Calendário Sexta 28/07/2017 01:07:52






CADASTRE-SE PARA PARTICIPAR

  E-mail:  
  Senha:  
Cadastrar como Usuário!
Cadastrar como Consultor!
Esqueci minha senha!
E-mail de Ativação!
   



Publicidade: Anuncie aqui
 







Resumo de monografia

Resumo enviado em 03/07/2012 01:26:34 por NARCISO MAURICIO DOS SANTOS
A utilização do seminário como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Resumo:

Sabe-se que ao longo da história, a Educação Física priorizou os conteúdos em
uma dimensão quase exclusivamente procedimental. Diante deste quadro, o que se
observa também em alguns cursos de formação profissional da mesma área, é que os
currículos priorizam tratar dos assuntos ligados à disciplina, apenas na
perspectiva do que se deve saber fazer - (dimensão procedimental); e desta
forma, os professores acabam por apresentar dificuldades em trabalhar os
conteúdos de forma conceitual, ou seja, o que se deve saber. Neste caso, os
conteúdos estão diretamente ligados a conhecimentos, habilidades, hábitos,
valores e atitudes, organizados pedagógica e didaticamente. Neste mesmo enfoque,
o que se percebeu no cotidiano da escola em evidência, após algumas observações
de anos anteriores, é que os alunos estavam muito resistentes a iniciativas que
incluíssem discussões sistematizadas sobre a dimensão conceitual e atitudinal
nas aulas de Educação Física, tendo em vista essa cultura construída
historicamente ao longo dos tempos. Assim sendo, adotou-se no planejamento da
disciplina de Educação Física da Etec Adolpho Berezin – Mongaguá, desde o ano de
2006, tratarmos alguns assuntos considerados emergentes para a área, utilizando
como estratégia o seminário. Pensando nas problemáticas apontadas, mais do que
ensinar a fazer, os objetivos que permeiam esta prática pedagógica estão
diretamente ligados aos contextos nos quais são esperados que os alunos atinjam
e se classifiquem em: obter uma contextualização das informações, aprender a
relacionar-se com os colegas respeitando o processo de ensino-aprendizagem e a
diversidade de cada um, aproximar o aluno do processo de pesquisa e saber
apropriar-se dos meios tecnológicos para facilitar o ensino. A justificativa
para o desenvolvimento de seminários em uma disciplina específica vem ao
encontro e contribui com o processo de reflexão, exigindo dos alunos disciplina,
rigor, metodicidade e sistematização, fazendo avançar o saber. Assim sendo, é
interessante verificar que o significado etimológico da palavra Seminário –
“origina-se do latim seminariu, que significa viveiro de plantas onde se fazem
sementeiras”. (FERREIRA, 1997, p.1567). Por sua vez, sementeira dá a idéia de
proliferação daquilo que se semeia, o que levou a técnica do Seminário a
significar a ocasião de semear ideias ou de favorecer sua germinação. A
metodologia para essa proposta está centrada nos estudos de Veiga (1991), que
considera uma das características essenciais do Seminário, promover a
oportunidade dos alunos se desenvolverem no que se refere à investigação,
crítica e independência intelectual. O conhecimento a ser assimilado e
reelaborado é estudado e investigado pelo próprio aluno, como sujeito de seu
processo de aprendizagem. O professor assume o papel de coordenador e o grupo da
classe, debatedores. Enquanto técnica de ensino envolve elementos da aula
expositiva e da dinâmica de grupo. Nesse contexto, o emprego do seminário como
estratégia de ensino-aprendizagem implica três etapas: preparação, apresentação
e avaliação (VEIGA, 1991). Como resultado desta proposta, é possível apontar
alguns trabalhos significativos que tiveram grande repercussão para a região,
onde os alunos após conclusão da proposta direcionada pela disciplina apresentam
para a própria comunidade escolar e em outras unidades estaduais, principalmente
na ocasião de divulgação do vestibulinho.

Palavras – chave: Educação Física. Seminário. Ensino-aprendizagem.


Autor:
  NARCISO MAURICIO DOS SANTOS
  narcisomauricio@bol.com.br
Instituição:
  CENTRO PAULA SOUZA - JUNDIAÍ (SP)
Outras informações:
  O referido trabalho foi apresentado na modalidade comunicação oral no 1º SIMPÓSIO DO ENSINO MÉDIO - REFLEXÕES E PRÁTICAS realizado no dia 22 de julho de 2010 na ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, cidade de Jundiaí


Termos de participação | Política de privacidade | Perguntas mais frequentes

|::::  Cooperativa do Fitness - Todos os direitos reservados ® BH - MG - Na internet desde 05/12/1999 ::::| Construído pela Casa de Bytes