Home |CDOF Responde | Cadastro de Usuários | Cadastro de Consultores|


 

Ter, 6/1/09 15:51

PERGUNTAS E RESPOSTAS ANTERIORES AO CDOF RESPONDE
CONSULTORIA GRATUITA CDOF

Obs: para procurar pelo tema utilize o sistema de busca

2327. Capoeira na gravidez, pode ?- 07/04/2006
Eu antes de engravidar fazia capoeira, quando descobri da gravidez fui comunicar ao meu mestre e ele disse que eu ia poder fazer capoeira sim, ele ia me acompanhar, e ia fazer exercícios de respiração, alongamento, nada muito pesado. Mais na minha família ninguém entende, ficam implicando e disseram que eu tenho todo o tempo do mundo pra fazer, mais eu amo a capoeira e não queria perder esse contato. Gostaria de uma explicação certa. Estou com 4 meses e comecei a fazer hidro agora. Espero respostas se posso fazer capoeira grávida. Thaís Cerqueira
Oi Thaís, veja o retorno do coordenador da seção Prof. Esp. José Ernane dos Santos Júnior (currículo) :
    Thaís veja bem, a gravidez é uma situação especial na vida de qualquer mulher. Contudo, seja necessário conhecer as alterações pelas quais a gestante está passando durante o período, é importante saber de que maneira o exercício age em seu organismo, os benefícios que pode trazer para amenizar os sintomas da gravidez, as adaptações necessárias a serem feitas na prescrição e de que maneira o exercício pode afetar o feto. Em virtude do alto grau de desenvolvimento, não seja recomendada a prática mesmo que regular da capoeira, visto que sua movimentação exigira por demais de uma grande quantidade de musculaturas e articulações que estarão envolvidas no desenvolvimento dos treinamentos e/ou do jogo propriamente dito. Portanto, seja necessária uma atividade em que não haja contato físico e com grandes possibilidades de traumas e sim atividades de relaxamento, alongamentos, exercícios aquáticos como hidroginástica etc.

2328. Legalidade de aplicar termos de responsabilidades para a prática de atividade física - 07/04/2006
A cada dia está mais difícil conseguir um exame médico que habilite o aluno a realizar práticas de atividades físicas. O exame de eletrocardiograma sem ou com esforço não é acessivel para todos. Por isso, gostaria de saber da legalidade de aplicar Termos de Resposabilidades para a prática de atividade física e obter alguns modelos. Cintia Pegoretti
Oi Cintia, vamos ver o que recomenda o Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo) :
    O termo pode ser questionado, caso venha a ocorrer algum problema, pois a pessoa não está apta a se auto-avaliar porque não é médica. Existem sim alguns modelos como na Associação Brasileira de Cardiologia, ou mesmo no Conselho Federal de Medicina.

2329.Qual o máximo de decibéis autorizado?- 07/04/2006
Tenho dúvidas em relação a legislação de academias, como deve ser o funcionamento em áreas mistas (residencial e industrial)? Qual o máximo de decibéis autorizado, como posso encontrar essas informações? Desde já muito obrigada. Luciane Ferreira Santos
Oi Luciane, o Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo) gentilmente retorna:
   Essa legislação pode ser encontrada na prefeitura da cidade, pois cada uma tem uma legislação própria e também depende do zoneamento onde está inserida a academia.

2330. Toda a empresa que montar uma academia tem que ter um professor formado ?- 07/04/2006
Trabalho em uma empresa em que eles querem montar uma academia de musculação, só que eles não querem colocar um Profissional de educação física. Falei dos perigos de ter uma academia sem um supervisor, dai eles me pediram para que eu colocar em um projeto qual Lei que rege que toda a empresa que montar uma academia tem que ter um professor. Atenciosamente. Regina Carneiro
Oi Regina, vamos ver o que nos traz o Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo) :
   Lei nº 9.696 de 1º de setembro de 1998. Maiores informações e a íntegra da lei podem ser obtidas no site www.confef.org.br .
Lei mais:
Dono de academia tem que ser formado em Educação Física ?

2331. Lojas internas são partes da academia ou são alugadas sem vínculos administrativos? - 07/04/2006
Sou professor de uma escola técnica de administração e gostaria de saber em relação ao trabalho de um aluno meu que me indagou sobre uma questão: Lojas internas são partes da academia ou são alugadas sem vínculos administrativos? Exemplo: lanchonetes, conveniencia, etc. Michelle Amorim
Oi Michelle, vamos ver o que nos responde o Prof. Ricardo Alexandre Antão Cruz (currículo):
    Algumas academias optam por gerir estes serviços de conveniência, outras em terceirizar o espaço, locando para outras empresas. Algumas academias que adiministram esses serviços conseguem incrementar em até 15% o faturamento através dessas vendas.

Veja também a participação do consultor Rafaele Madormo(currículo):
   Michelle, Ambas as possibilidades são possíveis. Normalmente as academias de menor porte tem a lanchonete ou a "lojinha", administradas pelo próprio dono, utilizando uma infra-estrutura pequena para tocar esse outro negócio. Olhando do ponto de vista empresarial há algumas complicações para que o dono da academia também gerencie um "outro negócio dentro do seu negócio". E quais são essas complicações?
1. Para trabalhar de forma legal a empresa precisa ter na sua finalidade de negócio também a comercialização de alimentos e outros artigos, o que lhe cria várias outras obrigações com as fiscalizações dos vários orgãos; Geralmente esta possibilidade de registro amplo não é aceita pelos orgão competentes o que obriga a ter uma outra empresa dentro da empresa, gerando um aumento significativo de custos com impostos.
2. Pensando do ponto de vista do negócio academia já há muitas variáveis a serem administradas e quando se analisa a rentabilidade que, em especial a lanchonete oferece na grande maioria dos casos, a operação não é atraente.
3. Quando pensamos em academias que tenham na natação infantil um bom negócio a venda de uniforme, que geralmente é obrigatória, é feita na própria secretaria com os recursos disponíveis, sem a necessidade de um espaço e de funcionários específicos. Mesmo nesse caso o problema com a fiscalização também existirá se não houver o registro de forma adequada e o recolhimento dos impostos referentes a venda de produtos.
   Em função dessas complicações fiscais é que as academias com um porte um pouco maior preferem a locação do espaço para estas atividades complementares: loja, restaurante, lanchonete, salão de beleza, etc.
As 2 vantagens principais são as seguintes:
1. Espaço é locado com valor fixo ou com uma participação nas vendas garantindo uma determinada renda sem a necessidade de um investimento de tempo e recursos específicos;
2. A empresa locatária tem o seu CNPJ para a atividade fim que ela se destina e, portanto, ela é responsável por todos os problemas que possam surgir no seu ponto de venda. É claro que por estar dentro da academia há problemas que podem afetar também a imagem da academia e por isso é importante estar muito atento a qualidade do serviço prestado.
   Cada realidade deve ser avaliada, porém se as condições forem como as descritas acima o ideal é trabalhar com tercerizados nos serviços complementares da academia. Não imagine que isso é uma maravilha, pois outros tipos de problema também existem, mas isso é uma outra história. Espero tê-la ajudado.

2332. A prática da ginástica olímpica prejudica o crescimento ?- 07/04/2006
Minha filha tem 8 anos e pesa 20 kg, é agil e muito flexivel, já faz natação há 3 anos e fez 2 anos de ballet. Sozinha descobriu a ginástica olimpica e é sabido que em Curitiba é um lugar maravilhoso para esse esporte. Minha dúvida, eu tenho 1.59m e temo que esse esporte faça com que o seu crescimento não desenvolva e ela venha a ficar mais baixa que eu. O pai tem1,75m. Quero muito insentivar o esporte, porém se eu for orientada a colocá-la em outro esporte para ajudá-la no crescimento, assim o farei. Meiri Iassimini Furushi Machado
Olá Meiri, veja o que o consultor Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo) lhe aconselha:
   Meiri toda atividade física quando bem orientada só trás benefícios para o nosso organismo, e ginástica olímpica não é exceção. Quanto à questão do crescimento, estatura de sua filha, esta será determinada em boa parte pela genética e fatores externos e ambientais exemplo: alimentação, prática de exercícios etc... Não existe apoio na literatura científica que a prática da ginástica olímpica prejudique o crescimento, deste que, seja respeitado aspectos como: maturação biológica, alimentação adequada com um bom aporte calórico, nutricional, ajuste adequado nas variáveis que compõem o treinamento, não impondo deste modo estresse físico e psicológico. Segue algumas pesquisas científicas que tratam deste assunto:
- Theintz et al, demonstraram redução na estatura e baixo nível de IGF-1 em ginástas jovens, com treinamento intenso e submetidas à baixa ingestão dietética, com objetivo de manter uma imagem corporal mais adequada com influência no julgamento da competição.
- Theintz GE, Howald H, Weiss U, Sizonenko PC. Evidence for a reduction of growth potential in adolescent female gymnasts. J Pediatr 1993;122:306-13
- Roemmich e Sinning observaram redução significativa de IGF-1 em um grupo de adolescentes lutadores, submetidos a treinamento intenso, associado à dieta restritiva, com a perspectiva de alcançar baixo peso e reclassificação para categorias inferiores na competição.
- Roemmich JN, Sinning WE. Weight loss and wrestling training: effects on growthrelated hormones. Data demonstrating the ability of high-intensity exercise in adolescents to lead to a marked catabolic state. J Appl Physiol 1997;82:1760-4.
- Caine et al, efetuaram revisão de literatura sobre o tema e os principais resultados apontaram para uma estatura já inferior das ginastas, antes de iniciarem o treinamento físico, seguido de volume de treinamento muito grande, na ordem de até 36 horas semanais entre cinco e 10 anos de idade, com balanço energético negativo.
- Caine D, Lewis R, O'Connor P, Howe W, Bass S. Does gymnastics training inhibit Growth of females? Clin J Sport Med 2001;11:260-70. Os autores concluíram que as atletas, de alto nível competitivo, certamente experimentam atenuação do crescimento; contudo, existe um conjunto de fatores contribuintes, entre eles, os aspectos genéticos, a nutrição e o estresse psicológico, não podendo ser imposto ao treinamento físico a total responsabilidade pela baixa estatura das ginastas.
- Para Georgopoulos et al., a intensidade e a duração do treinamento físico são os fatores mais importantes do que o próprio esporte praticado. Georgopoulos N, Markou K, Theodoropoulou A, Paraskevopoulou P, Varaki L, Kazantzi Z, et al. Growth and pubertal development in elite female rhythmic gymnasts. J Clin Endocrinol Metab 1999;84:4525-30.

Leia mais:
A Ginástica Olímpica atrapalha o crescimento?

2333. Resgatando a motivação perdida pela equipe- 07/04/2006
Que mecanismo psico-pedagógico é mais adequado para que se possa resgatar a motivação perdida pela equipe diante de uma franstação: derrota da equipe, problemas familiares, cansaço psico-físico, etc.
Olá Emannuel Minnucci, veja o que lhe responde a consultora Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle(currículo):
    Emannuel, tudo bem? Quando penso em motivação, sempre prefiro trabalhar com a intrínseca (aquela que envolve a habilidade, o esforço, o treinamento) ao invés da extrínseca (o resultado, o prêmio, etc,), pois quando estamos focados na perspectiva interna, o esforço é pela auto-superação e não apenas no resultado. Se voce tiver isto em mente, fica mais fácil lidar com as adversidades da equipe. Ab, Márcia

2334. A psicologia pode ser utilizada no tratamento da fisioterapia ?- 07/04/2006
Tenho dúvidas sobre Psicologia usada na Fisio. Ela é usada? Pacientes de Fisio acham que teriam melhor avanço na cura. San
Oi San, vejamos então o que nos responde a consultora Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle (currículo):
   San, há muitos trabalhos na área de recuperação de lesões já pulblicados. É bastante interessante voce aprofundar seu conhecimento nos processos emocionais por que passam estas pessoas. Algumas sugestões de leituras:
1. WEINBERG, Robert S. & GOULD, Daniel. Lesões. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: Artmed, 2001
2. EPIPHANIO, Érika. Psicologia do esporte aplicada à problemática da lesão desportiva. In: DOBRANSKY, I. MACHADO,A. (org) Delineamento da psicologia do esporte: evolução e desenvolvimento. Campinas: Tecnograf, 2000.
3. Rial & Suarez. Una proposta sobre la rehabilitación psicologica en las lesiones deportivas. www.psicodeporte.nu/biblioteca/articulos/start.asp?articuloid=22& Mandelsohn, D. Lesiones deportivas: prevención y rehabilitación desde la psicologia del deporte. www.efdeportes.com
Um abraço e bom trabalho. Márcia

2335. Fatores da ansiedade no futebol- 07/04/2006
Estou fazendo um trabalho sobre os fatores de ansiedade no futebol, sei que o controle das emoções é algo que define a vitória neste esporte e gostaria de sua ajuda sobre o tema. obrigado. Neto
Olá Neto, a Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle (currículo) diz o seguinte:
   Neto, há inúmeros artigos sobre o tema. Sugiro que você pesquise no site www.efdeportes.com. Certamente irá encontrar algumas orientações. Abraço, Márcia

2336. A influência do treinamento psicológico no sucesso do futsal feminino- 07/04/2006
Sou acadêmico do 4º Período de Educação Física, e estou iniciando minhas pesquisas para minha monografia. Tenho uma escolinha de futsal feminino e pretendo escrever sobre a influência do treinamento psicológico no sucesso do futsal feminino. No entanto, estou encontrando dificuldades em materiais que possam me auxiliar no trabalho, e também como proceder com uma pesquisa de campo, ou seja : como começar e o que pesquisar neste inicio? Nilton Rodrigues Ribeiro
Oi nilton, a Profa. Ms. Márcia Pilla do Valle (currículo) sugere:
   Nilton, primeiramente você precisa delimitar seu objeto de estudo para, então, partir para estudos teóricos e práticos. Pense na sua escola e levante quais as dificuldades que você mais enfrenta com as meninas. Há algum tema que apareça constantemente? A seguir, leia artigos a respeito para determinar sua pesquisa. Bom trabalho! Abraço, Márcia

2337. Curso de natação para bebês- 07/04/2006
Preciso fazer um curso de natação para bebês, onde fazer? Qual a data mais próxima? Paula Souza.
Oi Souza, a Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) gentilmente lhe retorna:
    Cara Paula, neste final de semana 1 e 2 de abril tem um curso de extensão na FMU que o tema é natação para bebês, este não vai dar tempo de acompanhar mas te passo a página onde tem a programação dos cursos para que acompanhe e possa participar dos cursos de seu interesse. http://www.fmu.br/cppg/htmls/exEduFisica/ext_ed_fisica.htm.
No fitness Brasil vai ter um curso com a Sandra Rossi, vale a pena. Não é específico para bebês, mas a Sandra trabalha e tem muita experiência com bebês. Mais informações sobre este curso: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/ec_curso.asp?id_curso=41
Boa Sorte Abraço Melina

2338. Por quê a pernada de peito é mais difícil de se executar na vertical?- 07/04/2006
Estou no 3º Período do Curso de Educação Física e enquanto estava fazendo minha aula prática de natação surgiu-me uma dúvida, por que a pernada de peito é mais difícil de se executar na vertical, do que na horizontal? Tiago
Oi Tiago, a Profa.Esp. Melina Branco Barbosa Corrêa(currículo) lhe responde:
   Caro Thiago, utilizamos a perna na vertical, na borda como uma estratégia no ensino da pernada de peito. Acredito que a posição facilita a execução por deixar livre a respiração o que permite uma atenção maior no movimento que está sendo executado. Também percebo que nesta posição fica mais fácil perceber a ação do movimento. Tenho questionado bastante nas minhas pesquisas junto a área de aprendizagem motora o nado peito. Na realidade temos investigado o nado em relação ao programa motor e existe a hipótese de que a complexidade da coordenação deste nado seja grande devido a uma reprogramação fora do padrão para o tornar mais propulsivo. Muito interessante sua questão, continue envolvido , interessado e questionador , isso é muito bom!!! Boa sorte Abraço Melina

2339. Como tornar o trabalho da recreação mais original ?- 07/04/2006
Estou tendo muitas oportunidades de trabalhar diretamente recreação com crianças, jovens, adultos e idosos, mas estou com um repertório de atividades está muito manjado. Como posso fazer para ter um pouco mais de originalidade? qual ponto devo trabalhar para ter uma atividade rica em integracao social e divertida. Vitão
Oi Vitão, veja o que o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) que lhe traz:
  Olá Vitão! Realmente a área da recreação gera muita empregos, as atividades não são manjadas elas são sempre recicláveis. Você pode utilizar seu repertorio e criar atividades semelhantes das que as conhece. Mas indico a você investir em cursos de recreação e lazer e buscar na literatura sobre o assunto, principalmente os da editora sprint...
Referências Bibliográficas:
- Organização das Atividades de Recreação - NICANOR MIRANDA - Editora: ITATIAIA
- 100 JOGOS PARA GRUPOS - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ágora - 1996 200 Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
- 210 Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
Abçs. Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2340. Recreação para as refeições- 07/04/2006
Gostaria de saber se você conhece alguma atividade recreativa para antes das refeições? Ex: antes do café da manhã, do jantar, etc. Aline Priscila
Oi Aline, veja o que o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) que lhe traz:
   Olá Aline! Todas as atividades podem ser adaptadas à ocasião. Vou mencionar uma atividade de aproximação e integração.
Em duplas, colocar a mão e diversas partes do corpo, como por exemplo, mão com mão, mão com PE, mão com barriga. Ou então somente uma parte do corpo porem com duas pessoas. Exemplo: bumbum com bumbum, tornozelo com tornozelo, A sua criatividade poderá produzir novos movimentos. Os livros de jogos cooperativos também são excelente para buscar novas informações. Um sistema de som poderá ajudar seu trabalho.

Referências Bibliográficas:
- Jogos de Salão e Recreação - Civiate
- 268 jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991. PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória.
- Brincando com Sucatas - CICERO RODRIGUES
- Jogos Cooperativos - Fabio Brotto
- Jogos Cooperativos REINALDO SOLER
Abçs. Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2341. Seminário de esporte e ritmo- 11/04/2006
Como dar um serminário relacionando esporte e ritmo? que tipo de recreação posso aplicar? Rafaela
Oi Rafaela, veja o que o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) que lhe sugere:
   Olá Rafaela! Você poderá optar em aplicar dinâmicas de grupo a seus espectadores. Segue uma lista de livros. Além de abordar o tema com um seminário pratico utilizando o esporte com movimentos ritmicos recreativos e ou então aplicando rodas cantadas em sua apresentação.
Referências Bibliográficas:
- Jogos, Dinâmicas & Vivencias Grupais. Como desenvolver sua melhor "técnica" em atividades grupais. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2000.- MILITÃO, Albigenor & Rose.
- Jogos dirigidos, para grupos, recreação e aulas de E.F. - Silvino José Fritzen - Petrópolis
- Dinâmicas e Recreação e jogos - SILVINO JOSÉ FRITZEN - Editora: VOZES
- Dinâmica de Grupo. Rio de Janeiro. Qualitymark, 1999. MILITÃO, Albigenor & Rose. S.O.S
- Dinâmica de grupo - Balduíno A. Andreola - Vozes - 2003
Abçs. Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2342. Jogos Noturnos- 11/04/2006
Preciso saber sobre novos jogos noturnos. Tio Abonga
Oi Tio Abonga, veja o que o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) que lhe traz:
   Olá Tio Abonga! Parabéns por você mencionar em sua profissão o termo recreador. Isso mesmo temos que nos unir e acredita e valorizar na profissão. Hoje existe uma associação que se preocupa para a regulamentação desta profissão. A ABRE - associação de recreadores. Enfim, para jogos noturnos sempre são os mais esperados pelo público e devem ser tomados alguns cuidados. A aplicação de RPG são uma boa dica, alem dos inevitáveis caças ao tesouro. Ao sorte em seu trabalho.
Referências Bibliográficas:
- Acampamento - Organização e atividades - Hector Civitati - Sprint
- Caça ao Tesouro - SILVANA ROSSI
Abçs. Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2343. Recreação em área aberta - 11/04/2006
EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE RECREAÇÃO EM ÁREA ABERTA, PARA PÚBLICO DE FAIXA ETÁRIA DIFERENTE, COMO MANTER A ATENÇÃO DE TODOS
Ramon, veja o que o consultor Prof. Volney Paulo Guaranha®(currículo) que lhe traz:
    Olá Amauri, para aplicar a recreação de área aberta você necessitará de uma equipe boa que saiba controlar as atividades e o momento de pará-las. Dentre as atividade que podem ser abordadas escolheria gincanas diferenciadas, como de estafetas, culturais e esportivas. Também incluiria na programação uma aeróbica recreativa. Não se esqueça de ter em mãos um microfone para a comunicação na atividade. Bom trabalho!
Referências Bibliográficas:
- 100 JOGOS PARA GRUPOS - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ágora - 1996 200
- Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda
- jogos infantis. Rio de Janeiro. Vila Rica: 1991. PIMENTEL, Figueiredo & RABELO, Vitória.
- 210 Jogos Infantis. Editora: Itatiaia. Nicanor Miranda

Abçs. Prof. Volney Paulo Guaranha ®

2344. Exercícios mais adequados para operado de válvula aórtica - 11/04/2006
Gostaria que me dissesse especificamente quais os exercícios mais adequados para um doente operado a uma válvula aórtica, com uma prótese mecânica. Em nível da reabilitação cardíaca, que exercícios aconselham? Obrigada. Lara Pimenta
Oi Lara, o consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que lhe traz o seguinte:
    Cara Lara, sua pergunta é muito ampla e uma resposta depende do conhecimento das condições cárdio-pulmonares do paciente. Como contra-indicação relativa temos os esportes de contato ou que possam causar ferimentos ao paciente, visto que ele deve estar usando medicação anti-coagulante. Outra contra-indicação são os exercícios isométricos, principamente para membros superiores, pois este causam um maior aumento da pressão arterial, com consequente sobrecarga para a prótese e para o ventrículo. De qualquer forma, você deve iniciar o programa de treinamento, preferencialmente aeróbico, após a realização de ecocardiograma (de esforço se puder ser realizado) e de teste de esforço em esteira para determinar a capacidade aeróbica do paciente e da frequência cardíaca de segurança. Procure no site . http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1997001000010 - I CONSENSO NACIONAL DE REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR (Fase Crônica)
Também os livros:
- Doença Cardíaca e Reabilitação Autor: Pollock, Michael L.; Schmidt, Donald H. Editora: Revinter
- Exercícios na Saúde e na Doença Autor: Pollock, Michael L. Editora: Medsi
Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

2345.Avaliação física e risco de estresse na avaliação física- 11/04/2006
Avaliação física e risco de estresse na avaliação física, risco cardiaco. Arilene da Silva Santos
Oi Arilene, veja o que o consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) que lhe traz:
   Veja os livros abaixo, principalmente o terceiro que é da American College of Sports Medicine. Está traduzido.
Jairo Sergio Szrajer
-Doença Cardíaca e Reabilitação Autor: Pollock, Michael L.; Schmidt, Donald H. Editora: Revinter
- Exercícios na Saude e na Doença - Pollock, Michael L.
- Manual Acsm para Avaliação da Aptidão Física Relacionada À Saúde Autor: Acsm Editora: Guanabara Koogan Editora: Medsi

2346. O medicamento anti-hipertensivo faz reduzir a FC e consequentemente o gasto calórico ?- 11/04/2006
O uso de remédio para pressão arterial contribui para mudanças e alterações da F.C.? Antes da medicação era um valor e depois da mesma pode ficar mais baixo? Caso isso aconteça...Gostaria de saber se o gasto calórico é igual ou diferente devido à diminuição da F.C. pela medicação mesmo mantendo os mesmos exercícios, a mesma intensidade e a mesma duração? Sandro Bonini
Oi Sandro, boa pergunta, vamos ver a opinião do Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) :
    Sandro, os medicamentos anti-hipertensivos atuam de diversas maneiras: Diuréticos retiram água e sódio do organismo. Há inibidores de angiotensina, de canais de cálcio, beta-bloqueadores atuam inibindo os receptores de adrenalina, etc.. Muitos destes medicamentos podem reduzir a frequência cardiaca. O gasto calórico, se realizado o mesmo trabalho, com as mesmas condições não deverá se alterar, apesar da frequência cardíaca mais baixa. Se seu cardiologista o liberou para os exercícios que você já faz regularmente, não deve haver problemas em mantê-los no mesmo nível. Ateciosamente, jairo Sergio Szrajer

2347. Exercícios compensatórios na escola - 12/04/2006
EU QUERIA SABER MAIS SOBRE EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS PARA TRABALHAR NA ESCOLA,POIS O MEU TRABALHO ESTÁ COM ESTE TEMA E TENHO POUCO CONHECIMENTO NESTA ÁREA. EXERCÍCIOS COMPENSATÓRIOS QUE O PROFESSOR DE EDUCAÇAÕ FíSICA PODE TRABALHAR. OBRIGADO DESDE JÁ. DANIELA MARQUES
Oi Daniela, veja o que lhe traz o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) :
    Daniela, na escola a postura mais frequente é a sentada. Esta postura leva a encurtamento da musculatura posterior e enfraquecimento abdominal. Então para o estudante os exercícios compensatórios seriam o alongamento posterior e reforço abdominal, mas como são estudantes, jovens (provavelmente) a melhor coisa é brincar, que compensa qualquer postura errada. Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
    Olá Daniela, sugiro que você leia os seguintes livros:
- Zilli, Cynthia M. Manual de cinesioterapia/ginástica laboral - uma tarefa interdisciplinar com ação multiprofissional. São Paulo: LOVISE, 2002.
- VERDERI, Érica. - Programa de Educação Postural. Ed. Phorte, SP, 2001. (personal, ginástica laboral e ginástica corretiva)
- Lima, Deise G. Metodologia de implantação de ginástica laboral com abordagem ergonômica. Jundiaí: Fontoura.
- Abdala, Alongamento da ed. ArteMed.
Eleslhe trarão subsídios para desenvolver o seu estudo. Até mais!

Leia mais:
Profissional de Educação Física pode corrigir desvios posturais na escola ?
Prof. de E.F. x postura das crianças na escola

2348. Quantas pessoas no máximo podem praticar juntas a GL?- 12/04/2006
GOSTARIA DE SABER QUANTAS PESSOAS NO MÁXIMO POSSO COLOCAR PARA EXECUTAR O PROGRAMA DE GINASTICA LABORAL EM UMA EMPRESA COM 180 EMPREGADOS.PRECISO DIVIDIR EM TURMAS?AGUARDO A RESPOSTA.OBRIGADA. Sandra Rozin Fratini
Oi Sandra, quem colabora na sua questão é o nosso consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) :
    Sandra, na China são colocados duzentas, trezentas ou mais pessoas para fazerem exercícios juntas, assim não há um limite definido do número de pessoas para fazerem juntas os exercícios. O prático é que as pessoas de uma mesma secção façam juntas o exercício, mais por uma questão de espaço e localização. Geralmente, se dividem em grupos pequenos para haver uma maior interação entre os participantes. Hoje há muitos professores de educação física e fisioterapeutas que fazem estes programas. Minha sugestão é que você contrate um profissional da área que poderá prestar este serviço de forma bastante eficiente. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   Olá Sandra, quem irá responder é o profissional de Educação Física que desenvolverá o programa de ginástica laboral. Contudo, é levado em consideração os seguintes aspectos: função, sobrecarga de trabalho, espaço para realização da ginástica, horário. Sugiro que você leia o livro de metodologia de implantação de ginástica laboral com abordagem ergonômica e custos e orçamentos, de minha autoria, da ed. Fontoura. Lá você terá informações para acompanhar o que o profissional de educação física deverá fazerpara implantar o programa em sua empresa e, com isso, avaliar a qualidade do serviço prestado. Até mais.

2349. Musculação e exercícios podem agravar a tendinite?- 12/04/2006
Faço musculação 3x por semana e 2x por semana natação. Estou com uma forte dor no antebraço esquerdo decorrente do meu serviço de digitador. Gostaria de saber se a musculação ou a nataçao podem agravar minha dor, já que tenho forte impressão de eu estar com um princípio de tendinite? Guilherme
Oi Guilherme o nosso consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) sugere?
    Guilherme, fazendo toda esta atvidade física você tem certeza que é a digitação que está lhe trazendo problemas. Em minhas palestras eu costumo dar o exemplo do torcicolo. Ninguém tem torcicolo à tarde, nós temos torcicolo porque dormimos contraídos, com um ventinho nas costas, ou seja, o torcicolo geralmente ocorre no repouso e não no esforço. Avalie seu dia-a-dia e veja se não está mantendo posturas viciosas, que favorecem muito mais as dores, que o trabalho de escritório. Atenciosamente, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   Bom dia Guilherme! Você já deveria ter procurado um médico. Caso já tenha havido a instalação da tendinite, os exercícios em academia podem sim agravar. Você deverá procurar um especialista (médico do trabalho e um ortopedista) para avaliar o seu caso. Até mais.

2350. A GL x monotonia- 12/04/2006
Estagiei um ano na ginástica laboral, e apesar de muito gostar houve momentos em que me vi sem saber o que fazer para não cair na monotonia. A literatura da área é escassa e pouco voltada para pratica propriamente dita. Onde posso encontra mais a respeito desse tema? Mayana Tavares Mendes da Silva
Oi Mayana, sugere para você o nosso consultor Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) o seguinte:
    Mayana, você sentiu o segundo maior problema da ginática laboral, a monotonia. O primeiro é que as pessoas não gostam de praticar atividade física, e muitas vezes fazem a ginástica laboral obrigadas pela supervisão da empresa. Não conheço literatura que mostre muitas alternativas, mas eu sugiro que você use métodos de psicopedagogia, dando um toque lúdico à ginástica laboral. Use bexigas, bolas, cordas, etc.. Faça brincadeiras e torneios, por exemplo, quem consegue ficar mais tempo assoprando uma bexiga acima da cabeça. Boa sorte, Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   Olá Mayana! A literatura não apresenta a prática pois a mesma é a metodologia de implantação e não a prescriçoa de exercícios prontos para serem aplicados. Isto se deve pq cada caso é um caso. você tem que dominar fisiologia do exercício, ergonomia, cinesiologia, para determinar: sobrecarga de tabalho, análise postural, entender o trabalho para depois
prescrever os exercícios necessários a um determinado grupo. Sugiro que você leia os seguintes trabalhos: CAÑETE, Ingrid. Humanização: desafio da empresa moderna
- A ginástica laboral como um novo caminho. Porto Alegre: Artes e Ofício, 1996. CHAFFIN - Biomecânica Ocupacional. COUTO, Hudson de A.
- Fisiologia do trabalho. Belo Horizonte: Ergo. Lima, Deise G. Metodologia de implantação de ginástica laboral com abordagem ergonômica. Jundiaí: Fontoura. MARTINS, Caroline de O.
- Ginástica Laboral no Escritório. Ed. Fontoura, 2001. VERDERI, Érica.
- Programa de Educação Postural. Ed. Phorte, SP, 2001. (personal, ginástica laboral e ginástica corretiva)
- Zilli, Cynthia M. Manual de cinesioterapia/ginástica laboral - uma tarefa interdisciplinar com ação multiprofissional. São Paulo: LOVISE, 2002.
   Também sugiro que você consulte o site de banco de tese e dissertação da UFSC/EPS, entrando com palavras-chave: ginástica laboral. O site é: teses.eps.ufsc.br/tese.asp (estudos ergonômicos) . Bom estudo!


2351. Iniciando um negócio em GL- 12/04/2006
Estou terminado o curso e queria saber o que devo fazer para começar na área de ginástica laboral, entretanto , pretendo abrir meu próprio negócio. O que devo fazer para iniciar? Grato . Wallace
Oi Wallace, o Dr. Ms. Jairo Sergio Szrajer(currículo) sugere o seguinte:
   Wallace, A ginástica laboral é bastante simples de ser aplicada, e eu tenho certeza que você, formado em educação fisica tem as habilidades necessárias para aplicar na ginástica. Agora, "bussiness are bussiness", você deve vender seu peixe, e o mar não está para peixe. Vá procurando as brechas e divulgue seu nome entre seus conhecidos. Bons negócios. Jairo Sergio Szrajer

Veja também a participação da Profa. Dra. Deise Guadelupe de Lima(currículo) :
   Sugiro que você faça um curso de especialização em ginástica laboral. Já há vários na área: http://www.cev.org.br/br/eventos/info.asp?cod=745. Também sugiro que você se especialize em ergonomia. O curso que coloquei o link ele trabalha ergonomia, ginástica laboral e compensatória. Vale a pena, mas procure mais cursos perto de sua casa. Até mais!

 

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados - BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|