Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Sex, 12/3/10 21:29

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

610. Luxação - 22/08/03
Quais os procedimentos para uma luxação grave durante uma atividade física?
Oi Ronaldo, veja o que Prof. Fernando Barreiro(currículo) diz a este respeito:
   Luxação é o deslocamento definitivo da articulação. Como é uma urgência e não uma emergência, ou seja, não representa risco à vida, imobilize o local e encaminhe seu aluno ao hospital, porque aqui na consultoria não tenho condições de mostrar manobras de redução, e há uma para cada caso. Ronaldo Stocco Mendes
Boa sorte !

611.Idoso que ingere água ao escorregar na piscina - 22/08/03
Caros amigos, eu gostaria de perguntar ao Prof. Fernando Barreiro como devemos proceder se houver algum acidente na piscina com algum idoso, porque eu trabalho com idosos de 60 em diante, quando eles escorregam e ingerem um pouco de água. Fico apavorada porque uma colega em um congresso me disse que a aluna da academia dela bebeu um pouco de água na hidro um dia e nada aconteceu..passaram-se dois dias ela teve uma complicação pulmonar e ficou sério o negócio dela. Então como saber se a pessoa ingeriu água demais ou se há semi-afogamento que devemos levar pro hospital mesmo a pessoa aparentando estar bem. Obrigada pela atenção. Fernanda.
Oi Fernanda, veja o que Prof. Fernando Barreiro(currículo) lhe retorna:
   Primeiro, se o aluno "bebeu" água, o risco existirá se houver intoxicação pelos produtos químicos presentes na referida água, e isso não podemos prever. Segundo, se o aluno "aspirou" água, aí a coisa complica, pois o aparelho respiratório pode ser comprometido, deteriorar o surfactante e provocar sérios danos ao parênquima pulmonar.
Encaminhar ao hospital é sempre uma boa atitude, pois se houver complicações, ficará claro sua iniciativa do atendimento de emergência!
Não existe "meio-afogamento". Dê uma olhada na nova matéria sobre "Afogamento" no site.


612. Como deveria ser a alimentação do atleta de futebol de campo - 23/08/03 - Zé Renato
Olá Zé Renato, temos algum material sobre o assunto que será listado no fim de sua pergunta. E atendendo ao seu pedido nosso Coordenador/Consultor Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo), gentilmente, lhe fornece mais detalhes:
   Caro Zé Renato, Essa é uma pergunta que exige muitos cuidados. A alimentação de atletas, por si só já é bem diferente da dieta de pessoas não atletas.
   Você deve observar uma série de fatores que possam influenciar na alimentação. Em primeiro lugar, deve observar que tipo de esforço o atleta de futebol realiza durante uma partida ou treinamento. Principalmente para definir as fontes energéticas. A atividade no futebol de campo seja treino ou jogo, tem uma duração média superior à uma hora e meia, portanto o glicogênio muscular e os ácidos graxos serão fundamentais como fontes energéticas. Isso quer dizer que meu atleta deverá comer somente carboidratos e gorduras? Não. A dieta deve ser bem balanceada, a quantidade de cada nutriente e a quantidade de calorias totais é que serão importantes.
   Segundo a Nutricionista Elaine Cristina de Souza Lima, muitos livros e artigos definem quantidades em números de calorias e de cada nutriente, mas isso é perigoso, pois cada atleta tem uma necessidade especial. Alguns perdem muito peso durante uma partida, outros engordam muito fácil. A dieta de um jogador de futebol deveria ser estabelecida individualmente, apesar de ser uma variável muito complicada de ser controlada. Existem dietas que atendem as quantidades básicas de todos. A alimentação do atleta deve atender as suas necessidades nutricionais e energéticas. Jogadores de futebol chegam a ter uma necessidade calórica alta, cerca de 4300 Kcal ao dia, por isso precisam de uma dieta contendo quatro a cinco refeições por dia. Sendo necessário 55-60% de carboidratos, 10-15% de proteína e no máximo.
   Outro aspecto muito importante e muitas vezes negligenciado por treinadores e preparadores físicos é com relação à hidratação. Os atletas devem ser constantemente observados para que não desidratem. Existe comprovação científica da queda de desempenho e até de óbito em atletas por desidratação.
   Elaine Cristina de Souza Lima, afirma ainda que não se deve esquecer um fator muito importante que é respeitar seus hábitos alimentares, fazendo alterações necessárias em relação aos erros alimentares dos jogadores para a maior performance. A adequação da dieta em suas calorias, distribuição dos nutrientes de acordo com os horários dos treinos, necessidades de cada atleta e descanso são determinantes para otimizar a reposição do glicogênio muscular e ressíntese das fibras do músculo, assim ocorrendo a maior desempenho esportivo.
   Cuidado com suplementação alimentar, seja de aminoácidos, vitaminas, creatina etc. E nunca utilize anabolizantes, isso pode trazer benefícios em curto prazo, mas com certeza irá prejudicar a saúde do atleta, além de ser doping.
   Segue abaixo uma série de referências que poderão ajudá-lo num maior conhecimento da nutrição aplicada ao esporte e ao futebol especificamente. Procure também em revistas científicas, pois sempre publicam estudos sobre nutrição.
   Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida. Continue sempre questionando e procurando aprender cada vez mais. Um abraço, Fabio.

Sites:
Gatorade Sports Science Institute
Cidade do Futebol
RG Nutri

Bibliografia:
Fisiologia, Treinamento e Nutrição Aplicados ao Futebol. Marcelo Saldanha Aoki. Jundiaí: Editora Fontoura, abr. 2002.
Nutrição e Suplementação Esportiva. Reury Frank Bacurau. São Paulo: Editora Phorte.
Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora. Lancha Jr. Editora Atheneu. 2002.
Revista Paulista de Educação Física. USP/São Paulo.Revista Motriz. UNESP/Rio Claro.
Journal of Sports Science.

Leia mais:
Alimentação adequada para atletas ao longo do dia
Drogas nos esportes
Esportes X Drogas
Bebidas e nutrientes esportivos
Alimentação nos exercícios prolongados e intensos


613. O que são polissacarídios?- 23/08/03 - Usuário Anônimo
Prezada(o) Usuária(o), nossa equipe pesquisou no livro de Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho humano - Mcardle e Katch e encontramos o seguinte:

   Três ou mais moléculas de açúcares simples formam um polissacarídio. Na verdade até 300 a 500 moléculas de monossacarídios podem estar unidas para formar um polissacarídio. Podem ser classificados em vegetais e animais.
   Polissacarídios Vegetais- Os dois comuns são: amigo e celulose .
Amido é encontrado em sementes, no milho e nos vários grãos com que são feitos o pãos, os cereais, os espaguetes e os produtos de pastelaria. Existem também grandes quantidades nas ervilhas, nos feijões, nas batatas e nas raízes., onde funcionam como depósito de energia para utlização futura pelas plantas. O amido vegetal ainda constitui a fonte dietética mais importante de glicídios na dieta americana, sendo responsável por aproximadamente 50% da ingestão de glicídios, apesar de ter diminuído em cerca de 30% desde o início do século, enquanto que o consumo de açúcares mais simples tipo sacarose aumentou de 31% para 50%.
Celulose é outra forma de polissacarídio vegetal. Constitui a parte fibrosa ou estrutural das plantas e existe nas folhas, caules, raízes, sementes e cascas das frutas. Já que a celulose resiste à enzimas digestivas humanas, sua principal função é criar "massa" para os resíduos alimentares do intestino delgado, ajudando no funcionamento gastrointestinal e prevenção de câncer de cólon numa fase avançada da existência.
   Polissacarídios Animais - O glicogênio é o polissacarídio sintetizado e armazenado nos tecidos dos animais. As moléculas de glicogênio em geral são grandes e variam de tamanho desde umas poucas centenas até milhares de moléculas de glicose acopladas, em grande parte como os elos numa cadeia de linguiças. Nos seres humanos, cerca de 375 a 475 g de carboidratos estão armazenados no corpo. Desses 275 são constituídos por glicogênio muscular, 100 a 120 g são hepático e apenas 15-20 g estão presentes como glicose sanguínea.

614. Conteúdo da mala de Primeiros Socorros- 23/08/03
Gostaria de saber o que deve conter uma mala de primeiros socorros. Exigências da justiça do trabalho rural. Agradeço desde já. Tereza Guerra

Oi Tereza, em atenção a sua questão, nosso Coordenador/ Consultor Prof. Fernando Barreiro(currículo) lhe envia a lista. Veja:

CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS
· Luvas descartáveis - proteção imprescindível.
· Soro Fisiológico - lavagem de ferimentos.
· Água Boricada - produto específico para lesões oculares.
· Éter e Álcool - desengordurantes da pele ao redor da lesão.
· Gaze - utilizada na forma de compressas, 10cm X 10cm, para aplicação de Água Oxigenada / Água Boricada.
· Rolos de Atadura de Crepom - para fixação de curativos compressivos, imobilizações, etc...
· Esparadrapo - para fixação de curativos ou da Atadura de Crepom.
· Tesoura - para cortar Gaze / Atadura / roupas / esparadrapo.
· Agulha Descartável - pode-se utilizá-la para extração de objetos na pele ou para perfuração de comprimido tipo Adalat.
· Absorvente feminino - preferencialmente de uso externo.
· Saco plástico - para aplicação de gelo e dispensa de material utilizado.
Material de Apoio
· Colar cervical - 3 tamanhos
· Imobilizadores laterais de cabeça
· Prancha longa de resgate com 3 tirantes
· Pocket mask - máscara facial para RCP
· Lanterna pequena
· Ambú-máscara - para auxílio ventilatório


615. Futebol de campo feminino- 25/08/03
Gostaria de indicação de sites e bibliografias sobre futebol de campo feminino e quais as melhores técnicas de aprimoramento tático para as mulheres. Camila Gomes - Estudante
Prezada Camila, veja o que o nosso Coordenador/Consultor Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo), lhe sugere:
   Camila, Estou listando abaixo algumas referências sobre futebol feminino e procure em sites dos Estados Unidos, pois lá o futebol é muito desenvolvido. Os Estados Unidos são os atuais campeões mundiais. O Brasil vem conseguindo um grande destaque nos últimos campeonatos, como mundiais, Jogos Olímpicos e Pan-Americano, o problema é que praticamente não existem estudos e publicações sobre futebol feminino no nosso país. Portanto, você terá que procurar em revistas e sites internacionais.
   Quanto às técnicas de aprimoramento para mulheres, você pode utilizar as mesmas técnicas que são utilizadas pelos homens. Observe apenas a diferença em fatores emocionais e físicos, principalmente em trabalho de força. Quanto ao desenvolvimento da técnica e tática, o mesmo trabalho utilizado por homens, pode ser utilizado por mulheres.
Espero que tenha contribuído para esclarecer sua dúvida. Um abraço, Fabio.
Referências:
1) SCHMID, SIGI; ALEJO, BOB. Complete Conditioning for Soccer. Champaign: Human Kinetics, 2002.
2) DORRANCE, ANSON; AVERBUCH, GLORIA. The Vision of a champion: advice and inspiration from the world’s most successful women’s soccer coach. Chelsea: Sleeping Bear, 2002.
3) DORRANCE, ANSON; NASH, TIM. Training soccer Champions. Apex: JTC Sports, 1996.


616. Atividades para futsal infantil - 25/08/03
Olá, gostaria de receber do Mestre Fábio algumas sugestões e Atividades para Modalidade de Futsal (Cat. Pré-Mirim e Mirim Masc.), pois sinto na necessidade de criar novas atividades para os alunos, em qualquer tipo de método. Agradeço e até breve!!! Renato - Professor de Educação Fisica
Olá Renato, veja o retorno de nosso Coordenador/Consultor Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha(currículo), pra você:
   Caro Renato, Fico feliz com sua preocupação em diversificar o seu trabalho. Esse é um grande problema das pessoas que trabalham com futebol, a repetição excessiva dos mesmos exercícios. Isso acarreta um desgaste, principalmente em crianças. Logo elas ficam entediadas e cansadas da modalidade, por isso devemos ter sempre essa preocupação e cuidado.
   Outro conselho, trabalhe com os mais novos, principalmente exercícios coordenativos. Você pode utilizar tanto exercícios individuais, quanto atividades em grupo. Preocupe-se com a coordenação e a socialização das crianças, use atividades em que elas possam cooperar entre si, não estimule em demasia a competição, isso até aproximadamente uns 12-13 anos. Você pode utilizar brincadeiras e jogos pré-desportivos. Procure também exercícios e dicas nesses livros, eles podem auxiliá-lo:
1) RICARDO LUCENA FERREIRA. Futsal e a iniciação. 2. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.
2) ROGÉRIO SILVA DE MELO. Futebol 1000 Exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
3) TUDOR O. BOMPA. Treinamento total para jovens campeões. Barueri: Manole, 2002.

Espero que possam ter ajudado na sua dúvida. Um abraço e boa sorte, Fabio Cunha.


617. Treinamento físico para o policial militar - 26/08/03
Oi! Meu nome é Washington Luiz, sou estudante de educação física e policial militar, minha monografia baseia-se no treinamento físico para o policial militar, vocês têm alguma sugestão de bibliografia? Muito Obrigado!!!!
Olá Washington, quem retorna para sua pergunta é o nosso Consultor Luiz Carlos de Moraes(currículo), ele lhe traz uma luz do que procurar. Vamos ver o que ele lhe aconselha:
   Prezado Washington! /b> Entendo que a busca do seu trabalho deva ser focada nas valências físicas inerentes à atuação de rotina do policial militar que anda, corre, salta, é obrigado a trepar e transpor muros e ou edificações em perseguições, ataca, defende, transporta feridos, rola, rasteja e etc. Ao mesmo tempo, deve ser capaz de tomar decisões rápidas ora tendo que manter a calma em situações difíceis, ora de agir com rigor nas ações de abordar, revistar, imobilizar, algemar e conduzir presos.
   As valências físicas são mais ou menos importantes conforme a função principal tais como de polícia, de trânsito ou burocrática. Ou seja, onde o policial vai trabalhar: Perseguindo bandido, coordenando o trânsito ou ficar no quartel. Entendo, também, que o caminho da sua busca deva ser as corporações, pois cada uma delas têm os seus manuais de instrução. Espero que a resposta atenda.
Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes


618. Tempo para haver aumento de massa magra- 26/08/03
Tempo médio para o aumento de massa muscular magra (kg). Prof. Cleiton Eduardo Conde.
Oi Prof.Cleiton, sua resposta recebeu retorno de dois colegas/ Consultores. Veja o que eles trazem:

Luiz Carlos de Moraes(currículo),
  Prezado Prof. Cleiton! Aumento de massa magra num determinado indivíduo depende de muitas variáveis. Entre elas a informação genética, treinamento certo para a pessoa certa (periodização, métodos, séries etc.), freqüência semanal,
intensidade e muito mais. Não sei se é o caso, mas nunca prometa ao cliente que ela vai ganhar "tantos" quilos de músculos, ou "tantos" centímetros em cada grupo muscular em "x" tempo. Se prometer terá que cumprir, e se não conseguir o profissional fica vulnerável ao descrédito, até porque ganho de massa magra real é diferente de hipertrofia muscular que também pode ocorrer de duas formas conforme o tipo de treino: hipertrofia sarcoplasmática ou
miofribilar.
   A primeira, citada por Zatsiorsky, é caracterizada por crescimento do sarcoplasma (substâncias semi-fluídica interfibrilar) e proteínas não contráteis e que não contribuem diretamente para a produção de força. Ou seja, a área de seção transversal aumenta mas não à custa do aumento da densidade da área dos filamentos nas fibras musculares. Ao contrário, a hipertrofia miobribilar se dá pelo alargamento da fibra muscular contribuindo para o aumento significativo e da força real. Métodos mais fortes que provocam microrupturas induzem, a princípio, retenção de líquidos por ser uma defesa do organismo, podendo entre outros fatores, estar ligados à hipertrofia sarcoplasmática. Santarém cita o tipo de
estímulo ligado á sobrecarga tensional ou metabólica. Portanto, é muito difícil determinar "tempo" para aumento de massa magra especialmente em kilogramas num determinado indivíduo.
Literatura sugerida:
1. ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.
2. http://www.saudetotal.com/saude/musvida/hptrofia.htm

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

Prof. Leandro Mendes de Carvalho(currículo) ,
   Caro Eduardo, quando iniciamos um treinamento de força as adaptações que ocorrem nas primeiras semanas de treino são em nível neuromuscular, ou seja, adaptações no processo de recrutamento de fibras musculares. Isto explica o aumento de força no indivíduo nessas primeiras semanas. A hipertrofia muscular é um processo decorrente de uma seqüência de adaptações fisiológicas na fibra muscular em resposta ao treinamento. Por esse motivo ela demora um certo tempo para ser percebida, e esse tempo varia de indivíduo para indivíduo, dependendo de seu somatotipo, sua herança genética, entre outros fatores. Por experiência própria posso dizer que, em um indivíduo com características mesomórficas, por exemplo, em aproximadamente 06 meses de treinamento os resultados são percebidos.
Abraços. Leandro M. de Carvalho.

Ref.Bibliográfica: "Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano", McArdle, Katch&Katch, 4a Edição, Ed. Guanabara Koogan


619.Tem uma dúvida em relação a execução dos movimentos em musculação para hipertrofia muscular: Os exercícios devem ser executados mantendo a contração da musculatura atuante? Qual a melhor amplitude? Marco Antônio

Oi Marco Antônio, bem interessante essa sua pergunta e em atenção a ela dois de nossos Consultores retornaram o seguinte:

Luiz Carlos de Moraes (currículo) :
   Prezado Marco Antônio! A musculação é uma das atividades onde mais encontramos falsas certezas e falsas verdades.
O que mais importa é seguir uma periodização com um objetivo ou meta definido a longo e médio prazo. No caso da hipertrofia é preciso saber quantos quilos o aluno deseja ganhar, quanto de massa muscular, como e
quais métodos serão empregados em cada fase da periodização e, o mais importante. Se a genética permite o desejado.
Para isso, existem os métodos e as formas de execução onde as séries podem ser feitas ora devagar, ora depressa, ora com muita carga, ora com pouca carga, ora usando menos amplitude ora mais amplitude. Cada método tem a sua importância no momento certo da prescrição. Dê uma olhada em:
Sites:
www.cdof.com.br/consult14.htm#124
www.cdof.com.br/consult35.htm#302
www.cdof.com.br/musc1.htm#3
www.cdof.com.br/consult19.htm#152
www.gease.pro.br/amplitude.htm
www.gease.pro.br/repeticoes.htm
www.gease.pro.br/pre_estiramento.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n001/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n012/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano1n019/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n005/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n006/materia.htm
www.noticiasdocorpo.com.br/ano3n004/materia.htm
Livros:
3. DELAVIER, Frédéric ? Guia dos Movimentos de Musculação ? Abordagem Anatômica. Ed. Manole 1ª Edição Brasileira, S.P. 2000.
4. FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda - 1999.
5. ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda, 1999.

Espero que a resposta atenda. Um grande abraço . Luiz Carlos de Moraes


Prof. Leandro Mendes de Carvalho(currículo) ,
   Caro colega, para que ocorra a hipertrofia muscular é necessário que sejam causadas microlesões na fibra muscular. Essas microlesões ocorrem com mais freqüência nas contrações excêntricas em relação às concêntricas. Portanto você deve executar as fases excêntricas dos exercícios mais lentamente que as fases concêntricas. O que acontece em relação aos músculos atuantes no movimento é que, quando se é iniciante em treinamento, durante os exercícios, ocorrem contrações tanto nos músculos agonistas, para executar o movimento, quanto nos antagonistas, que "freiam" o movimento, com o intuito de se evitar lesões mais sérias nas articulações ou nos músculos. Conforme se adquire experiência na execução dos exercícios, a musculatura antagonista relaxa mais, permitindo uma maior concentração do movimento no músculo agonista.
   Quanto à melhor amplitude de movimento para execução dos exercícios, depende da distância entre o ponto de inserção do músculo no osso e a articulação. Cada articulação possui um ângulo de melhor torque diferente da outra. Por exemplo, o músculo Bíceps Braquial possui seu melhor torque com a articulação do cotovelo em um ângulo de 100 graus. Você deve pesquisar melhor sobre isso em livros de Biomecânica, ok? Abraços.

   Equipe do CDOF: Prezado Marco Antônio, gostaríamos de esclarecer que durante a execução de um movimento, a musculatura atuante, naturalmente é contraída, já que é este o objetivo, certo? Quando executamos por exemplo uma rosca bísceps o músculo em si encurta-se e se estende no retorno do movimento. Bom, aí vem a pergunta: _E os músculos adjacentes, devem se contrair junto? O ideal para desenvolvermos uma boa contração é isolar a musculatura atuante no movimento. Os iniciantes, geralmente, não têm um bom desempenho mediante a movimentação em cadeia e falta de consciência corporal, ou seja, movimentam junto do músculo que desejam trabalhar todo o corpo ou parte dele. Seja por falta de força, seja por falta de conhecimento ou coordenação.
   Portanto, a resposta é sim. Devemos contrair a musculatura atuante e contrair as outras apenas como estabilizadoras do movimento ou relaxar as que não forem empregadas no momento do exercício, dependendo do caso. Ex: Na rosca bísceps o indivíduo precisa contrair apenas os músculos bíceps e em contra-partida estabilizar a musculatura abdominal e paravertebrais (costas) para manter sua posição em pé. Os joelhos devem estar relaxados, neutralizando forças da gravidade sobre as articulações. Mas muitos iniciantes ao executá-la flexionam o tronco para frente a fim de levar mais rapidamente o peso em direção aos ombros.
Esperamos ter contribuído . Abração. Equipe do CDOF


620. Aparelhos elétricos de estimulação muscular - 26/08/03
Minha dúvida é sobre esses aparelhinhos eletrônicos de estimulação muscular (AB Gymnic, por exemplo), que dizem que seu uso equivale à realização de um grande número de exercícios. Gostaria de saber onde obter mais informações sobre os mesmos e se é seguro utilizá-los na região superior do tórax (não acho uma boa idéia usar próximo do coração). Atenciosamente. Hermelindo Pinheiro Manoel
Oi Hermelindo , veja o que o Consultor Luiz Carlos de Moraes(currículo) lhe esclarece:
   Prezado Hermelindo! Decididamente esses aparelhos de eletroestimulação anunciados na TV, NÃO produzem os efeitos anunciados. E mais... a sua propaganda foi proibida exatamente pelo número alto de reclamações no PROCON. Para os tais aparelhos não existe uma norma de fabricação específica e até onde vai o meu conhecimento é mesmo pura enganação. A eletroestimulação com aparelhos mais sofisticados emitem uma corrente elétrica específica sendo utilizada na fisioterapia com objetivo de recuperar os movimentos musculares oriundos de atrofias em virtude de doenças e ou acidentes. Espero que a resposta atenda. Um grande abraço. Luiz Carlos de Moraes

Leia mais: Aparelhos de estimulação elétrica como o da "Feiticeira" resolvem?


621. Como fazer um Banco de Wells & Dillon- 28/08/03
Gostaria de saber como fazer um banco de Wells & Dillon? Marcelo - Lisboa - Portugal
Olá Marcelo, veja a dica do Prof. Ms. L.P C:
   Com relação a montagem de um banco de Wells: O ideal é sempre adquirir um em qualquer loja especializada, mas você pode montar um, se quiser.
   Basicamente, você terá que ter uma madeira de 50cm de comprimento e 25cm de largura e 2 madeiras de 40cm x 40cm, onde uma ficará colocada na ponta da madeira de 50cm e a outra a 25cm da ponta.

Leia mais: Banco de Wells

622. Treinamento de força para os diferentes somatotipos- 28/08/03
VOU COMEÇAR A FAZER MINHA MONOGRAFIA SOBRE TREINAMENTO DE FORÇA NOS DIFERENTES TIPOS DE SOMATOTIPOS . QUAIS LIVROS ENCONTRARIA ALGO DO TIPO?! Marcelo Duarte
Olá Marcelo, em anteção a sua pergunta o Prof. Leandro Mendes de Carvalho(currículo) , lhe envia o seguinte comentário:
   Bem Marcelo, não conheço qualquer literatura específica sobre treinamento de força nos diferentes somatotipos. Você poderá encontrar capítulos específicos sobre esse tema nos diversos livros de Fisiologia do Exercício disponíveis no mercado. Também existe um livro chamado "Musculação: Diabéticos, Osteoporóticos, Idosos, Crianças e Obesos", do Prof. Maurício de Arruda Campos, Ed. Sprint, que possui um capítulo específico sobre musculação para obesos (endomórficos). No mais, você poderá buscar artigos científicos no Medline para compor seu trabalho.
Abraços. Leandro M. Carvalho.


623. O quadríceps é formado por 6 músculos?- 31/08/03
Caros amigos, sou um recém formado em educação física e mais um apreciador do CDOF. Tenho encontrados alguns artigos que me geraram dúvidas: quando estudei os músculos sempre soube que o quadríceps (Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Vasto Intermédio) era formado por quatro músculos. "Mas especialistas" acrescentam mais dois músculos ao quadríceps!!!!Bom, não concordando, conto com vocês para tirar esta dúvida.
abraços.....cevio
Oi Cevio, recebemos um retorno, finalmente para sua questão e vem do Prof. Divanei Zaniqueli(currículo). Vamos ver o que ele nos esclarece:
   Caro professor, na verdade os músculos que você citou estão certos e não existem outros, o que existe é uma subdivisão dos músculos vasto lateral e medial. Tais subdivisões são denominadas de vasto lateral oblíquo e vasto medial oblíquo, que supostamente tem um importante papel no alinhamento da patela. Por isso, existem alguns estudos que sugerem que um trabalho muscular eficiente para casos de condromaláscia e síndrome de dor patelo-femoral, precisaria envolver estes dois segmentos. Um destes estudos está indicado abaixo.
Estudo: Reynolds L, Levin T, Medeiron J, Adler N, & Hallum A: EMG activity of vastus medialis oblique and vastus lateralis and their role in patellar alingment. J. of Phisical Medicine. 62(2): 61-71. 1983

Retorno do Cévio: o esclarecimento sobre o quadríceps foi bem claro, muito obrigado!!!!!

 

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|