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Resumo de monografia

Resumo enviado em 18/06/2013 12:46:33 por RENATA OLIVEIRA DA SILVA ARAUJO
ESTRATÉGIAS DE ENSINO UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ
Resumo:

Este artigo trata das atividades de ensino utilizadas para desenvolver a
motricidade na Educação Infantil, com o objetivo de apresentar as atividades que
são realizadas pelas professoras para estimular a motricidade quando não há um
professor de Educação Física e identificar qual a contribuição das as aulas de
Educação Física no Ensino Infantil, na visão das professoras. Os tópicos que
seguem neste artigo contribuíram para o entendimento da Educação Física para o
Desenvolvimento Motor na Educação Infantil, tendo como pontos norteadores: A
Educação Física e o Movimento, a Coordenação Motora e a Criança, o
Desenvolvimento Motor de Crianças na Escola, pois a escola tem um papel muito
importante nesta questão, já que toda criança independente de sexo, idade,
potencial físico entre outros, tem o direito a oportunidades que aumentem o seu
desenvolvimento, educação e crescimento, e para embasar esta pesquisa utilizamos
a Lei das Diretrizes e Bases (Lei 9.394) Seção II Art. 29. É uma pesquisa
qualitativa, do tipo estudo de caso, e com entrevista semi estruturada para
coleta de dados. Foram feitas quatro entrevistas com as professoras da Escola
Professora Maria Carmelita Cardoso Gama, no CAIC – UFAL. Com a pesquisa
realizada, notou-se que a maior dificuldade das professoras é a falta de
conhecimento para realizar atividades que tenham o foco no Desenvolvimento Motor
da criança, com a justificativa de que elas não receberam, em seu tempo de
Faculdade, as instruções para trabalhar a psicomotricidade e atividades lúdicas
que desenvolvam a motricidade, realizando apenas poucas atividades recreativas.
A falta de estrutura da escola também foi um ponto mencionado pelas professoras,
pois quando é notado algum atraso no processo educativo ou até mesmo motor a
escola não possui estrutura, tanto física como profissional, para o
acompanhamento da criança, sendo assim, ela é encaminhada para outra
Instituição. Mesmo com a falta de conhecimento das professoras nas atividades
que aprimoram as habilidades motoras, as mesmas percebem alguns avanços no
desenvolvimento motor da criança ao longo do tempo. Com relação ao professor de
Educação Física neste ensino, as professoras declararam que seria de grande
ajuda para elas, um trabalho multidisciplinar, pois o professor de Educação
Física teria um olhar mais detalhado, para observar um atraso ou deficiência no
aspecto motor, e também para incentivar e desenvolver as habilidades motoras nas
crianças. Portanto, este estudo mostrou através dos relatos das professoras de
sala de aula a Educação Física como uma disciplina importante e necessária no
Ensino Infantil, tendo uma grande influência no desenvolvimento da motricidade
das crianças no período escolar, pois sabe-se que o Profissional de Educação
Física está capacitado para realizar atividades ligadas diretamente ao aspecto
motor, e que estudou para lidar especificamente com o movimento do corpo humano.


Autor:
  Renata Oliveira da Silva Araújo
  renata@servirinstituto.org.br
Instituição:
  Universidade Federal de Alagoas-UFAL - Maceió (AL)
Outras informações:
  


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