PROJETO
              CAMINHADA ECOLÓGICA
              Por: FABIANO RODRIGUES DE CAMPOS
              E-mail: fabianorodriguesdecampos@hotmail.com
              Data da Publicação: 14/011/2009
              “CONHECER, CONSCIENTIZAR PARA PRESERVAR”.
              RESUMO
                Este trabalho foi realizado com os alunos da 2ª fase do
                3ºciclo da E.M.E.F. Dona Antonieta Melges de Camargo no
                município de Ribeirão Cascalheira. Trata-se de
                uma pesquisa ação de cunho participativo, assim
                além de proporcionar aos alunos a investigação,
                constatação e conhecimento, provemos também
                a analise crítica dos fatos, e consequentemente a conscientização
                da situação real a qual foi estudada. O projeto
                teve o objetivo de implantar no local denominado “Pedra
                do Letreiro” um sistema de orientação, com
                frases incentivando a preservação do Meio Ambiente
                e o patrimônio histórico/cultural presente no local
                de modo a conscientizar os alunos participantes e futuros visitantes
                sobre a importância de preservar nossos meios naturais
                e nosso patrimônio histórico/cultural.
                Neste documento encontraremos informações, registros
                e depoimentos que descreverão todo o processo de uma pesquisa
                ação que se transformou em um trabalho prazeroso,
                tanto para os alunos, quanto para todos que participaram direta
              e indiretamente para a realização deste trabalho. 
              INTRODUÇÃO
                A preservação ambiental é uma necessidade
                de toda humanidade, deveria ser abordada de forma mais significativa
                na escola, mas não de maneira maçante, trivial
                e só de cunho teórico. As ações práticas
                geram um conhecimento concreto, pois une os aspectos teóricos
                com as ações praticas, integrando-as às
                problemáticas existentes na sociedade. Desta forma toda
                e qualquer ação e intervenção pedagógica
                devem unir a ação prática aos conteúdos
                e aspectos contextuais que se estuda. Assim procuramos um objeto
                de estudo que nos levasse a uma ação de impacto
                social, unindo o “útil ao agradável” a
                realidade local e as ações sobre essa realidade.
                O local escolhido foi a “Pedra do Letreiro”, localizado
                a uma distancia de aproximadamente 15 quilômetros da cidade,
                esta denominação foi atribuída pela comunidade
                local, que se deu pela semelhança da pedra com um “quadro
                negro” da escola, como o próprio proprietário,
              o Sr. Damião, descreve:
              “Parece um quadro de escola cheio de letras e desenhos”.
              No local também encontramos vegetação do
                nosso cerrado brasileiro um dos mais ricos biomas do mundo, mantidos
                ainda praticamente intacto devido ao relevo, e da formação
                rochosa que certamente impediu o desmatamento. Em suas rochas
                encontramos escrituras rupestres muito semelhantes aos do Parque
                Nacional da Serra da Capivara – PI. Acima e abaixo na depressão
                dos paredões existem pequenas nascentes que ainda resistem à ação
                degradatória do homem, mas em situação muito
                crítica. O local ainda nos reserva uma paisagem muito
                bonita e rica, tanto no aspecto natural quanto no aspecto histórico/cultural.
                Foi proposto uma ação que envolvesse os aspectos
                teóricos e práticos, visando desenvolver por meio
                de uma ação direta, a consciência ecológica
                e de preservação do meio ambiente, da história
                e cultura local. O trabalho proposto tem como objetivo principal
                intervir para promover a preservação do local,
                conscientizar o proprietário da importância de se
                preservar, e junto com ele trabalhar para que isso ocorra. 
                Diante de tal contexto propomos este projeto com o tema: “Conhecer,
                Conscientizar para Preservar”. Iniciamos com uma caminhada
                ecológica onde conheceríamos o local, suas potencialidades,
                características e importância para a comunidade,
                mas antes contextualizamos, sobre o tema “Meio Ambiente
                e a ação do homem sobre ele, noções
                sobre patrimônio histórico/cultural e escrituras
                rupestres”, depois disso realizamos a caminhada ecológica
                e de conhecimento do local, discutimos sobre nossa ação.
                Preservar o local foi a idéia principal, que levou à criação
                de um meio de incentivo à preservação e
                implantação deste. 
                A forma encontrada para a realização, foi a confecção
                de um conjunto de placas de orientação e de alerta
                dos perigos do local e de frases de incentivo a preservação
                do Meio Ambiente e das escrituras rupestres. As placas foram
                construídas em parceria com os pais, alunos, com o apoio
                da coordenação e direção da escola
                e orientação do professor. Em seguida, aconteceu
                instalação das placas (fixação) que
                foi uma etapa muito positiva, com a participação
                de todos que demonstraram um grande comprometimento com o projeto. 
              JUSTIFICATIVA
                Este projeto tem a sua justificativa apoiada na
                necessidade de conscientização de nossa comunidade para a importância
                da preservação de nosso meio ambiente, e mostrar
                que, por traz dessa atitude podemos contribuir para que nossos
                patrimônios naturais e histórico/cultural perdurem
                e nossos descendentes possam também desfrutar dos recursos
                naturais que a natureza nos proporciona.
                Sabemos da importância de nossos recursos naturais, e temos
                que dar nossa contribuição, o local estudado é de
                grande importância para nossa comunidade, pois além
                de estar inserido dentro de um bioma muito rico, que é o
                cerrado temos no local registros rupestres o que nos chamou muita
                a atenção para associarmos a preservação
                do meio ambiente e a conservação do patrimônio
                histórico/cultural lá existente. Sabemos que as
                dificuldades são grandes e temos um longo caminho a percorrer,
                mais a idéia é começar, é “dar
                o ponta-pé inicial”, para isso é de fundamental
                importância conscientizar nossa comunidade de forma a colaborar
                com tal processo. Esta pesquisa ação irá contribuir
                para que futuros visitantes do local “Pedra do Letreiro”,
                possam explorar de maneira segura e orientada e ainda lembrar
                de seu dever de preservação e conservação
                por meio de frases de incentivo a tais atitudes. 
                Dessa forma colaboraremos para que nossa comunidade seja consciente
                respeitando, preservando e conservando o local para que o próximo
              também possa desfrutar do que o local tem para oferecer.
              OBJETIVO GERAL
                Implantar no local denominado “Pedra do Letreiro” um
                sistema de orientação com frases incentivando a
                preservação do Meio Ambiente e o patrimônio
                histórico/cultural presente no local, de modo a conscientizar
                os alunos participantes deste projeto e futuros visitantes sobre
                a importância de preservar nossos meios naturais e nosso
              patrimônio histórico/cultural.
              
                OBJETIVOS ESPECÍFICOS
                - Desenvolver a consciência para preservação
                do meio ambiente e respeito à natureza.
                - Desenvolver a consciência para a preservação
                do nosso patrimônio histórico e cultural.
                - Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental
                em nosso município, principalmente o da área estudada.
                - Criar um mecanismo de orientação, de apelo à preservação
                e alerta aos visitantes do local denominado pela comunidade de “pedra
                do letreiro”. 
              PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
                Utilizamos o método de pesquisa ação de
                cunho participativo, onde os alunos fizeram um levantamento da
                situação real do local, e através da analise
                critica dos fatos, constatou-se a necessidade da preservação
                local e conscientização da comunidade. Desta forma,
              utilizamos dos seguintes procedimentos:
              • Conversa com o proprietário do local a ser estudado:
                pedimos autorização para execução,
                tendo sua aprovação e apoio ao projeto;
              • Primeira visita do professor ao local: nesta visita,
                visou-se planejar o percurso e determinar quais locais seriam
                possíveis de serem visitados, a fim de prevenir qualquer
                acidente ou riscos aos alunos;
              • Palestra sobre o tema e conteúdos para o desenvolvimento
                do projeto: nesta palestra abordamos os conceitos sobre Meio
                Ambiente, ecologia, biodiversidade do cerrado, o cerrado e a
                ação do homem, degradação provocada
                pela ação do homem (desmatamento e queimadas) e
                conceitos sobre patrimônio histórico/cultural. O
                objetivo desta palestra era de contextualizar e colocar os alunos
                a par do que estaria por vir: Discutimos sobre estes assuntos
                utilizamos de recursos tais como: revista do agrinho “Produzindo
                com equilíbrio” deste ano de 2009, vídeos
                do site “You tube”, nestes vídeos analisamos
                a ação degradatória do homem, a biodiversidade
                do cerrado e também noções de patrimônio
                histórico cultural, mais voltados para registros rupestres.
                Discutimos também sobre a situação do Meio
                Ambiente em nosso município;
              • Discussão sobre o local a ser visitado: neste
                momento mostramos as fotos do local e falamos sobre a beleza
                e da sua potencialidade, tanto natural quanto histórico
                e cultural;
              
                • 
                1ª visita ao local pelos alunos: durante o percurso para
                chegar ao local visitado, os alunos se depararam com diversos
                cenários evidenciando a ação do homem sobre
                o meio ambiente. O objetivo foi de visitar e conhecer a situação
                real do local, a fim de que os alunos deduzissem por sua própria
                vivencia;
              
                Inicio da viagem. Contraste: de um lado o cerrado foi transformado
                  pelo homem em pastagem e do outro, ainda tenta sobreviver.
              
                Aqui do cerrado sobraram apenas algumas Represa mal planejada. 
                arvores.
              • Discussão com os alunos sobre o que viram durante
                a visita e definição das escritas das placas: aqui
                definimos as frases, as mensagens e batizamos os locais que consideramos
                mais significativos, bem como o local de cada uma delas;
              • Confecção das placas; as placas foram
                feitas por um pai da comunidade escolar, que doou seu serviço
                e incentivou o projeto, a partir daí partimos para a pintura
                e escrita;
              • 2ª Visita dos alunos ao local para fixação
                das placas: fixamos placa por placa nos locais pré-estabelecidos
                na discussão anterior, cada placa com uma mensagem e orientação
                para os futuros visitantes do local;
              • Discussão sobre os resultados alcançados:
                discutimos sobre o projeto, sua importância e se já conseguiam
                perceber mudanças no censo critico depois do desenvolvimento
                do projeto. A turma também escolheu três pessoas
                para apresentar os resultados do projeto na Feira Municipal de
                Educação do município.
              • Exposição na Feira Municipal Educação:
                durante a Feira três alunos apresentaram os resultados
                do projeto para mais de 400 alunos da rede publica de ensino;
              RESULTADOS
                Desde o inicio do projeto os alunos demonstraram muito interesse
                  em participar, mas durante a execução das etapas
                  este interesse crescia cada vez mais. No primeiro momento quando
                  na palestra discutíamos sobre o tema a ser abordado
                  houve muitos questionamentos sobre os assuntos abordados, assim
                  conseguimos nos aprofundar e adquirir uma base de conhecimento
                  significativa sobre: a ação degradatória
                  do homem, a biodiversidade do cerrado, noções
                  de patrimônio histórico cultural, mais voltados
                  para registros rupestres e a situação do Meio
                  Ambiente em nosso município. Quando debatíamos
                  sobre o local a ser visitado, surgiram varias idéias
                  e sugestões de como proceder durante a visita, em fim
                  foi uma ótima discussão. Quando fizemos a primeira
                  visita ao local, no caminho nos deparamos com vários
                  cenários que retratavam a real ação do
                  homem e sua contribuição para a degradação
                  do Meio Ambiente. Lixo, desmatamento, queimadas, áreas
                  de pastagem e represas sem planejamento algum, foram cenários
                  vivenciado por cada um. No local os alunos se comportaram muito
                  bem e cumpriram com o objetivo proposto, exploraram todo o
                  espaço, registrando por meio de fotografias, anotações
                  e pela própria memória. Esta visita foi muito
                  importante, aumentou o interesse dos alunos, pois eles puderam
                  ver todas as belezas, biodiversidade do cerrado, as escrituras
                  rupestres e tomarem verdadeira consciência da importância
                  do local para a comunidade. Todos os processos a partir daí foram
                  muito prazerosos, notamos muita disposição e
                  interesse dos mesmos em confeccionar as placas, pinta-las,
                  desenhar e escrever as mensagens, o resultado foi muito bom, “As
                  placas ficaram bem legais” disse o Eduardo Barbosa, “é mesmo” disse
                  o Weider, “agora às pessoas vão se lembrar
                  de preservar” disse a aluna patrícia e completou
                  o aluno Welivelton “ quando as pessoas vierem aqui elas
                  vão conhecer cada lugarzinho pelo nome”. A fixação
                  destas placas foi à parte mais prazerosa para todos,
                  a cada placa fixada a sensação de dever cumprido
                  e a satisfação de estar dando a sua contribuição,
                  era evidente na expressão facial de cada aluno, “valeu
                  a pena”, “estamos fazendo nossa parte”, foram
                  depoimentos que ouvíamos o tempo todo.
                Durante a Feira Municipal de Educação notamos uma
                grande procura para assistir a apresentação do
                projeto, logo depois da primeira apresentação a
                repercussão foi muito boa e rápida, todos queriam
                conhecer o projeto e depois que assistiam, diziam “tenho
                que conhecer esse lugar”.
                Desta forma podemos afirmar que conseguimos desenvolver junto
                aos alunos e a todos que conheceram os resultados do projeto,
                uma maior conscientização sobre a preservação
                do Meio Ambiente e respeito à natureza. Observamos mudanças
                no comportamento dos alunos, maior compromisso e dedicação
                com relação à primeira visita, bem como
                mudanças no discurso crítico sobre o tema e o subtema
                abordado no projeto. Houve um grande interesse não só na
                preservação do Meio Ambiente, mas também
                uma grande preocupação com as escrituras rupestres
                presentes no local.
                A mudança nas atitudes foi imediata e ficaram evidentes,
              esperamos que perdurem.
              CONCLUSÃO
                O trabalho prático é mais gratificante, toda ação
                que foge dos padrões tradicionais e de cunho somente teórico,
                além de serem aceitos com mais facilidade, surtem um efeito
                positivo e como é vivenciado e sentido “na própria
                pele” marca para sempre. O trabalho realizado repercutiu
                tanto no âmbito escolar quanto na sociedade. Desta forma
                atingiu seus objetivos levando-nos a concluir que a situação
                de degradação ambiental de nosso município é crítica
                atingindo tanto o perímetro urbano quanto o rural, assim
                como nossos patrimônios naturais, históricos e culturais.
                Precisamos buscar alternativas e meios de conscientização
                de toda a comunidade da situação gritante de degradação
                ao qual passa o nosso meio ambiente e nosso patrimônio
                histórico/cultural e sempre buscar alternativas para saná-las
              ou ameniza-las. 
              BIBLIOGRAFIA
              PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
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                acesso em 07 de agosto de 2009.
              http://www.youtube.com/watch?v=6cfqFHKxbDc&feature=related                - acesso em 07 de agosto de 2009.
              Programa Agrinho – Meio Ambiente - Caderno do Professor – Mato
                Grosso – Senar – AR/MT – 2009.
              www.pucrs.campus2.br/~jiani/metodologia/ModeloProjetoPesquisa.doc-
                acesso em 07 de agosto de 2009.
                
                
              