle, maior economia e efetividade, mas também alterações morfológicas das glândulas, no sentido de uma hipertrofia.

Entre em nutrição para saber como a nutrição pode influenciar na atividade física e vice-versa, ok? Um abraço.

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|