|  | 
    
      | 
 
            	|  | Sexta 31/10/2025 02:10:00 |  
 
 
 
 
 
 
 
 
 |  
 
 
 
 
 
 | 
 
  | 
 
                            | Resumo enviado em 03/07/2012 01:30:59 por NARCISO MAURICIO DOS SANTOS |  
                    | Os estereótipos e as relações de gênero nas práticas educativas da Educação Física do ensino médio de Etecs |  
                    | Resumo: 
 
 | As práticas educativas direcionadas para o ensino médio e os desafios enfrentados pelos professores e professoras de Educação Física em relação a
 adotar uma postura que contemple o trabalho com turmas heterogêneas
 constituem-se em um processo de construção social e histórico amparado por
 legislação, mas, que também vem sendo tratado e discutido por alguns
 pesquisadores da área. No âmbito deste contexto, os objetivos desta pesquisa
 tiveram como ênfase (a) pensar sobre o corpo e as práticas educativas da
 Educação Física escolar direcionadas por professores e suas possíveis relações
 na construção dos estereótipos masculinos e femininos, (b) averiguar e apontar
 como os corpos são construídos sob o olhar de referências, atributos e culturas
 advindas das relações de gênero e (c) investigar se as questões de gênero
 imbricadas nas práticas educativas da Educação Física direcionadas aos alunos do
 primeiro ano do ensino médio tem relevância para a criação de estereótipos entre
 homens e mulheres e /ou meninos e meninas tendo em vista através de dados
 teóricos que a área possui uma forte tendência à direcionar suas práticas  ao
 público  masculino. Nesta perspectiva, a pesquisa teve como eixo metodológico,
 um estudo descritivo de análise qualitativa com técnicas de entrevistas
 semi-estruturadas para a obtenção de dados empíricos; se apropriando das
 ferramentas de computação e de internet para organizar os dados, neste caso
 específico priorizou-se somente aos alunos do primeiro ano do ensino médio de
 três instituições do Centro Paula Souza a saber: ETEC Adolpho Berezin -
 Mongaguá, ETEC de Itanhaém - Itanhaém e ETEC Dra. Ruth Cardoso – São Vicente. O
 foco dos questionamentos nestas entrevistas emergiu das temáticas sobre
 estereótipos e relações de gênero e tiveram como direcionamento os seguintes
 questionamentos: - Durante as práticas educativas da Educação Física escolar,
 observa-se algumas interferências por parte dos alunos e até mesmo de
 professores em relação às questões de gênero? - A escola enquanto instituição e
 as práticas da Educação Física contribuem para fortalecer valores conservadores
 em relação às questões de gênero? - As práticas educativas da Educação Física na
 escola contribuem para reforçar a construção de estereótipos? Pensando nestas
 problemáticas destacadas, o referencial teórico se valeu dos escritos sobre
 gênero, da crítica teórica feminista e das atuais publicações na área da
 Educação e especificamente da Educação Física escolar para justificar os
 possíveis apontamentos investigados. As contribuições da pesquisa pautaram-se na
 apresentação de dados sustentáveis que reforçam a importância da discussão sobre
 as relações de gênero e as possíveis construções de estereótipos no espaço
 escolar. Os resultados alcançados apontam que é necessário rever os conceitos em
 relação ao masculino e feminino durante a estruturação e elaboração das práticas
 educativas direcionadas para alunos e alunas do ensino médio.
 
 
 
 
 
 Palavras-chave: Educação Física escolar. Práticas educativas. Gênero.
 Estereótipos.
 
 
 
 | 
 
 
 |  
                    |  |  
                    | Instituição: CENTRO PAULA SOUZA - JUNDIAÍ (SP)
 |  
                    | Outras informações: O referido trabalho foi apresentado na modalidade comunicação oral no 1º SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO - REFLEXÕES E PRÁTICAS realizado no dia 22 de julho de 2010 na ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, cidade de Jundiaí.
 
 Tema: Currículo e identidade do Ensino Médio
 
 Área(s) de conhecimento: Educação Física
 
 Modalidade: (x) Comunicação ( ) Pôster ( ) Relato
 
 Resumo (apresentação do trabalho, objetivos, metodologia, resultados ou produto final).
 
 ETEC: “Adolpho Berezin” – Mongaguá/SP.
 
 Autor / Função: Narciso Mauricio dos Santos – Professor de Educação Física
 |  
 
 |  |  | 
    
    	| 
        
            | 
                    |::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos
                      reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::|
                      Construído pela Casa de Bytes
                     |  |