BIBLIOTECA
DE AULAS PRÁTICAS E PLANOS DE AULA
Coordenação
Motora -10/01/2012
(1 circuito):
Inicia-se fazendo-se 2 filas de alunos, se possivel na mesma
quantidade, coloca-se um cone e outro aos 10m, a distãncia
de sua preferência. Então coloca-se os dois primeiros
da fila sendo cada um com 2 bolas embaixo do braço. Ao
seu sinal pede-se para o primeiro vir em velocidade de
frente e depois de costa até a marcação que
você colocou e assim sucessivamente para os demais. 2 vezes
repetiçôes.
(2 circuito):
Coloca-se os cones um do lado do outro com
uma distância de 5cm, uma quantidade de 8 cones
e no seu comando pede-se para que aos alunos passem uma perna
de cada vez nos cone em velocidade lateral sempre com as duas bolas
embaixo
do braço, indo e voltando. E assim sucessivamente
a quantidade de repetição iqual ao trabalho acima.
(3 circuito):
Para finalizar coloca-se dois cones,
um do lado outro, bota-se um cano fixado em cima e você fica
numa distãncia
de 5 metros numa posição que consiga jogar a bola
por entre o cone o aluno. Ao abaixar ele vai dar uma impulsão
com a bola presa com as mãos e pular o cone, saindo
em velocidade até a marcação que você designou.
Você vai
fazer com que ele trabalhe várias situações
numa mesma vez abaixar, segurar, impulsão, concentração,
soltar, velocidade. Os piques e a quantidade e repetições
são
de sua preferência, visando os objetivos fazendo com que
os alunos ou atletas vivenciem situacões
diferentes dificultando seus movimentos de cordenação
motora para que quando eles se depararem sem as difilcudades da
bola eles possam fazer com mais perfeição.
CONTRIBUIÇÃO: Vanderlan Ramos Silva - vanderlanramos2011@hotmail.com -
RJ
Eliel’s
Hand -10/01/2012
Eliel’s Hand (Parte Principal)
:
Serão divididas 2 equipes com número
iguais de alunos. Serão colocados dois cones, um em cada
canto inferior do gol, serão colocados também dois
bambolês;
1 em cada canto superior do gol. A intenção é acertar
os alvos (cones e bambolês) do gol adversário, vencerá quem
fizer maior saldo de gols.
Regras:
Antes de chegar ao gol o time terá que
trocar sete passes entre si e antes de arremessar ao gol, caso
o time adversário
intercepte o passe a contagem é iniciada novamente.
Tempo estimado: 15 minutos
CONTRIBUIÇÃO: Lissandra Nunes - lissandra@vicunha.com.br - RJ
Dinâmica
para Corrida de Revezamento-Corrida do Caracol -21/04/2012
Faça no chão da quadra um desenho de CARACOL que
comece da ponta da quadra e vá até o meio, coloque
cada aluno em um pedaço deste caracol, para q cada um
chegue até o outro na dinâmica. Coloque um bambolê no
centro do caracol e peça para cada aluno encher um balão.
O objetivo é vir correndo, estourar o balão de
frente com o outro colega, barriga com barriga, este correrá com
seu balão até o outro colega e assim sucessivamente
até chegar no bambolê. O que chegar até ele
volta com o bambolê na cintura e passa para o próximo
aluno e assim sucessivamente, até chegar no primeiro aluno
da ação!
É bem legal, mas dependendo
da faixa etária, eles
não querem estourar o balão assim.. dá pra
fazer um variação de posição, ou
até mesmo de materiais para o revezamento! Abraços,
Kelly!
CONTRIBUIÇÃO: Kelly Saver Tieppo - kellysaver@hotmail.com
PLANO
DE AULA VÔLEI INICIAÇÃO -15/01/2014
IDADE:
12 ANOS
OBJETIVO: Fazer com que os
alunos conheçam dados relevantes
da modalidade coletiva voleibol seu desenvolvimento histórico,
principais fundamentos e regras do voleibol. Praticar atividades
relacionadas a esta modalidade esportiva
1 - Trazer imagens de vários esportes, e entregar para
eles, pedir para que selecionem os esportes que conhecem, formar
uma roda com eles, entre as figuras dar enfase da do jogo de
vôlei, e perguntar o que conhecem, qual é a aproximação
deles com esse esporte.
Em seguida, explicar sobra a história do vôlei,
aonde surgiu, traçando uma linha do tempo na lousa.
2 - Passar um vídeo que fale sobre esse aspecto, e passar
para eles, relacionando o que foi discutido em sala, comparar
a modalidade com outras, falar sobre convergências e divergências.
3 - Falar sobre os fundamentos,
do vôlei, pedir uma pesquisa
sobre cada um deles, e a função.
4 - Desenhar uma quadra na
lousa, e falar sobre a importância
de cada jogador da equipe, e as regras.
5 - Na quadra, mostrar a
mecânica dos movimentos, com
a ajuda de um aluno, em seguida,vamos desenvolver alguns fundamentos,
trabalhados em grupos, divididos em duplas, sempre anotar as
dificuldades, gerais, e especificas de cada aluno nos fundamentos
em uma tabela simples, feita a mão, para cada aluno, mostrar
o movimento correto, e observar se houve evolução,
nunca em busca do movimento perfeito, sempre respeitando o movimento
do aluno.
6 - Falar das regras dos
jogos, através de vídeos,
e discutir alguns aspectos que mudaram com o tempo, refletir
sobre os motivos, e o esporte de auto rendimento.
7 - Deixa-los a vontade com a bola, e fazer pequenos jogos sem
rede, só com cones, ou cordas, para o desenvolvimento,
sempre observando.
8 - QUEIMA-VÔLEI
OBJETIVO: Preparar os alunos
para vivenciarem situações
mais complexas para uma partida de vôlei, parte de um processo
de aprendizado.
DESENVOLVIMENTO: Semelhante
a queima tradicional, porém
pode ser adaptada, a mão é quente, e só pode
queima com movimento de saque, depois de um passe, um saque,
se o adversário conseguir pegar a bola de manchete, ele
se salva. tem guia, e o guia deve sacar para passar a bola, ou
tentar queimar.
9 - Mini Vôlei
Colocar uma rede ou uma corda,
para simular a partida de vôlei,
porem de acordo com a altura dos alunos, pode iniciar com numero
reduzido de jogadores, observar o desempenho deles.
10 - Conhecer as dimensões da quadra de vôlei,
a rede a antena, e suas funções, Promover um jogo
em uma quadra, com a rede baixa, ou se não houver pode
adaptar.
11 - Elaborar cartazes contando
a historia do vôlei, e
ensinando a galera toda a jogar, falando dos fundamentos e regras.
CONTRIBUIÇÃO: Diego Fernando de Moraes - drikomoraes@gmail.com
Queimada
de Passes. -15/03/2014
O jogo é um incentivador ao passe do Futsal, a atividade
ocorre entre duas equipes onde o objetivo é derrubar o
cone do adversário, mas só vale com passes rasteiros
do futsal, caso a sala tenha competência no passe rasteiro
pode ser alterado com: trivela, cavadinha, calcanhar, tudo depende
da turmar que irá realizar a atividade. O aluno pode defender
o seu cone com o próprio corpo mas não pode encostar
no cone, e deve tomar cuidado para não derrubar o próprio
cone. O aluno que perder o cone deverá ir para o cemitério
ele deverá ajudar a sua equipe, tentando derrubar os cones,
ganha a equipe que derrubar os cones primeiro. O legal dessa
atividade é que os alunos trabalham o passe, mas também
a recepção, agilidade, trabalho em equipe e trabalha
a bola.
Faixa etária: 09 - 10 anos.
CONTRIBUIÇÃO: Juliana Souza - infjuliana@hotmail.com